_
_
_
_
_

Nova web do EL PAÍS vem reforçar a essência do jornal no mundo digital

Mudança no formato da capa entra no ar nesta semana, começando pelo Brasil. Com colunas mais largas, ganham destaques as reportagens que refletem a identidade do grupo. Textos analíticos de colunistas ficarão em evidência

Nueva portada de EL PAÍS Brasil
Carla Jiménez

O EL PAÍS abraça uma nova e ousada mudança. A partir desta semana, o jornal ganha uma nova capa, com mais foco para as reportagens originais da sua equipe, favorecendo os textos que preservam o olhar e a identidade do EL PAÍS. Serão espaços mais largos para as colunas e fotografias numa homepage revitalizada, que valoriza o equilíbrio das manchetes. “Vamos potencializar a nossa personalidade na capa, em harmonia com as notícias de última hora”, explica Borja Echevarría, diretor adjunto do EL PAÍS, que coordenou o estudo para a mudança da web nos últimos 11 meses.

Isso significa uma aposta numa curadoria de assuntos relevantes, em linha com os valores do grupo, afastando-se da feroz competição pela velocidade em publicar “tudo ao mesmo tempo agora”. “Uma capa tem de ser corajosa e refletir o nosso olhar para o mundo”, diz Echevarría, lembrando que o EL PAÍS é desde sempre um jornal progressista, focado nas causas mais prementes da sociedade, como os direitos humanos, a emergência climática, a ética e a justiça social.

São essas pautas que vão nortear a nova página com olhos para o futuro. Dentro do princípio de que menos é mais, a capa valorizará também o conteúdo multimídia, incluindo as fotorreportagens, vídeos ou podcasts numa homepage mais ampla e amigável ao leitor. “As imagens não são um recheio, mas se visualmente poderosas, aportam novas informações”, segue Echevarría. A escolha vai tornar mais ágil também a leitura para os leitores, reduzindo um pouco a necessidade de rolar a página diante de uma curadoria mais refletida para focar no conteúdo mais alinhado a seus leitores, facilitando a organização visual das notícias. “Mas a qualidade é inegociável e é essa a nossa demanda, nosso eixo vertebral”, esclarece Echevarría.

A nova capa estreia com a edição do EL PAÍS no Brasil nesta quarta. No final de semana, é a vez das edições da Espanha, México e América. No novo formato, estão destacados os textos analíticos que trazem a diversidade ao jornal, reforçando a essência do jornalismo que pauta o grupo desde a sua fundação em 1976. A coluna Opinião ganha um espaço nobre no alto da página, como a terceira coluna da capa, valorizando nomes como Eliane Brum, Xico Sá, Juan Arias, Oliver Stuenkel, Jamil Chade, Cecilia Olliveira, Vladimir Safatle, Clara Becker, Debora Diniz e todas as vozes que emprestam seu nome ao EL PAÍS.

A mudança da homepage é a terceira etapa da consolidação do EL PAÍS no mundo digital. Nos últimos três anos, o jornal fez uma mudança tecnológica grande com a incorporação de um novo sistema de edição de textos. No ano passado, fechou o conteúdo para assinantes e já supera a marca de 120.000 leitores digitais no mundo todo. Agora, trabalha o novo desenho com olhos para essa comunidade global.

Apoie nosso jornalismo. Assine o EL PAÍS clicando aqui

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_