_
_
_
_
_

CPI encurrala Queiroga enquanto Bolsonaro ameaça: “Sem voto impresso não vai ter eleição”

Ministro da Saúde se esquivou de perguntas e recusou a se posicionar sobre cloroquina, irritando o comando da comissão. Pelo segundo dia seguido, presidente sobe o tom. Depois de atacar China, nesta quinta criticou sistema eleitoral

Ministro Marcelo Queiroga depõe na CPI do Senado.
Ministro Marcelo Queiroga depõe na CPI do Senado.JEFFERSON RUDY (Agência Senado)

Aviso aos leitores: o EL PAÍS mantém abertas as informações essenciais sobre o coronavírus durante a crise. Se você quer apoiar nosso jornalismo, clique aqui para assinar.

Mais informações
FILE PHOTO: Brazil's President Jair Bolsonaro talks with Brazil's Minister of Health, Luiz Henrique Mandetta during a ceremony to launch the program 'Doctors in Brazil' at the Planalto Palace in Brasilia, Brazil August 1, 2019. REUTERS/Adriano Machado/File Photo
Mandetta abre CPI da Covid-19 nesta terça expondo negacionismo de Bolsonaro
Handout picture released by the Brazilian Senate showing former Brazilian Health Minister Nelson Teich, speaking during a session of the Parliamentary Inquiry Commission that will investigate the government's handling of the coronavirus pandemic in Brasilia on May 5, 2021. (Photo by JEFFERSON RUDY / AGENCIA SENADO / AFP) / RESTRICTED TO EDITORIAL USE - MANDATORY CREDIT "AFP PHOTO / AGENCIA SENADO / Jefferson RUDY " - NO MARKETING - NO ADVERTISING CAMPAIGNS - DISTRIBUTED AS A SERVICE TO CLIENTS
Teich expõe obsessão de Bolsonaro por cloroquina e critica endosso do Conselho Federal de Medicina ao remédio
Handout picture released by the Brazilian Senate showing former Brazilian Health Minister Luiz Henrique Mandetta speaking during a session of the Parliamentary Inquiry Commission that will investigate the government's handling of the coronavirus pandemic in Brasilia on May 4, 2021. (Photo by JEFFERSON RUDY / AGENCIA SENADO / AFP) / RESTRICTED TO EDITORIAL USE - MANDATORY CREDIT "AFP PHOTO / AGENCIA SENADO / Jefferson RUDY " - NO MARKETING - NO ADVERTISING CAMPAIGNS - DISTRIBUTED AS A SERVICE TO CLIENTS
Mandetta impõe desgaste a Bolsonaro na CPI da Covid-19, mas é Teich quem pode emparedar Planalto

Submetido a uma intensa pressão de senadores, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga abraçou um discurso escorregadio em depoimento à CPI da Covid-19. Recusou-se a responder sua posição sobre o uso da cloroquina, afirmou ter total autonomia para conduzir o ministério e defendeu que “não há ministério dissociado da presidência”. Contraditoriamente, admitiu que não participa da elaboração nem foi consultado pelo presidente Jair Bolsonaro sobre o decreto aventado por ele para barrar as medidas restritivas adotadas por prefeitos e governadores para frear o contágio do coronavírus. O tempo todo, Queiroga parecia tentar equilibrar-se na dura tarefa de tentar descolar-se do negacionismo do Planalto e, ao mesmo tempo, blindar o Governo. Várias vezes, o ministro afirmou que não faria “juízo de valor” sobre declarações do presidente e, ao mesmo tempo, disse defender o uso de máscaras e o distanciamento social contra o vírus. Enquanto o ministro era sabatinado pelos senadores e tentava esquivar-se de grande parte das perguntas, Bolsonaro chamava o Brasil de “republiqueta” em uma live e dizia que “se não tiver voto impresso em 2022, não vai ter eleição”. Desgastado pela CPI e um dia depois de subir o tom atacando a China, o presidente também voltou a atacar o Supremo Tribunal Federal e a ameaçar impedir as medidas restritivas determinadas por governadores e prefeitos.

A postura escorregadia de Queiroga, em um malabarismo para evitar críticas ao chefe, acabou irritando o comando da CPI. Repetidas vezes, o ministro foi aconselhado a ser ser mais objetivo e lembrado que, como testemunha, tinha obrigação de responder às perguntas. Mesmo pressionado, ele não respondeu sua posição sobre a cloroquina. Apenas disse não ter autorizado a distribuição do medicamento e que desconhece o tamanho do estoque da droga na pasta que comanda. O Exército turbinou a produção de cloroquina durante a pandemia mesmo sem evidências de sua eficácia contra a covid-19, e a oposição decidiu requisitar formalmente informações sobre os estoques. Diante do tom incisivo adotado pelo relator Renan Calheiros, governistas o acusaram de tentar “induzir” respostas e ouviram da oposição que as reclamações visavam obstruir a comissão. Com o Planalto já encurralado, a elevada tensão no interrogatório de Queiroga antecipa a artilharia pesada que o ex-ministro e general Eduardo Pazuello deverá enfrentar no seu depoimento, marcado para 19 de maio.

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui

O militar foi quem passou mais tempo no comando da Saúde durante a crise e já é investigado pelo colapso de Manaus. Nesta semana, o vice governador do Amazonas, Carlos Almeida Filho, disse ao jornal Folha de S. Paulo que a política de imunidade de rebanho apoiada por Bolsonaro teria levado Manaus ao colapso. Almeida rompeu politicamente com o governador Wilson Lima e ainda poderá ser convocado a depor na CPI. “O problema de defender essa estratégia é contar com aumento de óbitos”, opinou Queiroga, ao ser indagado por senadores. O ministro não disse se esta era uma estratégia do Governo Bolsonaro e garantiu que a política da pasta é ampliar a oferta de vacinas como alternativa para sair da crise. O ministro admitiu, porém, que o anúncio de que 560 milhões de doses já estavam contratadas pelo país estava inflado, mas não soube precisar o montante de doses que estariam garantidas.

Relação com a China

No cenário em que o cronograma brasileiro de imunizantes não tem sido cumprido e com o Instituto Butantan afirmando que as declarações do presidente contra a China nesta semana já dificultam a importação da matéria-prima para produzir os imunizantes, Queiroga considera que as vacinas são um “problema mundial” e afirma que as falas de seu chefe não devem impactar na vacinação brasileira. Afirmou ter ainda nesta semana uma reunião com a embaixada chinesa. Acabou ironizado pelo senador Humberto Costa (PT): “Imagino que o senhor será recebido na reunião com o embaixador de braços abertos após as declarações do presidente”.

Nesta quinta, o Governo chinês reagiu à declaração de Bolsonaro e falou que o vírus deve ser encarado como um “desafio da humanidade”. Questionado inúmeras vezes sobre o assunto, Queiroga disse que as relações com o país asiático são “excelentes”. “Desconheço indícios de guerra química vinda da China”, declarou. O ministro também afirmou não poder assegurar se houve, antes de sua gestão, demora para a aquisição dos imunizantes. Como uma espécie de trunfo, informou a dispensa de licitação para a contratação de mais 100 milhões de doses da Pfizer, com quem disse ter uma “boa relação, sem problemas”. O Governo Bolsonaro teria recusado ofertas da farmacêutica no ano passado, e representantes da empresa deverão ser ouvidos na CPI na semana que vem.

Distanciamento social

Queiroga também evitou responder se as declarações de Bolsonaro contra o distanciamento social ajudariam na transmissão do vírus, mas disse ser a favor de medidas não farmacológicas e ver as vacinas como o caminho para superar a crise. Afirmou que o colapso na Saúde no país nos primeiros meses deste ano foi fruto de uma “imprevisibilidade biológica” pelo surgimento de novas variantes e disse trabalhar em um novo programa de testagem para o país. “Precisamos orientar a população a aderir as medidas não farmacológicas”, defendeu enquanto recusava-se a comentar a postura de Bolsonaro ao fazer aglomerações. Só depois de muita pressão, Queiroga admitiu achar correto que Estados e municípios tomem decisões sobre medidas restritivas em caso de descontrole no contágio e pressão sobre o sistema de Saúde. Ponderou, porém, que trabalha para “evitar medidas extremas” e disse ser contra um lockdown nacional. “[As medidas restritivas] têm que ser aplicadas de acordo com o momento epidemiológico e conforme as condições dos Estados e municípios”, afirmou.

O ministro seguiu em uma ginástica retórica para evitar a todo custo fazer críticas a Bolsonaro. Alegou que seu papel é de convencimento técnico para que o presidente tome decisões e negou que haja divergência entre eles sobre a política de enfrentamento à pandemia. Também disse desconhecer a existência de uma “assessoria paralela” ao presidente. Nos últimos dois dias, Bolsonaro tem ameaçado publicar um decreto para impedir medidas restritivas. “A competência do decreto é do presidente da República. O ministro orienta”, disse Queiroga. Senadores insistiram que ele respondesse se concorda com Bolsonaro sobre o isolamento social. “O que o presidente falou comigo foi que queria assegurar a liberdade das pessoas. Com isso, eu concordo.”

Cloroquina

Mais uma vez, a cloroquina foi levada ao centro da maioria das perguntas. Inúmeras vezes, Queiroga recusou-se a responder se prescreveria o medicamento para a covid-19 e se concorda com a propaganda do Governo sobre medicamentos sem eficácia comprovada. O ministro argumentou que seria a última instância decisória de um protocolo de tratamento, que está em elaboração e deve ser definido a partir de uma análise técnica da Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do SUS). “Estou aqui como testemunha, o senhor está me pedindo um juízo de valor”, reclamou para Calheiros, que disse indagá-lo sobre o kit covid-19 como autoridade máxima em Saúde do país.

“Essa é uma questão de natureza técnica, não em relação à opinião pessoal de qualquer cidadão”, argumentou o ministro, repetindo inúmeras vezes de que caberia à Conitec avaliar o uso de medicamentos. Queiroga tentou colar que há uma divisão da comunidade científica sobre o uso da cloroquina ― estudos já apontam a ineficácia do medicamento para a covid-19. Admitiu que há estudos que mostram ineficácia em casos graves, mas que há “estudos observacionais que apontam resultado positivo e outros contrários” para casos leves. O ministro negou que haja pressão para incluir qualquer fármaco no protocolo da covid-19, na contramão do que disseram dois de seus antecessores, os ex-ministros Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich.

Ao longo de nove horas, Queiroga deu uma série de declarações contraditórias. Tentava equilibrar-se entre um posicionamento técnico e sua lealdade ao presidente. Também precisava ponderar o risco de comprometer-se. Acabou exposto. “Não compete ao ministro emitir juízo de valor sobre declarações do presidente”, repetiu várias vezes. Defendeu que nem a posição sobre o tratamento precoce nem a ausência de um protocolo clínico atualizado para a covid-19 são decisivos no enfrentamento da pandemia. “O que é decisivo é justamente a vacinação e medidas não farmacológicas”, disse. Entre as medidas não farmacológicas está o distanciamento social e o uso de máscaras, frequentemente atacadas pelo presidente.Pressionado por senadores, Queiroga afirmou que a orientação para evitar aglomerações e usar máscaras é para todos e disse ter aconselhado o presidente. Mas ouviu do senador Alessandro Vieira que ele verbaliza o que a ciência preconiza, mas o Governo do qual participa não a cumpre.

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_