“Rir é um ato de resistência”: despedida de Paulo Gustavo causa comoção no Brasil

Artistas e fãs dão adeus a um dos maiores nomes da comédia brasileira, que morreu aos 42 anos em decorrência de complicações da covid-19

O ator Paulo Gustavo, que morreu aos 42 anos em decorrência da covid-19, em uma imagem de 2020. Em vídeo, o comediante fala sobre arte e pandemia.Vídeo: João Cotta / EFE | GShow

“O humor ele salva, ele transforma, alivia, cura. Traz esperança pra vida da gente”. Paulo Gustavo se despediu de 2020 ―o ano em que o mundo parou em decorrência da pandemia de covid-19― com um vídeo em que pregou a esperança, defendeu as medidas de prevenção contra o coronavírus e no qual destacou a importância da comédia em momentos de tristeza. Nesta terça-feira, 4 de maio, a precoce morte do ator, aos 42 anos, causada por complicações causadas pelo vírus, deixou um país inteiro de luto. E as palavras do humorista, divulgadas no fim do ano passado, voltaram a viralizar, como um lembrete para estes tempos tenebrosos. “Eu faço palhaçada, você ri, eu fico com o coração preenchido aqui”, dizia o ator. “Rir é um ato de resistência.”

Paulo Gustavo estava internado desde 13 de março, em um hospital do Rio de Janeiro. Casado com o médico Thales Bretas, o humorista e roteirista deixa dois filhos pequenos. “Você é um furacão! Uma estrela que brilhou muito aqui na Terra, e vai brilhar ainda mais no céu”, lamentou o marido do ator, em uma emocionada publicação nas redes sociais.

A morte do artista ―um dos maiores fenômenos de bilheteria do cinema brasileiro, com a série de filmes Minha mãe é uma peça― também foi lamentada por artistas, atletas, figuras públicas e políticos da esquerda à direita.

A nota de pesar publicada pelo presidente Jair Bolsonaro, entretanto, provocou reações de repúdio de personalidades do mundo artístico, que o responsabilizaram pelas 411.588 vidas perdidas em decorrência da covid-19 até esta terça.

O escritor Paulo Coelho listou frases repetidas por Bolsonaro e membros do Governo desde o início da pandemia ao comentar o falecimento de Paulo Gustavo.

Outras figuras fizeram despedidas emocionadas, como os também comediantes Tata Werneck. “Aplaudam de pé esse grande homem! Gritem bravo! Façam uma homenagem a Paulo Gustavo em suas casas”, escreveu.

Um dia após a morte do ator, seguiam reverberando pelas redes as frases do ator em que ele exaltava que o Brasil se cuide contra a doença e pregava: “Enquanto essa vacina tão esperada não chega pra todo mundo é bom lembrar que contra o preconceito, a intolerância, a mentira, a tristeza, já existe vacina. É o afeto. É o amor. Ame na prática, na ação.”

O corpo de Paulo Gustavo será velado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Segundo o Governo do Estado, a cerimônia será realizada no local a pedido da própria família do artista, mas deve ser fechada.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS