_
_
_
_
_

Bukele desafia as críticas ao anunciar que continuará tomando o controle das instituições de El Salvador até que “todos caiam fora”

Europa se une a Estados Unidos e à OEA ao qualificar como “preocupante” o rumo autoritário do presidente salvadorenho, depois da destituição do procurador-geral e vários magistrados

Protesta contra Nayib Bukele en El Salvador
Um protesto contra as decisões de Nayib Bukele, em San Salvador, em 3 de maio.José Cabezas (Reuters)
Jacobo García

Nayib Bukele, o presidente de El Salvador, não se deixou abalar. A todos os críticos nacionais e internacionais que o acusam de estar construindo uma ditadura e acabar com a divisão de poderes, após sua decisão de destituir o procurador-geral e substituir os juízes da Corte Constitucional, ele respondeu com um vídeo de tom messiânico acompanhado pela frase “estamos construindo uma nova história”. Nele, uma voz em off celebra o surgimento de um novo país “verdadeiramente livre e soberano” e resume sua polêmica decisão como “um ponto de inflexão entre o velho e o novo”. O que Bukele considera “velho” são as instituições que decidiu atacar no sábado, logo após a posse dos deputados de seu partido, agravando assim uma das crises mais profundas da história recente desse país centro-americano.

Mais informações
Nayib Bukele
Nayib Bukele consolida seu poder com uma vitória sem precedentes na eleição legislativa de El Salvador
Bukele, durante un acto en San Salvador. GETTY
Presidente de El Salvador: “Se eu quisesse, teria tomado o controle de todo o Governo”
Suecy Callejas, deputy of the ruling Nuevas Ideas party, delivers a speech during the installation of the new Legislative Assembly, in San Salvador, on May 1, 2021. - Salvadorean President Nayib Bukele will consolidate his power as of May 1 when the new parliament, dominated by his party, New Ideas (NI), takes office without a force to counterbalance it. (Photo by Stanley ESTRADA / AFP)
Parlamento de El Salvador, de maioria governista, derruba membros do Supremo Tribunal de Justiça

A todas as críticas Bukele respondeu envolvendo-se na bandeira do “povo” e anunciou que continuaria com a substituição de altos funcionários de instituições públicas. “O povo não nos mandou para negociar. Que saiam. Todos”, ele escreveu nesta segunda-feira, sem especificar quais autoridades ainda estão na mira do Parlamento, onde seu partido controla 61 das 84 cadeiras.

Embora o vídeo divulgado tenha servido para dar argumentos a seus seguidores para falar de uma nova era, ele não conseguiu conter a pressão internacional e a enxurrada de críticas de Governos estrangeiros, organizações de direitos humanos, da Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização dos Estados Americanos (OEA) perante o que consideram uma decisão preocupante que não atende nem sequer os mais mínimos requisitos estéticos. Não se passou nem uma hora desde que os deputados de seu partido, o Novas Ideias, tomaram posse no sábado —como resultado das eleições de fevereiro, que venceu por esmagadora maioria— e os juízes que algum dia o enfrentaram já estavam fora do cargo.

De Bruxelas, o último a aderir às críticas, o responsável pela política externa da União Europeia, Josep Borrell, disse estar “preocupado” com o funcionamento do Estado de direito e com a separação de poderes, bem como “com a segurança jurídica e física dos magistrados”. Dos Estados Unidos, a vice-presidenta Kamala Harris defendeu a importância de “um poder judiciário independente para uma democracia saudável e uma economia forte”, escreveu no Twitter.

Na mesma linha, o secretário de Estado, Antony Blinken, conversou com Bukele para expressar suas “sérias preocupações” e Juan González, o enviado de Joe Biden para a América Latina, resumiu o sentimento da comunidade internacional em quatro palavras: “Isso não se faz”. À série de condenações se uniu o relator especial da ONU sobre a independência dos juízes, Diego García-Sayán, que censurou as tentativas de Bukele de “desmantelar e enfraquecer a independência judicial”. Da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, Santiago Cantón, chefe da delegação que cobriu El Salvador, criticou Bukele “por continuar a deteriorar a frágil democracia salvadorenha”.

A todos eles, o telegênico presidente centro-americano respondeu tuitando compulsivamente durante o fim de semana e até mesmo travando uma surreal troca de recriminações com o líder oposicionista da Venezuela, Julio Borges —braço direito de Juan Guaidó—, que escreveu: “Não há nem ditaduras de direita ou de esquerda: há ditadura. Não há ditaduras boas ou más: há ditadura”, escreveu Borges. Bukele, que paradoxalmente é assessorado por publicitários próximos de Guaidó, não gostou do comentário e respondeu: “Se vocês querem chegar ao poder para deixar o procurador-geral de Maduro e a Corte de Maduro, é melhor contar a verdade ao povo. Diga a eles que apoiar vocês é o mesmo que apoiar Maduro. Em El Salvador nos custou 30 anos liberar-nos do regime. Não vamos retroceder agora”.

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui

Segundo Bukele, seu Governo está imerso no que chama de “limpar a casa” e isso implicou a destituição, com o apoio do Congresso, de um grupo de juízes da Corte Suprema e do procurador-geral, disparando os alarmes sobre tentativas de concentração de poder. As destituições são a resposta mais recente a uma longa lista de queixas contra magistrados e deputados oposicionistas, valendo-se de sua maioria absoluta. Tudo indica que Bukele continuará passando o rolo compressor e, nos próximos dias, terão o mesmo destino os chefes da Procuradoria para a Defesa dos Direitos Humanos, da Procuradoria-Geral da República, do Tribunal Superior Eleitoral e do Tribunal de Contas.

Em fevereiro do ano passado, o presidente salvadorenho já tentara tomar a Assembleia Legislativa acompanhado do Exército, quando os deputados da oposição frearam um novo crédito destinado ao combate às gangues. Naquela ocasião, o presidente assumiu o Órgão Judiciário com a desarticulação da Sala Constitucional. O sistema salvadorenho possui mecanismos de controle e prestação de contas e, durante os dois anos em que Bukele está no poder, se tornou uma instituição que controlou efetivamente os excessos do presidente durante a pandemia e, por isso, era odiado pelo presidente.

O papel do novo procurador-geral no Governo de Bukele não demorou para emergir: Rodolfo Delgado questionou a continuidade do trabalho da Comissão contra a Impunidade, da OEA, em El Salvador e anunciou que revisará o acordo existente com esse órgão, uma das poucas organizações que até agora trabalham de forma livre e independente na era Bukele e que identificaram 12 casos de possível corrupção em seu Governo.

Apoie nosso jornalismo. Assine o EL PAÍS clicando aqui

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_