Marina Rossi: “O leitor me ensinou a buscar mais que a simples notícia. Ele quer análise, boas discussões”

A repórter do EL PAÍS Brasil fala da saudade de ir para a rua para contar as histórias que os leitores do jornal buscam, tarefa abreviada pela pandemia do covid-19 no país

Mais informações

A repórter Marina Rossi viveu como poucos a mudança da pandemia. Além de abreviar a convivência com amigos e colegas da redação do EL PAÍS, ela viveu a gravidez de seu primeiro filho durante o confinamento de 2020. “A gente é brasileiro, gosta de abraçar, de beijar. Eu tive um filho e não fui abraçada pela minha mãe [durante a gestação], ela não me viu grávida”, comenta ela, formada em Jornalismo, com pós em Direitos Humanos. Em sua vida, porém, há pouco espaço para lamúrias e sobra a saudade de ir para a rua ouvir histórias.

Rossi ingressou no EL PAÍS em setembro de 2013, e nos últimos anos foi a vários pontos do Brasil para relatar as distintas realidades do país. Na Amazônia, relatou a ação predatória de madeireiros em território indígena. No Nordeste, ficou seis meses para cobrir as eleições de 2018. De São Paulo a Estocolmo, seguiu a trilha das mulheres nas ruas que foram protestar por seus direitos. “Tenho orgulho de ter feito reportagens importantes tanto para minha carreira como para o jornal”, diz ela.

Uma das mais recentes mostrou a ação do Exército na ação do Governo para produzir cloroquina, alinhado com o projeto do Governo Bolsonaro de usar o medicamento — sem eficácia — contra a covid-19. “A gente descobriu que o Exército estava produzindo uma quantidade absurda de cloroquina a um preço alto durante a pandemia”, lembra Rossi. Em seu dia a dia, diz aprender com o jornal, mas principalmente com os exigentes leitores. “O leitor do EL PAÍS me ensina que não quer só a notícia. Ele quer bons personagens, boas imagens, boas análises e discussões sobre o assunto.”

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Logo elpais

Você não pode ler mais textos gratuitos este mês.

Assine para continuar lendo

Aproveite o acesso ilimitado com a sua assinatura

ASSINAR

Já sou assinante

Se quiser acompanhar todas as notícias sem limite, assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$
Assine agora
Siga-nos em: