_
_
_
_
_

Miguel Nicolelis: “É difícil entrar em contato com notícias da covid-19, mas é preciso partilhar essa dor”

No quarto episódio do podcast ‘Diário do front’, neurocientista comenta que a pandemia continua a machucar famílias enquanto boa parte do Brasil não quer aceitar o estrago promovido pela doença. Mas, diz, é preciso olhar para essa tragédia e reconhecer-se nela para nos entendermos como sociedade


Ouça os demais episódios
EP 01. “Estamos a poucas semanas de um ponto de não retorno na crise da covid-19”
EP 02. “Óbitos podem superar nascimentos no país em abril por causa da covid-19”
EP 03. “São os cientistas ‘canalhas’ que vão tirar o Brasil dessa crise infernal”

Aviso aos leitores: o EL PAÍS mantém abertas as informações essenciais sobre o coronavírus durante a crise. Se você quer apoiar nosso jornalismo, clique aqui para assinar.

O Brasil se aproxima de 380.000 mortes por covid-19, mas uma em especial quebrou o neurocientista Miguel Nicolelis. A médica Carmela Caneppa, que estava na linha de frente no combate à pandemia no sudoeste do Paraná, morreu neste domingo, 18, depois de perder o pai médico e a mãe, professora. Carmela estava grávida, e seu pai, o médico João Caneppa havia morrido em março também de covid-19 depois de um atendimento médico —ele adiou a aposentadoria para ficar na linha de frente de combate à doença. O vírus alcançou sua mãe, Neuza Caneppa, que veio a falecer no dia 13 de abril, como informa a Gazeta do Povo, jornal do Paraná. A filha se contaminou cuidando dos pais. Estava internada na cidade de Francisco Beltrão, mas não resistiu. “Uma heroína da pandemia, filha de outro herói”, se emociona Nicolelis.

O retrato de mais uma família partida é a foto que ninguém quer olhar no Brasil de 2021. A tristeza intrínseca em cada história, dentro das estatísticas mórbidas da pandemia, pode explicar por que tanta gente foge de sentir essa dor. Mas Nicolelis recorre ao filósofo Bertrand Russell que lembrou como os atenienses se reconheciam enquanto seres humanos ao rever suas tragédias. O Brasil precisa reconhecer a dor para sair dela.

O acesso à coluna em áudio de Nicolelis é grátis, assim como as demais informações sobre o novo coronavírus no EL PAÍS. Compartilhe com seus amigos e familiares. Prefere o YouTube? Veja aqui o link. Também disponível no Instagram, no Spotify e no Deezer. A produção-executiva é de Marina Miranda e a produção e trilha sonora é de Cacau Guarnieri.

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_