_
_
_
_
_

Câmara viabiliza novo auxílio emergencial após Governo ceder ao funcionalismo

Deputados aprovaram a PEC Emergencial em segundo turno, mas ainda precisam votar modificações. Programa ainda não tem data para ser retomado. Valor deve ficar em 250 reais

O presidente Jair Bolsonaro na entrada do Palácio Alvorada no dia 10 de março.
O presidente Jair Bolsonaro na entrada do Palácio Alvorada no dia 10 de março.UESLEI MARCELINO (Reuters)
Mais informações
Miguel Nicolelis é um dos nomes com maior destaque na ciência brasileira nas últimas décadas devido ao trabalho no campo da neurologia, com pesquisas sobre a recuperação de movimentos em pacientes com deficiências motoras. Para a abertura da Copa de 2014, desenvolveu um exoesqueleto capaz de fazer um jovem paraplégico desferir o chute inicial do torneio. Incluiu recentemente à sua lista de atividades a participação no comitê científico criado pelos governadores do Nordeste para estudar a pandemia da covid-19.
Miguel Nicolelis: “Brasil pode cruzar a marca de 3.000 óbitos diários por covid-19 nas próximas semanas”
AME6695. SAO PAULO (BRASIL), 26/12/2020.- Personas pasan frente a tiendas cerradas por un nuevo confinamiento debido al coronavirus hoy, en la calle 25 de marzo el mayor centro del comercio popular de la ciudad de Sao Paulo (Brasil). Brasil cumple este sábado diez meses desde su primer caso de coronavirus y celebrará el fin de año bajo una estricta cuarentena en buena parte de su territorio, en momentos en que la pandemia vuelve a acelerarse en un país que ya registra 190.500 decesos por el patógeno. EFE/Sebastiao Moreira
São Paulo na fase emergencial: saiba o que fecha e quais são as regras da quarentena mais dura no Estado
Una mare s'espera per fer la PCR al seu fill, el mes passat.
A rara síndrome que ataca algumas crianças um mês depois da covid-19

Diante da ameaça de greve de policiais em todo o país e na iminência de ver sua PEC Emergencial naufragar, o Governo Jair Bolsonaro recuou e sugeriu modificações no projeto, garantindo que não impedirá a progressão de carreira e a promoção de todo o funcionalismo público. Só após esse recuo estratégico foi possível aprovar a proposta de emenda constitucional nesta quinta-feira que viabiliza os novos pagamentos do auxílio emergencial. A votação do texto integral em segundo turno acabou com 366 votos a favor, 127 contra e três abstenções.

Os deputados ainda analisam destaques no segundo turno da proposta, que tratam de modificações. O congelamento de salários e o veto a qualquer tipo de promoção eram algumas das regras que estavam previstas no projeto que cria mecanismos para frear os gastos públicos em períodos de crise e permite a recriação do auxílio emergencial. A ajuda financeira às famílias mais pobres e atingidas pela covid-19, contudo, ainda depende de uma regulamentação do Governo Bolsonaro, que deve ser feita por meio de uma medida provisória.

Os ministérios da Cidadania e da Economia ainda ajustam os últimos detalhes para apresentar o novo auxílio. Pelo projeto aprovado no Senado na semana passada em dois turnos e na Câmara, o limite para gastos com o benefício é de 44 bilhões de reais. Internamente no Governo o cálculo é que a maioria da população receberá cerca de 250 reais. As exceções serão para os homens que não tiverem famílias, que receberão 175 reais, e as famílias monoparentais que forem chefiadas por uma mulher, que terão direito a 375 reais. A oposição tentou manter o valor de 600 reais, o mesmo do início da pandemia no ano passado. Mas não obteve sucesso.

Além do auxílio, essa emenda à Constituição permite o acionamento de medidas de contenção de despesas com pessoal e com isenções tributárias sempre que for atingido um gatilho relacionado às despesas obrigatórias. Essas restrições impedem, por exemplo, a realização de concursos públicos, a contratação de novos servidores ou os reajustes anuais, que na prática já estão paralisados desde 2016.

A negociação para a aprovação dessa PEC foi tensa. Inicialmente, o Governo não queria ceder. O que pesou na balança foi a gradual perda de apoio das categorias policiais que se mobilizaram intensamente para a derrubada do projeto. Bolsonaro tem nos profissionais da segurança pública um de seus alicerces e teme perder a sustentação de toda categoria. Em uma entrevista coletiva na manhã desta quarta, 12 representantes de entidades de policiais civis, federais, rodoviárias federais, agentes penitenciários, guardas municipais e peritos criminais teceram duras críticas ao presidente e sinalizaram que, se não houvesse mudanças na proposta, seria iniciado um movimento de paralisação nacional.

“A segurança pública não parou e está na linha de frente contra a pandemia e não pode ser tratada dessa forma desrespeitosa pelo Governo Federal. A situação pode levar a categoria a um apagão”, disse o presidente da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal, Edvandir Paiva.

Representante da Confederação Brasileira de Policiais Civis, André Luiz Gutierrez disse que a PEC estava prestes a promover um lockdown na segurança pública. “Colocaram várias granadas no bolso do servidor público. Em breve, essas granadas vão explodir e quem irá sofrer serão todos os brasileiros.”

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui

A reação no parlamento foi quase imediata. Representantes da bancada da bala, que reúne 306 deputados de mais de 15 partidos ―a maioria de centro-direita e de extrema direita―, reagiram e anunciaram que votariam a favor de um destaque do PT que poderia alterar toda a PEC. O presidente Bolsonaro sentiu as críticas e agiu diretamente para a mudança no texto. Foi neste momento que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), conversou com o líder do Governo, Ricardo Barros (PP-PR), e chegou-se em um consenso. Era o momento de ceder para não perder todo o projeto.

“O Governo entende que vai abrir mão, mesmo prejudicando de forma substancial a PEC. Vai permitir a todas as categorias, e não apenas à segurança, as progressões e promoções”, disse o deputado Daniel Freitas (PSL-SC), o relator da proposta na Câmara. Técnicos do Ministério da Economia calculavam que o impacto das progressões automáticas de carreira seria de aproximadamente 1,2 bilhão de reais ao ano.

“Se um ou outro dispositivo for suprimido faz parte da regra do jogo, mas o coração do projeto está sendo mantido”, minimizou o presidente Bolsonaro em entrevista ao chegar no Palácio da Alvorada.

Antes de fazer esse acordo, o Governo já havia sido derrotado na votação em que manteve a vinculação de repasses de 65 bilhões de fundos públicos às de Educação, Saúde e Assistência. A medida ainda beneficiou auditores fiscais, que eram contrários à desvinculação de recursos que abastecem fundos da Receita Federal usados no pagamento de bônus aos funcionários do órgão. A orientação do Governo era para manter esse trecho da proposta, mas ele reuniu 302 dos 308 votos necessários para a manutenção do texto original, que previa a extinção desses fundos. Foi a primeira sinalização de que a PEC poderia ser toda derrotada.

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_