Morre Maguito Vilela, prefeito licenciado de Goiânia que venceu a eleição enquanto lutava contra a covid-19

Prefeito, que foi eleito quando ainda estava internado, ficou mais de 80 dias hospitalizado, se recuperou da doença, mas morreu em decorrência de uma infecção pulmonar

Maguito Vilela antes de voltar a ser sedado na UTI.
Maguito Vilela antes de voltar a ser sedado na UTI.Reprodução (no)
Mais informações
A medical worker takes a selfie as he receives an injection with a dose of the Pfizer-BioNTech COVID-19 vaccine at the Regional Military Specialty Hospital in San Nicolas de los Garza, on the outskirts of Monterrey, Mexico December 29, 2020. REUTERS/Daniel Becerril
Vacinação na América Latina começa lenta, desigual e envolta por desconfiança
Brazil's Sao Paulo state governor Joao Doria holds a box of China's Sinovac coronavirus disease (COVID-19) vaccine during a news conference about its efficacy results at Instituto Butantan in Sao Paulo, Brazil January 7, 2021. REUTERS/Amanda Perobelli
Marketing de Doria para divulgar Coronavac sai pela culatra e alimenta movimento antivacina
Autoridades de Saúde do Governo de São Paulo e cientistas acompanham o presidente do Butantan, Dimas Covas, durante anúncio de dados da Coronavac.
“A Coronavac vai nos permitir começar o processo de controle da pandemia”

Morreu nesta quarta-feira, aos 71 anos, Maguito Vilela (MDB), prefeito licenciado de Goiânia, que estava há mais de 80 dias internado em decorrência de complicações causadas pela covid-19. A informação foi confirmada pela assessoria do político e pela Prefeitura. Vilela foi diagnosticado com a doença em outubro de 2020, semanas antes da realização do 1º turno das eleições municipais, em 15 de novembro, que o levaram ao segundo turno quando ainda estava intubado. Ainda hospitalizado, venceu o adversário Vanderlan Cardoso (PSD) e foi eleito prefeito da capital goiana.

Maguito Vilela foi hospitalizado em Goiânia em 22 de outubro após um exame confirmar que havia contraído o coronavírus. Dias depois, foi transferido para São Paulo. Ele estava internado desde 27 de outubro na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein. De acordo com a assessoria do político, ele já havia se recuperado da covid-19, mas contraiu uma infecção pulmonar na semana passada e morreu.

Em agosto de 2020, a pandemia impôs uma tragédia pessoal ao emedebista, que perdeu duas irmãs para a covid-19. Nelma Vilela faleceu aos 76 anos, no dia 19 de agosto. Nove dias depois mais tarde a irmã mais velha do político, Nelita Vilela, 82, também vítima da doença.

Ainda internado, Vilela tomou posse como prefeito de Goiânia em 1º de janeiro de maneira virtual, através de uma assinatura eletrônica, na UTI do hospital. Advogado e professor, Maguito Vilela ocupou vários públicos no Estado de Goiás: foi vereador, deputado, governador e senador.

O emedebista evitou o quanto pôde fazer campanha nas ruas, a pedido da família, que temia pela sua saúde. Ele pedia a sua equipe de campanha o uso constante de máscaras de proteção e de álcool em gel, conforme relataram várias pessoas próximas na ocasião do primeiro turno. Na reta final da disputa, no entanto, passou a fazer carreatas e a pedir votos nas ruas.

Com a morte de Maguito Vilela, Goiânia fica sob o comando do vice-prefeito, o pastor Rogério Cruz (Republicanos), que assumiu como prefeito interino em 1º de janeiro. “Me deixa uma grande responsabilidade de fazer Goiânia seguir em frente juntamente com uma equipe de excelência”, escreveu em suas redes sociais.

Desde o início da pandemia ao menos 2.135 pessoas morreram em decorrência da covid-19 em Goiânia, cidade com 1,5 milhão de habitantes. O município teve 89.469 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus. A cidade atualmente tem 77% dos leitos de UTI exclusivos para pacientes com covid-19 ocupados.

A família de Vilela informou que o corpo do prefeito será levado de São Paulo para Goiás e deve ser sepultado em Jataí, sua cidade natal, a 320 quilômetros da capital.



Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS