_
_
_
_
_

Estados Unidos ativam novas sanções para sufocar a economia do Irã

Secretário de Estado insiste que a execução de Soleimani freou uma “ameaça iminente”, mas diz que não sabe contra quem nem onde

Pablo Guimón
Mike Pompeo, à esquerda, e Steven Mnuchin na entrevista coletiva desta sexta-feira na Casa Branca.
Mike Pompeo, à esquerda, e Steven Mnuchin na entrevista coletiva desta sexta-feira na Casa Branca.NICHOLAS KAMM (AFP)
Mais informações
Irã responde aos EUA com um ataque com mísseis a duas bases no Iraque
Ao menos 50 mortos em tumulto durante funeral do general iraniano Qasem Soleimani

Os Estados Unidos ativaram nesta sexta-feira, por ordem executiva do presidente Donald Trump, sanções adicionais ao Irã, na primeira resposta específica ao ataque contra duas bases no Iraque que abrigam tropas americanas. As sanções, que o presidente já havia prometido impor durante sua mensagem à nação na quarta-feira, depois da resposta de Teerã à execução do general Qasem Soleimani, golpeiam setores-chave da economia iraniana, como o industrial, o de mineração e o têxtil, assim como uma série de altos funcionários do regime.

“Estas sanções continuarão até que o regime pare de financiar o terrorismo global e se comprometa a nunca ter armas nucleares”, disse o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, em entrevista coletiva ao lado do secretário de Estado, Mike Pompeo, na Casa Branca.

O pacote inclui “17 sanções específicas contra grandes produtores de aço e ferro” que, segundo Mnuchin, proporcionam “milhões de dólares de apoio ao regime”. Além disso, Washington anunciou medidas contra oito altos funcionários iranianos, entre eles o secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional, Ali Shamkhani, “envolvidos no ataque de terça-feira”. Com isso, Washington envia a mensagem de que sabe quem esteve por trás daquele que foi provavelmente o ataque militar mais direto de Teerã contra os Estados Unidos em décadas.

A economia iraniana já sofre com sanções impostas pelos Estados Unidos a mais de mil indivíduos, empresas e organizações, adotadas depois que, em maio de 2018, o presidente Trump retirou os Estados Unidos do acordo nuclear assinado com o Irã em 2015, iniciativa de seu antecessor na Casa Branca, o democrata Barack Obama, que buscava o congelamento do programa nuclear iraniano em troca de um alívio nas medidas punitivas. “As sanções estão funcionando. Cortar a economia do regime tem um impacto, não há dúvida”, afirmou Mnuchin.

Diante de perguntas dos jornalistas, Pompeo insistiu que o assassinato do poderoso general Soleimani, na madrugada do dia 3 em Bagdá, foi ordenado para evitar uma ameaça iminente. “Havia informações sobre uma ameaça iminente” e “um plano ativo”, disse Pompeo. “Soleimani planejava um amplo ataque contra interesses americanos na região, incluindo embaixadas”, acrescentou, mas reconheceu ignorar onde ou contra quem exatamente seria lançado esse ataque.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_