_
_
_
_
_

Prefeitura de São Paulo autoriza retorno presencial das aulas apenas para o ensino médio

Inquérito aponta 9.817 infectados entre mais de 75.000 testes na rede municipal. Níveis infantil e fundamental seguem vetados, mas ensino médio pode voltar a partir de 3 de novembro

Bruno Covas ao lado do secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido.
Bruno Covas ao lado do secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido.LEON RODRIGUES
Diogo Magri

A Prefeitura de São Paulo divulgou nesta quinta-feira, por meio de entrevista coletiva virtual, os resultados do inquérito sorológico feito nas escolas municipais da cidade durante os últimos meses de pandemia da covid-19. Com os auxílios da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), foram testados mais de 75.000 crianças, adolescentes, professores e profissionais da educação que integram a rede pública do ensino da capital paulista. Destes, os exames de 9.817 pessoas deram positivos para o novo coronavírus, dos quais cerca de 65% são alunos e 70% são assintomáticos.

Aviso aos leitores: o EL PAÍS mantém abertas as informações essenciais sobre o coronavírus durante a crise. Se você quer apoiar nosso jornalismo, clique aqui para assinar.

Com base nesses resultados, especialmente a porcentagem de positivos e de assintomáticos, a SME não recomenda o retorno presencial às aulas em São Paulo neste momento. Nas palavras do secretário Edson Aparecido, “não é oportuna a volta integral das atividades escolares. Recomendamos a manutenção das atividades extracurriculares de forma voluntária para crianças de até 14 anos”. Outros fatores pesaram para a decisão, de acordo com Aparecido, como a convivência que muitas crianças tem com familiares idosos -- a parte da população mais vulnerável ao novo coronavírus -- e a experiência de países europeus, como a França, a Espanha e o Reino Unido, que observaram um aumento de contágios após reabrirem suas escolas.

Mais informações
Vacunacion covid adolescentes
Menos de 200 cidades do país têm datas para retomar aulas presenciais na rede pública em 2020
Claudio Mumme Harger da Silva, 37, Thomas Carvalho Harger, 5, e Laura Carvalho Harger, 3
“Prefiro perder um ano a perder um filho”: o debate sobre a volta às aulas presenciais em São Paulo
família viaja Aracajú
Em meio à pior crise de sua história, setor aéreo brasileiro vê esperança com férias de fim de ano

Seguindo as recomendações de sua equipe de saúde, o prefeito Bruno Covas anunciou que os ensinos infantil e fundamental seguem vetados do retorno presencial, a exceção das atividades extracurriculares optativas. No entanto, o mesmo não vale para os estudantes das 1ª, 2ª e 3ª série do ensino médio. Para estes, está liberada a volta às aulas presenciais, a partir de 3 de novembro, para escolas municipais, estaduais e privadas de São Paulo. Ela é feita de forma voluntária, de acordo com autorização dos pais, e seguindo protocolos sanitários já estabelecidos.

A justificativa para o retorno apenas do ensino médio, segundo o secretário Aparecido, está na diferença de comportamento entre as crianças até 14 anos e os adolescentes nos últimos anos da escola. “A população da faixa etária do ensino médio já circula pela cidade, diferente das crianças do ensino fundamental e infantil, que tem um convívio mais permanente com os familiares. Por isso, a volta dessas aulas não teria impacto na transmissibilidade de novos casos do município”, argumentou.

No censo escolar realizado em parceria com a SME, foram testados 65.400 crianças e adolescentes de 9 a 19 anos, professores e profissionais, dos quais 8.612 deram positivo (13,2%). 66% destes positivos são alunos. Já no censo feito entre crianças de 6 a 14 anos e profissionais dos CCAs (Centro da Criança e do Adolescente), com auxílio da SMADS, foram 1.205 casos positivos (10%) entre 12.080 testados. Destes, 64,5% são estudantes.

Novos resultados dos inquéritos sorológicos devem ser divulgados durante o próximo mês. Por isso, Bruno Covas já agendou uma nova coletiva para tratar da educação municipal para o dia 19 de novembro, quando serão avaliadas novas medidas da Prefeitura de acordo com os relatórios mais recentes e a evolução da pandemia de covid-19 em São Paulo.

Siga a cobertura em tempo real da crise da covid-19 e acompanhe a evolução da pandemia no Brasil. Assine nossa newsletter diária para receber as últimas notícias e análises no e-mail.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_