_
_
_
_
_

“Enquanto as redes falavam ‘blacklivesmatter’, perdemos outra criança negra para o racismo”

Morte do menino Miguel Silva, após negligência da patroa de sua mãe, revolta trabalhadoras domésticas. Advogada adverte que punição ultrasevera agora pode se voltar contra mães no futuro

O menino Miguel em foto tirada durante a celebração de seu aniversário.
O menino Miguel em foto tirada durante a celebração de seu aniversário.Facebook
Mais informações
Miguel morreu ao cair do nono andar num prédio de Recife.
Morte de criança negra negligenciada pela patroa branca de sua mãe choca o Brasil
(FILES) In this file photo taken on April 15, 2020 a man wearing a face mask walks past a graffiti by artist Marcos Costa, or Spray Cabuloso, at the entrance of the Solar de Unhao favela in Salvador, Bahia state, Brazil. - As the virus surges in Brazil, which now has the second-most cases in the world, after the United States, the country's poorest region has been hit hard, both by the disease and the painful measures to contain it. The northeast has the second-highest number of cases and deaths in Brazil, after the wealthy southeast, where the outbreak began. (Photo by ANTONELLO VENERI / AFP)
Estar nas ruas é um sentido de sobrevivência das pessoas negras, no Brasil e no mundo
AME1012. SAO GONÇALO (BRASIL), 19/05/2020.- Dos jóvenes lloran durante el entierro de Joao Pedro Matos Pinto, que según parientes y amigos denuncian, fue asesinado ayer por la policía federal en la favela del Complejo de Salgueiro, en la ciudad de Sao Gonçalo, vecina de Río de Janeiro (Brasil). Organizaciones de la sociedad civil en Brasil, lideradas por Amnistía Internacional (AI), exigieron este martes explicaciones por irregularidades registradas durante operativos policiales realizados en favelas de Río de Janeiro, que han dejado 14 muertos en tan solo cuatros días. EFE/Antonio Lacerda
'Tirem os joelhos brancos dos pescoços negros', por Eliane Brum

Em meio à pandemia mundial do coronavírus, Mirtes Renata Souza não pode fazer isolamento social. A empregada doméstica não foi dispensada por sua patroa, Sarí Gaspar Côrte Real. Nesta terça-feira, Mirtes precisou levar seu único filho, Miguel Otávio Santana da Silva, cinco anos, para o trabalho. Mas não voltou para casa com ele.

A pedido da patroa, Mirtes foi passear com os cachorros da casa e deixou Miguel aos cuidados de Sarí. Imagens de um vídeo do circuito interno do prédio luxuoso em São José, centro do Recife, capital pernambucana, mostram que, minutos depois, Miguel e Sarí conversaram no elevador.

A mulher, então, aperta um botão e a porta se fecha. O elevador para no 7º andar, mas Miguel só desce no 9º. Minutos depois, o menino escalou uma grade, na área dos aparelhos de ar-condicionado, que fica na ala comum do andar, fora do apartamento, e caiu. Sarí é esposa de Sérgio Hacker (PSB), prefeito de Tamandaré, litoral sul a 104,3 km de Recife.

Ela foi presa em flagrante, mas, ao pagar fiança de 20.000 reais, responderá em liberdade por homicídio culposo (quando não há intenção de matar), disse o delegado Ramon Teixeira, responsável pelo caso, em coletiva virtual de imprensa nesta quinta-feira.

O prédio de onde Miguel caiu é uma das “torres gêmeas”, encravadas em local de patrimônio histórico, entre diversas construções tombadas, e que foram levantadas debaixo de disputa judicial. Os dois espigões de alto luxo de 41 andares foram alvo de protesto e apagados do filme Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, que tinha como um de seus temas justamente a especulação imobiliária promovida pela elite.

A historiadora Larissa Ibúmi, mestranda em história social da diáspora centro-africana, usou seu Instagram para chamar a atenção do componente racista da trágica morte de Miguel. “A história desse país de herança escravista (e esta história) mostra que, para essa patroa branca, uma criança negra não vale mais que seus cachorros. Hoje eu novamente tenho dificuldade de respirar pensando na mãe de Miguel e em todas as mães de crianças pretas nesse país”, escreveu.

Em entrevista ao G1 de Pernambuco, Mirtes lamentou a morte do filho: “Ela [Sarí] confiava os filhos dela a mim e a minha mãe. No momento em que confiei meu filho a ela, infelizmente ela não teve paciência para cuidar, para tirar [do elevador]. Eu sei, eu não nego para ninguém: meu filho era uma criança um pouco teimosa, queria ser dono de si e tudo mais. Mas assim, é criança. Era criança”.

View this post on Instagram

Sari Corte, que vc nunca mais tenha paz! . . A trabalhadora doméstica Mirtes Renata não foi dispensada para cumprir o isolamento social junto com a sua família. Ela estava trabalhando na casa da Sari Corte esposa do prefeito de Tamandaré em Pernambuco, pq é claro que a primeira-dama não limparia a sua própria privada. Além dos afazeres domésticos em pleno a pandemia ela tinha que descer pra passear com o cachorro. Com a escola fechada e sem ninguém pra cuidar do seu filho ele passou acompanhar no trabalho. Enquanto a sinhá fazia a unha em casa, o pequeno Miguel queria falar com a mãe e a patroa disse pra ele procurar, pelo condomínio. Sim a escrota da patroa deixou uma criança de 5 anos andar sozinha, no que ocasionou o ASSASSINATO de Miguel, pois a criança caiu do nono andar. A “suspeita” de assassinato Sari Corte, foi presa pagou uma fiança de 20 mil e está no conforto de sua casa. Quem liga pra vidas das pessoas pretas? As crianças pretas tem que se virar sozinha, desde muito cedo. Eu falo muito sobre as relações coloniais do trabalho doméstico. Hoje eu acordei lendo essa notícia é meu coração está despedaçado. Essa da foto é a cara das patroas por esse Brasil, que não suporta preto e pobre, eu mesma já tive várias como esse Sari, várias patroas que reclamam de outras domésticas antes de mim que tinham filhos e que as vezes traziam para o serviço. A patroa não se importa com a existência da vida da trabalhadora e sua família. Que só visa o seu próprio bem estar mas que na internet dá dicas de como está se virando sozinha. O pequeno Miguel não vai voltar Não vai voltar pra escola Não vai voltar para o braços de seus pais Não vai crescer, se formar e escolher sua profissão Não vai ver seu time ser campeão Não vai ter amizade desde infância Não vai ter futuro Uma vida novinha foi interrompida pelo ranço dessa branquitude elitista maldita, que compra tudo com essa merda de dinheiro herdado pelos seus vermes antepassados que escravizaram meu povo. Sari Corte eu te odeio e odeio as pessoas que são iguais a você. Que a justiça seja feita e que vc nunca mais tenha paz. . #PretaRara #BeemBonita #PesaDona

A post shared by Preta-Rara Oficial® (@pretararaoficial) on

Mirtes também contou que Miguel era uma criança cheia de sonhos. Queria ser jogador de futebol e policial. Seu aniversário de cinco anos trouxe a primeira paixão do menino: a bola.

A advogada criminalista Priscila Pamela dos Santos, integrante do IDDD (Instituto de Defesa do Direito de Defesa) e presidente da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil – São Paulo), considera que o caso não poderia ser enquadrado em homicídio doloso (quando se há intenção de matar).

“O caso é muito triste. Uma criança morta é uma tragédia irreparável. Não dá para expressar em palavras o sentimento de tristeza. Como técnica, não dá para gente ir para um lado punitivista. É um caso de homicídio culposo e ele é ainda mais complexo porque não se trata de uma ação. A pessoa não empurrou a criança, mas é uma conduta omissiva no sentido de não ter impedido essa criança”, explica.

Priscila explica como, judicialmente, a omissão pode ser configurada. “A mãe, ao deixar a criança com a patroa, passa a ela os cuidados. De forma negligente, ela [a patroa] deixa que essa ausência de cuidado gere o resultado morte”, continua a advogada.

Para Priscila, é perigoso pedir uma punição mais severa nesse caso, pois isso poderia prejudicar mães e trabalhadoras em outras ocasiões. “Quantas mães precisam trabalhar e deixam seus filhos sozinhos? A criança tem que pegar um elevador para ir para a escola [e se coloca] em risco. Temos que tomar muito cuidado porque, quando for a babá negra cuidando da criança, vão legitimar os discursos para homicídio doloso”, argumenta.

View this post on Instagram

Provavelmente, a maioria das pessoas brancas ditas antirracistas que participaram da “campanha” blackout na terça, seja postando telas pretas em seus perfis, seja indicando e se propondo a dar visibilidade ao trabalho de pessoas negras, tenham pensado que isso geraria algum conforto, que a parte que lhes cabe nesse genocídio sistêmico estava compensada. Mas não existe trégua, o racismo não dá trégua. Enquanto as redes estavam subindo as tags “blacklivesmatter”, perdemos mais uma criança negra para o racismo enraizado neste país, para a desumanização de pessoas negras. Dessa vez não foi a PM, o braço do estado. Mas ainda foram as mesmas estruturas coloniais, aquelas que mantém mulheres negras à serviço da elite branca, as sinhás. Uma mulher branca manda sua empregada doméstica passear com o cachorro enquanto faz as unhas. A empregada, uma mãe negra, confia seu filho de 5 anos, Miguel, aos cuidados da patroa. A História desse país de herança escravista (e esta história) mostra que, para essa patroa branca, uma criança negra não vale mais que seus cachorros. A criança sente falta da mãe; a patroa, irritada com a insistência do menino em ir procura-la, demonstra seu desprezo pela vida de Miguel, deixa que ele acesse sozinho o elevador. Ele se perde e cai do 9º andar. Diariamente, mães negras são acusadas de negligência com seus filhos, porque muitas vezes são obrigadas a deixá-los sozinhos em casa para trabalhar, ou aos cuidados dos irmãos mais velhos. São criminalizadas, perdem a guarda. Mas a patroa que assassinou Miguel por negligência [uma palavra melhor seria, desprezo, desumanização] já está solta após pagar uma fiança de R$20.000. Hoje eu me pergunto o que a branquitude das # antirracistas, por trás de suas próprias babás e empregadas negras, farão pela família de Miguel. Hoje eu novamente tenho dificuldade de respirar pensando na mãe de Miguel e em todas as mães de crianças pretas nesse pais.

A post shared by Larissa Ibúmi (@lari.ibumi) on

A negligência de Sarí e do prefeito Sérgio Hacker é anterior à morte de Miguel. Em 22 de abril, Hacker gravou um vídeo afirmando que ele e a esposa testaram positivo para a covid-19. Mesmo assim, os trabalhos de Mirtes não foram dispensados. Ao G1, a doméstica confirmou que também foi infectada pelo coronavírus, assim como Miguel.

‘Coisificação da vida negra’

Após a morte de Miguel vir à tona, uma petição online, pedindo justiça, foi criada. Até o início da noite desta quinta-feira (4/6), o abaixo-assinado já reunia mais de 360.000 assinaturas.

Diversas organizações e movimentos sociais se pronunciaram repudiando a morte do menino e destacando o componente racista dela. Um nota assinada por mais de 10 entidades, entre elas a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, pediu justiça para o caso e destacou a negligência de Sarí.Trata-se de evidente desprezo e coisificação da vida negra. Miguel morreu no dia em que a PEC das Domésticas completou cinco anos e esse aniversário da legislação de proteção das domésticas diz muito sobre nosso país que não superou sua herança escravagista e racista”.

O coletivo Pão e Tinta convocou ato para esta sexta-feira. “Mais uma vida negra perdida. Mais uma mãe negra chorando seu filho”, escreveu a organização.

A rapper Preta Rara usou seu Instagram para comentar o caso. Ela é historiadora e escreveu o livro Eu, Empregada Doméstica, lançado em 2019, com relatos de centenas de mulheres que, assim como ela, viveram situações de racismo e humilhação atuando como trabalhadoras domésticas no país.

“Quem liga pra vidas das pessoas pretas? As crianças pretas têm que se virar sozinhas desde muito cedo. Eu falo muito sobre as relações coloniais do trabalho doméstico. Hoje eu acordei lendo essa notícia e meu coração está despedaçado”, disse Preta na postagem.

“Essa da foto é a cara das patroas por esse Brasil, que não suporta preto e pobre. Eu mesma já tive várias como essa Sari, várias patroas que reclamam de outras domésticas antes de mim que tinham filhos e que as vezes traziam para o serviço”, continuou.

Análise muito semelhante fez a historiadora Larissa Ibúmi, ao se pronunciar sobre o caso em sua conta do Instagram. “Provavelmente, a maioria das pessoas brancas ditas antirracistas que participaram da ‘campanha’ blackout na terça, seja postando telas pretas em seus perfis, seja indicando e se propondo a dar visibilidade ao trabalho de pessoas negras, tenham pensado que isso geraria algum conforto, que a parte que lhes cabe nesse genocídio sistêmico estava compensada. Mas não existe trégua, o racismo não dá trégua”, lamentou Ibúmi.

“Enquanto as redes estavam subindo as tags ‘blacklivesmatter’, perdemos mais uma criança negra para o racismo enraizado neste país, para a desumanização de pessoas negras. Dessa vez não foi a PM, o braço do estado. Mas ainda foram as mesmas estruturas coloniais, aquelas que mantêm mulheres negras à serviço da elite branca, as sinhás. Uma mulher branca manda sua empregada doméstica passear com o cachorro enquanto faz as unhas”, continuou.

Outro lado

A reportagem procurou Sarí Gaspar Côrte Real e Sérgio Hacker por meio da Prefeitura de Tamandaré (PE), mas não obteve retorno até o momento de publicação.

Reportagem originalmente publicada no site da Ponte Jornalismo em 4 de junho de 2020.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_