_
_
_
_
_

Esquecidos pelo Itamaraty e sem recursos: os brasileiros que foram meditar e ficaram presos na quarentena da Índia

Ministério das Relações Exteriores organizou voo de repatriação no país asiático, mas alguns não foram incluídos. Segundo o órgão, 4.600 brasileiros ainda precisam voltar ao país durante a pandemia

Gabriel Catarino durante a estadia na Índia, antes da quarentena.
Gabriel Catarino durante a estadia na Índia, antes da quarentena.ARQUIVO PESSOAL
Diogo Magri

Gabriel Catarino, 26, e Douglas Cirqueira, 25, planejaram uma viagem de turismo à Índia neste ano. Os dois chegaram na cidade de Balaghat, na região central do país asiático, em 8 de março para um curso de meditação em silêncio. “Naquele momento estava tudo normal, com as notícias do coronavírus focadas na China”, relata Gabriel. A Índia havia confirmado apenas cinco casos da doença. Os dois amigos passaram duas semanas isolados e ausentes de qualquer rede social no curso. Quando voltaram, o mundo já não era mais o mesmo. A Índia registrava mais de 400 casos da doença e havia implementado uma quarentena restrita. “Eu nem sabia o que era lockdown. Foi rígido e assustador”, diz o brasileiro.

Mais informações
MADRID, 15/05/2020.- La presidenta de la Comunidad de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, saluda al premio Nobel de Literatura Mario Vargas Llosa, encargado de leer el discurso de entrega de la Medalla de Oro de la ciudad a los madrileños por su "comportamiento ejemplar" durante la pandemia, este viernes en el Ayuntamiento de Madrid, donde tiene lugar el acto de restringido con motivo de la festividad de San Isidro, patrón de la capital, . EFE/ Emilio Naranjo POOL
AO VIVO | Últimas notícias sobre o coronavírus e a crise política no Brasil
Uma das alas de tratamento semi-intensivo para covid-19 do Hospital Tide Setúbal, referência na zona leste da cidade.
Brasil distribui a metade dos exames de covid-19 que prometeu e não tem ideia de quantas pessoas foram testadas
Trabajadores migrantes provenientes del estado de Uttar Pradesh que intentan regresar a sus pueblos caminan hacia una terminal de autobuses en Nueva Delhi (India).
Mais amor virtual para contornar a censura das famílias na Índia

O país de um bilhão de habitantes declarou quarentena em 24 de março, quando tinha 434 casos oficiais e nove mortes pela covid-19. “Para salvar a Índia e cada indiano, haverá total proibição de se aventurar fora de suas casas. Esqueça o que é sair por 21 dias. Fique em casa”, disse o primeiro-ministro Narendra Modi. A medida cumpriu os 21 dias e, desde então, vem sendo estendida de 15 em 15 pela sua efetividade. Há duas semanas o Governo registra mais de 3.000 casos por dia e soma 101.000 casos, números bem menores que os cerca de 14.000 diários e mais de 250.000 confirmados no Brasil, mesmo sendo a população indiana cinco vezes maior.

Com uma das quarentenas mais restritas do mundo, onde a desobediência leva à prisão, Gabriel e Douglas estão presos em Balaghat há mais de dois meses. Quando saíram do curso, se alojaram de favor no centro de meditação a convite dos donos. Lá, têm à disposição um quarto com duas camas, café da manhã e almoço, mas não podem sair de casa e nem adquirir máscaras protetoras. “Não estamos proibidos de nada, mas não queremos desagradar quem nos estendeu a mão, e os donos pedem para que nós fiquemos em casa. Seguimos o protocolo deles, com alimentação e rotina completamente limitadas”, explica Gabriel. “Mas sou grato porque eles me salvaram”, garante, “porque nenhum hotel estava recebendo turistas mais. Tivemos sorte".

Quando fala em “sorte”, Catarino compara sua situação à de outra centena de brasileiros que ficaram presos na Índia com o lockdown, segundo aponta o grupo do WhatsApp onde se reuniram. Pessoas com trabalhos temporários, moradores há mais tempo que querem retornar e turistas que foram despejados de hotéis e precisaram procurar abrigo com locais. Espalhados por Nova Delhi, Calcutá e Mumbai, a maioria voltou ao Brasil em um voo fretado pelo Itamaraty no dia 14 de abril, que repatriou 329 brasileiros do Nepal e da Índia sob o custo de 889.000 dólares, segundo o próprio Ministério das Relações Exteriores. “Não sabemos por qual motivo não fomos selecionados. Só ficamos sabendo do voo por meio de outros brasileiros”, afirmou ele.

Em resposta à reportagem, o Itamaraty afirmou que o critério tem sido repatriar "nacionais residentes no Brasil e os migrantes em situação de severo desvalimento financeiro ou com condições graves de saúde que demandem seu retorno”. A reclamação dos que ficaram, segundo Gabriel, é de que os recursos estão cada vez mais escassos para quem perdeu a passagem de volta e está precisando esticar a estadia. O brasileiro também conta que, após o primeiro voo, foi oferecido pela Embaixada brasileira na Índia um “encaixe diplomático” no voo de repatriação de outro país, mas cobrando a passagem de volta, que sairia no valor “inflacionado” de 2.000 dólares. O voo de 14 de abril não custou nada aos passageiros. “Não temos condição de pagar”, adianta ele. “Nossa luta é por um segundo voo de repatriação, custeado pelo Governo”.

No momento, a chance não é das maiores. Sobre a situação da Índia, o Itamaraty deixa claro que não está previsto um novo fretamento para a região, “embora a situação seja constantemente reavaliada à luz dos acontecimentos”. O MRE diz, no entanto, que está prestando o apoio possível aos brasileiros presos na quarentena indiana, com o apoio da Embaixada do Brasil em Nova Delhi e o Consulado em Mumbai. “Há que ressaltar que as dimensões continentais daquele país e as severas restrições de movimentação interna prejudicam consideravelmente a capacidade de ação das representações brasileiras”, informa o Ministério.

Douglas Cirqueira e Gabriel Catarino no centro de meditação de Balaghat.
Douglas Cirqueira e Gabriel Catarino no centro de meditação de Balaghat.Arquivo pessoal

Uma olhada pelas redes sociais do Itamaraty deixa claro que a situação de Gabriel não é a única. Em comentários da página no Instagram e respostas a tweets onde o órgão informa medidas de repatriação, são vários brasileiros reclamando da falta de auxílio no Peru, México, Espanha, Itália, Irlanda, Tailândia, Síria e outros. De acordo com os números do Itamaraty, já foram repatriados 21.818 brasileiros desde o início da pandemia, e ainda faltariam aproximadamente 4.600 pessoas ao redor do mundo. O Ministério não especifica o número por país e nem informa qual o país com mais brasileiros esperando. A conta oficial responde às reclamações com atenção, mas traz uma recomendação padrão: manter contato com as representações brasileiras e acompanhar as publicações em seus sites e mídias sociais.

As respostas automáticas são as mesmas que Catarino recebe quando tenta contato através da Internet. Com os vistos dele e de Douglas cancelados e os pedidos de extensão negados por conta da quarentena, não resta alternativa que não seja um acordo diplomático entre países. Até o prefeito de Osasco, cidade de Gabriel, interveio pedindo ações humanitárias, mas sem resultado até aqui. A quarentena da Índia foi estendida nesta semana até o dia 31 de maio. “A Embaixada fala há dois meses que busca uma alternativa e ninguém menciona sequer um auxílio financeiro. Nossa situação é precária e sem previsão para acabar”.

Informações sobre o coronavírus:

- Clique para seguir a cobertura em tempo real, minuto a minuto, da crise da Covid-19;

- O mapa do coronavírus no Brasil e no mundo: assim crescem os casos dia a dia, país por país;

- O que fazer para se proteger? Perguntas e respostas sobre o coronavírus;

- Guia para viver com uma pessoa infectada pelo coronavírus;

- Clique para assinar a newsletter e seguir a cobertura diária.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_