_
_
_
_
_

Os truques pouco conhecidos do iPhone

Algumas funções inadvertidas para os usuários facilitam o uso do aparelho

José Mendiola Zuriarrain
O vice-presidente de marketing mundial de produtos da Apple, Phil Schiller, apresenta o iPhone Pro.
O vice-presidente de marketing mundial de produtos da Apple, Phil Schiller, apresenta o iPhone Pro.JUSTIN SULLIVAN ( AFP)
Mais informações
Cinco alternativas chinesas (e mais baratas) ao iPhone 11
Apple multiplica câmeras do iPhone 11 para recuperar seu trono

A Apple aproveita o iPhone como uma plataforma sobre a qual incorpora funções através de atualizações de software, sempre gratuitas. A chegada do iOS 13 trouxe importantes e esperadas novidades, mas, como é habitual na marca, boa parte delas não é divulgada. O usuário é quem as descobre com o tempo. Resumimos algumas das mais interessantes (não só do iOS 13, mas também de versões anteriores).

O iPhone diz o nome de quem liga

São muitas as ocasiões em que deixamos o iPhone por um momento — e alguém liga justo quando nos afastarmos dele. Para esse tipo de situação, e em especial para as pessoas com problemas de visão, a Apple oferece uma função em que o iPhone ‘canta’ o nome do usuário exatamente como foi inserido na agenda. Desse modo, sabemos quem está ligando sem precisarmos chegar perto do dispositivo. Para ativá-la, basta acessar Ajustes/Telefone/Anunciar Ligações e selecionar “Sempre”.

Notificação de chamadas e mensagens com flash

A seção Acessibilidade tem várias joias que podem ser aproveitadas para melhorar a experiência de uso do iPhone. Uma delas é ativar a notificação de mensagens e chamadas mediante luz de flash: toda vez que o iPhone tiver que advertir o usuário sobre algo, além da vibração e do som configurado, com essa função ativada a luz do flash piscará algumas vezes. É um recurso muito útil, já que ajuda a localizar facilmente o celular, sobretudo quando há pouca luz. Acesse Ajustes/Acessibilidade/Audição e selecione “Flash LED para Alertas”.

Filtro automático para ligações não desejadas

Se você recebe muitas chamadas ao longo do dia, e a maioria é totalmente improdutiva, uma boa ideia pode ser evitar que esses contatos que não conhecemos invadam o iPhone. A Apple disponibiliza uma função que envia de forma automática à caixa de mensagens todas aquelas chamadas sem remetente (o clássico número “sem ID”) feitas por empresas, além de todos os contatos, a não ser que estejam na sua agenda. Para ativar esse filtro, acesse Ajustes/Telefone e selecione “Silenciar números desconhecidos”.

‘Selfies’ usando a voz

As selfies se transformaram em algo quase pandêmico entre os usuários de smartphones, mas a ativação da câmera frontal exige vários passos que podem ser desconfortáveis ou que acabam com a magia do improviso. Nesse sentido, nem todo mundo sabe que Siri, a criticada assistente virtual da Apple, pode nos poupar desse passo e tirar uma foto praticamente sem a necessidade de tocar no aparelho. Como fazer isso? Basta invocar a Siri (clicando no botão correspondente ou dizendo ‘E aí, Siri’) e depois dizer “tire uma selfie”. A assistente ativará a câmera frontal.

Deslizar o dedo na calculadora para apagar

Na calculadora, encontramos outro exemplo da política da Apple de deixar o usuário descobrir o potencial da plataforma. Um sueco descobriu que, se deslizasse o dedo para a esquerda nessa útil ferramenta integrada no sistema, podia apagar o último algarismo introduzido. Não se sabe havia quanto tempo a função estava presente, mas sua publicação no Twitter viralizou. Hoje, são incontáveis os donos de iPhone que a utilizam todos os dias.

Criar som e vibração para os contatos escolhidos

Uma função do iPhone permite criar uma nova sequência de vibrações e sons para o contato que você escolher. Basta acessar Ajustes/Sons e Tato/Criar uma Nova Vibração e gerar a sequência desejada para atribuí-la ao contato desejado.

Chamada automática em caso de emergência

São muitas as histórias de proprietários de iPhone que viveram uma situação de vida ou morte e que se salvaram graças aos sistemas de emergência do dispositivo. De que maneira? A assistente virtual Siri está preparada para esse tipo de circunstância. Uma vez ativada com a tecla correspondente ou com o comando de voz “E aí, Siri”, a assistente chamará a polícia se o usuário pronunciar a palavra “Socorro”, informando a localização do dispositivo. Também ligará para os contatos de emergência que a pessoa tiver determinado. Para configurar esses contatos, acesse Ajustes/SOS de Emergência e ative Ligação Automática, estabelecendo os contatos. Eles serão alertados, assim como os serviços de emergência, e receberão a localização exata do aparelho. A vantagem desse sistema é que não depende da cobertura da respectiva operadora, mas do sinal geral da zona onde o aparelho estiver.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_