_
_
_
_
_

Colômbia enfrenta a exumação de 200.000 corpos não identificados

O Instituto de Medicina Legal afirma que as investigações da Justiça determinarão os casos de execuções extrajudiciais

F. MANETTO
Exumação de supostas vítimas de execuções extrajudiciais no cemitério de Dabeiba, no Departamento de Antioquia.
Exumação de supostas vítimas de execuções extrajudiciais no cemitério de Dabeiba, no Departamento de Antioquia.JEP

O dia a dia da Colômbia transcorre sob o fio da navalha do confronto com seu passado recente. As feridas de mais de meio século de conflito armado são abertas periodicamente, como aconteceu no sábado, quando se descobriu uma vala comum no município de Dabeiba, entre Medellín e a costa do Caribe. Ali, a Jurisdição Especial para a Paz (JEP), o tribunal nascido dos acordos entre o Estado e a guerrilha das FARC para investigar os crimes mais graves da guerra, procura os corpos de pelo menos 50 pessoas vítimas de execuções extrajudiciais perpetradas por militares entre 2005 e 2007. O Instituto de Medicina Legal recebeu informações sobre 17 casos. Mas a dimensão do drama dos desaparecimentos vai além. O país terá de enfrentar, de acordo com os cálculos desse órgão público, a exumação de cerca de 200.000 corpos não identificados.

Mais informações
O coquetel de descontentamento na Colômbia encurrala Iván Duque
Ex-líder dissidente das FARC anuncia retomada à luta armada na Colômbia
Opinião | A necropolítica como regime de governo

São cifras vertiginosas, como observou nesta terça-feira a diretora da instituição forense, Claudia García. "Nos últimos anos fizemos uma prospecção em todos os cemitérios legais, vamos assim dizer, e exumações nos que não são legais, nessas fossas clandestinas, e acreditamos que o desafio com o qual nos deparamos é de mais ou menos 200.000 corpos, nos quais temos que procurar os desaparecidos do país", disse ela na Rádio Caracol. "O desafio é muito grande e teremos trabalho por muitos anos, do ponto de vista científico", continuou García, que enfatizou a importância do envolvimento do Governo na realização dessa tarefa.

Os desaparecimentos sistemáticos encarnam ainda hoje a memória mais vívida do conflito e afetam milhares de famílias. É por isso que o trabalho de instituições como a jurisdição da paz ou a Unidade de Busca é essencial para tentar pôr um ponto final na dor. As execuções extrajudiciais, erroneamente chamadas de “falsos positivos”, representam apenas uma porcentagem desses casos. Segundo a chefa da Medicina Legal, as investigações da Justiça vão determinar se eram civis assassinados por militares e depois apresentados como guerrilheiros mortos em combate, em troca de prêmios e compensações. Em meio a um amálgama de estimativas sobre os milhares de vítimas desse procedimento, os dados oficiais do Ministério Público indicam que entre 1998 e 2014 houve mais de 2.200 execuções desse tipo. Na grande maioria, durante os dois mandatos do ex-presidente Álvaro Uribe.

No momento, a instituição forense se concentra no poço encontrado no cemitério católico Las Mercedes, de Dabeiba, no Departamento de Antioquia. Primeiro, com as autópsias dos corpos exumados. Em seguida, o cruzamento dos dados com informações de parentes de pessoas desaparecidas, para comparar os perfis genéticos. "Vamos trabalhar de modo ininterrupto e teremos os primeiros avanços, não digo terminar o trabalho, já que é complexo, até a terceira semana de janeiro", afirmou García.

O fantasma dos crimes cometidos pelas Forças Armadas voltou a chocar a Colômbia este ano e se tornou novamente, pela primeira vez desde a assinatura da paz e o início da desmobilização das FARC, um sofrimento no centro do debate político A sucessão de denúncias —desde uma diretriz, já removida, que abria as portas para um sistema de incentivos para melhorar as estatísticas no Exército, as acusações ao comandante da força terrestre até a ocultação da morte de menores em um bombardeio contra dissidentes da antiga guerrilha— custou há um mês e meio o cargo ao ministro da Defesa, Guillermo Botero. Seu sucessor, ex-chanceler Carlos Holmes Trujillo, pediu que seja garantida proteção aos ex-militares que colaboraram com a JEP e cujo testemunho foi decisivo na localização dessa vala comum. E a vice-presidenta, Marta Lucía Ramírez, exigiu que o tribunal levasse a investigação "às últimas consequências".

O tribunal desta jurisdição especial que investiga o caso informou que "os indícios preliminares revelam que são homens entre 15 e 56 anos de idade, residentes em Medellín, e entre os quais estão pessoas com deficiências". Desde que se iniciaram as diligências, em junho, o juiz ouviu 160 versões de militares que compareceram voluntariamente para ajudar a esclarecer o que aconteceu. Graças aos seus relatos foram reconhecidas quase 400 vítimas de execuções extrajudiciais.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_