_
_
_
_
_

Um ‘tinder’ para unir mulheres e empresas

A plataforma SheWorks! ganha o prêmio Equals in Tech 2019 por diminuir a desigualdade entre homens e mulheres. Assim funciona em uma das regiões mais desiguais do mundo

Christina @ wocintechchat.com
Mais informações
As jovens mulheres que não estudam nem trabalham são o dobro dos homens na América Latina
“Eu não ajudo minha esposa a limpar a casa. Também moro aqui"

Conta Silvia Moschini (Argentina, 47 anos) que um aplicaivo como o Tinder foi a inspiração para criar a plataforma que conta com 20.000 usuárias e que acaba de lhe render um prêmio internacional. Para ter acesso ao app, é preciso criar um perfil e fazer uns testes. "Funciona como os apps de paquera. As empresas pesquisam os perfis e tudo é uma questão de matches. É um jogo", brinca. "E há mais possibilidades de encontrar companheiros de trabalho ou de vida com 20.000 mulheres do que só com quatro".

A empreendedora criou há dois anos e meio SheWorks! Academy, uma plataforma de educação online para mulheres que oferece treinamento em economia digital para a inserção no mercado de trabalho. O projeto funciona em 65 países e acaba de receber o prêmio EQUALS in Tech 2019.

"Filha, você pode ser princesa, astrofísica, engenheira ou o que quiser. Mas, se for princesa, tem que ser daquelas que constroem castelos", disse o pai a Silvina Moschini quando ela era só uma garota. O prêmio que acaba de receber reconhece projetos inovadores para reduzir a desigualdade entre homens e mulheres através da tecnologia. Com o apoio do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), empresas como Facebook, Microsoft e Google participam dessa iniciativa junto com as Nações Unidas para cumprir com a Agenda de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Silvinia Moschini recolhendo o prêmio Equals in Tech 2019, em 27 de novembro em Berlim.
Silvinia Moschini recolhendo o prêmio Equals in Tech 2019, em 27 de novembro em Berlim.ITU/K. Heller (Equals in Tech)

A princesa que queria construir castelos também quis resolver um mistério. "Não entendia por que as mulheres abandonavam o mercado por uma falta de flexibilidade e conciliação familiar. 51% abandonam a profissão ao ter filhos e ter que escolher entre família e trabalho. Pensei que era um paradoxo no mundo atual, onde todo se move com tecnologia", explica Moschini. Assim, para resolver este "absurdo" problema, ele oferece um sistema de trabalho transparente e remoto para todas, com ou sem filhos, nas grandes cidades ou num povoado no meio da Argentina. A plataforma educa quem não tem a sorte de nascer numa cidade cheia de possibilidades ou recursos para ir à universidade. "Fazemos uma análise profunda de dados para saber do que o mercado precisa e preparamos as mulheres para isso", acrescenta a especialista.

Graciana Ricci, especialista em mercado de trabalho do BID, destaca a necessidade de oferecer a todo mundo as mesmas habilidades e de apoiar particularmente aqueles grupos vulneráveis, entre os quais estão as mulheres que não têm oportunidade de acesso a uma educação digital. "O que mais nos preocupa são os grupos atrasados que não puderam apreender a utilizar a tecnologia. Abrem-se novas oportunidades e é necessário que as latino-americanas saibam também vender-se ao resto do mundo e no novo mercado", diz Ricci.

Sempre perguntavam o mesmo a Maricruz Tabbia: “Tem filhos?”. Ela respondia que sim, uma criança pequena. “E como pretende cuidar dela enquanto estará trabalhando?"

Sempre perguntaram o mesmo a Maricruz Tabbia (Argentina, 34 anos) . "Tem filhos?". Ela respondia que sim, uma garotinha. “E como você pretende cuidar dela enquanto trabalha? Tem alguém para cuidar dela?". Ela foi perseguida com esse interrogatório em cada entrevista que fez. "Eles nunca me ligaram novamente e eu sei que é porque eu tinha acabado de ter um bebê", argumenta. Tabbia vive em uma pequena cidade "onde há mais vacas do que pessoas", diz com humor. Eu nunca sonhei ser capaz de trabalhar em recursos humanos em empresas como Pepsi e Mastercard enquanto moro neste pequeno ponto no mapa chamado Franck. “É verdade que sinto falta do aspecto social do escritório, mas adoro poder trabalhar com minha filha sentada ao meu lado, poder levá-la para a escola e estar presente no seu dia. E, acima de tudo, poder escolher onde moro”, conclui.

Na Colômbia, o desemprego de mulheres com menos de 25 anos é de 24,1%, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Natalia Vargas mora em Bogotá e tem 24 anos. Ela só teve uma experiência de trabalho antes de usar a plataforma Moschini. Nesse trabalho, ela foi forçada a usar um uniforme e não podia desenvolver-se como profissional ou como pessoa. "Fiz um trabalho de rotina e, embora nunca tenha me sentido discriminada por ser mulher, me senti marginalizada por ser jovem", diz ela. Ela fez fotocópias, trabalhou das oito às cinco sentindo-se inútil porque, como ela diz, "era mais importante parecer fazer do que realmente fazer alguma coisa". A trabalhadora, agora especializada em marketing e redes sociais, diz que os homens de sua antiga empresa tendiam a limitá-la e que as mulheres no SheWorks! a fazem crescer. Sua família não entende o conceito. "Mas eles estão errados, porque agora faço as coisas e ajudo", conclui.

Maricruz Tabbia e Silvina Moschini trabalhando através da plataforma SheWorks!
Maricruz Tabbia e Silvina Moschini trabalhando através da plataforma SheWorks!Endeavor

Yyannu Cruz, especialista em desigualdade de gênero do BID, assegura que em alguns países a diferença de gênero aumentou. A principal preocupação destacada pela especialista é que as mulheres de seu continente trabalham apenas em operações de rotina e, portanto, destinadas à automação. "A tecnologia irá substituí-las. É necessário melhorar suas capacidades digitais para que não fiquem fora", explica ela. Cruz insiste que as mulheres não tiveram acesso a treinamento adequado e em harmonia com o desenvolvimento da tecnologia. "Precisamos quebrar os estereótipos de que as mulheres não são tão boas quanto os homens no mundo digital. SheWorks! É uma iniciativa que entra nessa dinâmica, é o caminho a seguir", conclui.

O caminho para acabar com a diferença de gênero

A diferença salarial na América Latina é um dos principais desafios para alcançar a equidade de gênero. Esse índice pode chegar a 30%, segundo especialistas que participaram do Fórum Econômico das Mulheres (WEF) em agosto passado. A Argentina entra nessa linha com 27,5%, enquanto a média mundial não excede 19% e a Espanha não chega a 15, segundo os últimos dados da OIT.

"Estamos negociando pior porque temos a síndrome da impostora", diz Moschini. Para ela, seu "Amazon de talentos femininos" romperá as fronteiras, impactará o mercado e reduzirá essa profunda lacuna. O segredo desse sucesso, diz ela, é a transparência dos dados. “Pouco a pouco, será mais fácil lutar pelo que é nosso, porque temos evidências. Não valerá mais a pena sequer entrar em debates”, diz.

A mulher tirava xerox, trabalhava de 8h às 17h s sentindo inútil porque, segundo relata, “era mais importante fingir do que realmente fazer algo”

Tabbia, que trabalha com Moschini há mais de cinco anos, viu muito mundo, como diz, e ouviu muitos comentários. "No meu dia a dia, continuo vendo que o homem é priorizado para posições de liderança e que eles sabem negociar seus salários melhor do que nós", diz. Ela também lembra como muitas vezes um homem é priorizado antes de uma mulher. “Ela é excelente, mas você já viu? Está grávida. Melhor um homem ”, é um dos comentários repetidos contra os quais ela luta.

Um dos filmes favoritos da empresária à frente do SheWorks! é Hidden Figures, de Theodore Melfi (2016), e ela o utiliza como base para argumentar. “Nesse trabalho fantástico, fica claro que não tínhamos lugar em reuniões ou no mercado de trabalho. Agora todos temos que agir, inclusive os homens, para que não seja mais necessário falar sobre isso. Nós estudamos, lutamos e avançamos, mas as regras sociais ainda estão lá atrás. É preciso um pouco mais de tempo”, conclui.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_