_
_
_
_
_

México assume liderança regional com asilo a Evo Morales

Iniciativa de López Obrador ocorre pouco antes de assumir a presidência temporária de grupo de países caribenhos, em um possível choque com a OEA

O ministro das Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, ao lado do ex-presidente da Bolívia, Evo Morales.
O ministro das Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, ao lado do ex-presidente da Bolívia, Evo Morales.Mónica González

O asilo político por razões humanitárias a Evo Morales colocou o México à frente dos Governos progressistas da América Latina. Uma liderança que o Executivo de Andrés Manuel López Obrador havia se recusado a aceitar desde que assumiu a presidência há um ano. As circunstâncias, no entanto, levaram o México a dar um passo adiante, em consonância também com a tradição de acolhida que demonstrou tanto com o exílio republicano espanhol quanto com os refugiados da América Central.

O surpreendente pedido de ajuda de Evo Morales, ao qual o México respondeu com uma ampla mobilização de meios, colocou o país diante de um novo cenário em que eleva a voz para denunciar um “golpe de Estado” diante do silêncio majoritário do resto da América Latina.

Mais informações
Senadora assume a presidência da Bolívia sem quórum no Parlamento
O indígena, o operário e o poder militar-religioso

Até agora, fiel ao seu ideário político, López Obrador havia cumprido seu velho slogan que diz: “Não se pode ser luz na rua e escuridão em casa”. Na crise venezuelana, ele ficou o máximo que pôde à margem. O México foi a única potência latino-americana que não reconheceu Juan Guaidó como presidente interino e, embora não tenha apoiado Nicolás Maduro, sempre optou pela via do diálogo à qual recorre o presidente venezuelano. Tudo mudou com Evo Morales.

Até agora López Obrador havia esquivado o compromisso internacional e os recorrentes acenos da esquerda. Desde que chegou ao poder, há um ano, não viajou a nenhum evento internacional de relevância – esteve ausente na cúpula do G20 em Osaka e na Assembleia Geral da ONU –, na verdade não viajou para o exterior e nem sequer aos Estados Unidos, com cujo Governo teve que enfrentar uma crise migratória. Ignorou continuamente os gestos amistosos de Nicolás Maduro e na semana passada se recusou a ingressar energicamente no Grupo de Puebla, promovido pelo presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández. Ao evento realizado em Buenos Aires, que teve a presença do próprio Fernández e dos ex-presidentes José Mujica, Dilma Rousseff e Ernesto Samper – e que comemorou a saída de Lula da prisão –, enviou o subsecretário para a América Latina.

Diante do descrédito do bloco bolivariano, o naufrágio de Cuba como referência ideológica e à espera da posse de Alberto Fernández, López Obrador ficou sozinho à frente de um bloco de esquerda que olha para os lados à procura de referências. O presidente mexicano e seu chanceler (ministro das Relações Exteriores), Marcelo Ebrard, um dos ministros mais eficazes e efetivos de seu gabinete, surgem como figuras de consenso na hora de unificar uma voz latino-americana. À sua frente há um bloco de direita tão antagônica que vai de Bolsonaro a Piñera, no qual o único amálgama é o ódio a Maduro.

O passo à frente do México acontece pouco antes de o Governo de López Obrador assumir a presidência temporária da Comunidade dos Estados Americanos e do Caribe (Celac), um órgão promovido pelo falecido Hugo Chávez e pelo brasileiro Lula. Isso pode levar a um choque de trens com a Organização dos Estados Americanos (OEA), que o México criticou duramente por sua atuação nos últimos dias em relação à crise boliviana. O chanceler mexicano anunciou que levará uma queixa ao conselho permanente da organização pelo que considera o “silêncio da OEA”. “Vamos colocar isso sobre a mesa. Que (a OEA) cumpra a função para a qual foi criada.”

A repercussão da decisão de conceder asilo a Morales nas relações com os Estados Unidos também é um ponto de interrogação. Ebrard disse que não deve afetar o novo tratado de livre comércio que também inclui o Canadá (TMEC) – cuja entrada em vigor depende da aprovação do Congresso dos Estados Unidos – e nem a relação com o Governo de Donald Trump, porque se baseia no respeito mútuo. A relação com os Estados Unidos “está no seu melhor momento”, resumiu.

Grande parte do sucesso diplomático do México e sua nova liderança reside na aplicação da famosa doutrina Estrada, que promove a não intervenção em assuntos de outras regiões. Uma filosofia que Ebrard reiterou no caso da Bolívia e dos países que impediram o uso de seu espaço aéreo. Paralelamente, a chegada de Morales serviu para afirmar o tradicional papel de acolhida da diplomacia mexicana. “Muitas pessoas hoje estão vivas graças ao asilo que o México ofereceu. E é um orgulho para o México, seja na república espanhola ou em outros lugares do mundo, como no caso de Trotsky. É algo que enobrece e dá prestígio”, afirmou.

A atribulada viagem de Evo Morales deixou clara a boa sintonia com a Argentina, depois que a intervenção de Alberto Fernández serviu para desbloquear a crise e permitir que o avião das forças armadas mexicanas chegasse ao Paraguai, depois que o Peru se recusou a deixar a aeronave pousar em Lima para reabastecer. Quanto às circunstâncias que cercam a saída de Evo Morales do poder na Bolívia, o Governo mexicano deixou claro que se trata de “golpe de estado”, cuja saída foi forçada pelas pressões das Forças Armadas. “Evo Morales havia sido eleito até janeiro de 2020”.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_