_
_
_
_
_

Queima de bandeiras indígenas alimenta fratura da Bolívia depois da renúncia de Evo Morales

A 'wiphala', consagrada como símbolo oficial do país durante o primeiro mandato do ex-presidente, foi queimada nas ruas por setores minoritários e radicalizados da oposição

José Pablo Criales
Cidade do México -
Imagem de Jesus Cristo pregada em uma bandeira boliviana em La Paz.
Imagem de Jesus Cristo pregada em uma bandeira boliviana em La Paz.Luisa González (Reuters)

“Fizeram-nos acreditar que havia duas Bolívias”. Na manhã de segunda-feira, no La Revista, um dos programas matinais mais assistidos da televisão boliviana, o coronel Miguel Mercado, comandante da polícia de Santa Cruz, mostrava o símbolo costurado na roupa verde-oliva da instituição policial e dizia essa frase, apontando para as duas bandeiras que o adornam: a oficial, a tricolor — adotada em 1851, 26 anos depois da declaração de independência da Bolívia —, e a wiphala, o emblema dos povos indígenas da região de Los Andes, proclamada como símbolo nacional na Constituição de 2009. “Nós sempre pensamos que a Bolívia é uma só: vermelha, amarela e verde”, disse o oficial, segurando as lágrimas diante do sorriso da apresentadora.

Mais informações
Camacho, o líder dos protestos em Bolívia que quer “devolver a Deus ao Palácio de Governo”
O que aconteceu com Evo Morales na Bolívia é um golpe de Estado?

A wiphala — um quadrado com sete cores que representam, por exemplo, o verde da produção agrícola, o violeta do poder comunitário ou o vermelho da terra — foi consagrada como símbolo oficial da Bolívia durante o primeiro mandato de Evo Morales, entre 2006 e 2009. Nos últimos dias, a wiphala fez parte das manifestações provocadas pela crise política que atravessa o país: enquanto setores que defendem Morales a levantavam ao tomarem as ruas da cidade de El Alto, setores minoritários e radicalizados da oposição a queimavam nas ruas de La Paz ao ouvir a renúncia gravada do agora ex-presidente. Do mesmo modo que o chefe da polícia de Santa Cruz, orgulhoso de repudiá-la, nos últimos dias muitos policiais fizeram circular fotos mostrando que a haviam arrancado de seus uniformes.

Para Mario Espinoza Osorio, jornalista e documentarista boliviano especializado em história, esses fatos são uma demonstração da “onda de revanchismo” que o país está enfrentando depois da renúncia de Morales. “O regionalismo é uma questão que nunca foi superada na Bolívia”, diz Espinoza, que afirma que esse enraizamento cultural das diferentes regiões bolivianas cresceu até adquirir “traços fascistoides nos quais o leste e o altiplano se assumem como diferentes, cada um afirmando que é culturalmente superior. Assim como os grupos que queimaram a wiphala, em La Paz vimos que muitos grupos indígenas queimaram a bandeira regional de Santa Cruz”.

Evo Morales segura uma ‘wiphala’ em uma fotografia de 2009.
Evo Morales segura uma ‘wiphala’ em uma fotografia de 2009.José Luis Quintana (Getty)

A origem da wiphala é um mistério. Na cidade de Tiwanaku, um sítio arqueológico a 70 quilômetros a oeste de La Paz, foram encontradas vasilhas talhadas com os quadrados da wiphala que datam do ano 200 antes de Cristo. No entanto, os historiadores, assim como o Governo boliviano, explicam que, embora as populações pré-colombianas do altiplano não carecessem de símbolos próprios, as bandeiras e estandartes chegaram com a conquista espanhola. A wiphala como bandeira se tornou mais conhecida na década de 1970, durante as mobilizações camponesas organizadas para recuperar a identidade política do povo aimará. O historiador boliviano Germán Choquehuanca redesenhou o emblema como a bandeira atual em 1979. Como explicou ao Periódico Digital de Investigación sobre Bolivia, a bandeira já havia sido agitada pelo líder indígena Zárate Willca depois da resistência colonial.

Hoje, um grande setor que se opõe a Evo Morales a toma como símbolo de seu Governo que deve ser erradicado. No domingo, enquanto o líder dos comitês cívicos de Santa Cruz, Luis Fernando Camacho, estendia uma Bíblia e uma bandeira tricolor nos corredores do palácio do Governo, um de seus seguidores exclamava à imprensa no lado de fora: “A Bíblia voltou a entrar no palácio. A Pachamama [a Mãe Terra, adorada como divindade nos Andes e outra reivindicação do Governo de Morales] não voltará jamais”. Nesta segunda-feira, Rafael Quispe, deputado e líder indígena contrário a Morales, a reivindicava: “A wiphala não é um partido, a wiphala é dos povos”. Mario Espinoza suspira e resume a situação em uma frase: “Seja como for, estamos divididos. É preciso aprender a viver novamente, não temos alternativa”.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_