_
_
_
_
_
Eleições na Espanha
Análise
Exposição educativa de ideias, suposições ou hipóteses, baseada em fatos comprovados (que não precisam ser estritamente atualidades) referidos no texto. Se excluem os juízos de valor e o texto se aproxima a um artigo de opinião, sem julgar ou fazer previsões, simplesmente formulando hipóteses, dando explicações justificadas e reunindo vários dados

Sem barreiras, extrema direita espanhola potencializa salto

Votação obtida pelo Vox está na média dos partidos ultradireitistas da UE, mas avanço foi mais rápido. Conflito catalão e ausência de veto da direita tradicional ajudam performance

Santiago Abascal, liderança do Vox.
Santiago Abascal, liderança do Vox.álvaro garcía
Andrea Rizzi

O salto do Vox nas eleições legislativas foi impressionante, mas o local de pouso não é nem mais nem menos que a média da extrema direita do noroeste da Europa. Os 15% obtidos pelo partido nacionalista espanhol estão no centro da margem recente de partidos comparáveis em termos de apoio popular: o Alternativa para a Alemanha obteve 12% nas últimas legislativas (2017); a legenda de Marine Le Pen, 13% (2017, primeiro turno); A Liga, de Matteo Salvini, 17% (2018); os extremistas austríacos, 16% (em setembro passado); os finlandeses, 17% (em abril); os suecos, outros 17% (em 2018) e os holandeses, em torno de 15% entre o partido Wilders e o Fórum para a Democracia.

Para esclarecer o quadro, é importante observar que o ex-premiê italiano Salvini e a ex-candidata a presidência Le Pen tiveram resultados muito mais poderosos nas eleições europeias de maio (34% e 23%, respectivamente). Que na Itália há outra legenda de extrema direita (Irmãos da Itália, 6% nas europeias); que na França, em razão do sistema eleitoral, Le Pen tem muito pouca representação parlamentar; que na Alemanha, como agora na Espanha, a extrema direita é a terceira força parlamentar.

Depois de ficar claro esse quadro geral, podem ser destacados elementos claramente distintos entre o Vox e as formações ideologicamente irmãs (embora situadas em outros grupos parlamentares em Estrasburgo). O primeiro fato é obviamente a velocidade da ascensão: o Vox duplicou as cadeiras desde as eleições de abril deste ano e passa de irrelevância para terceiro na Câmara dos Deputados em um piscar de olhos político. A maioria dos partidos na mesma órbita teve que percorrer longos caminhos até alcançar tal nível de pujança. Vários deles poliram um pouco sua retórica e melhoraram seus quadros dirigentes ao longo desse percurso. O Parlamento espanhol, no entanto, passa em poucos meses de exceção europeia, por não ter direita radical (ao lado de poucos outros), a situar-se na média (com todas as consequências da nula trajetória institucional anterior do Vox).

O segundo fato é talvez a questão mais relevante da política europeia atual: o cordão sanitário à extrema direita. Isso ainda é válido na Alemanha, França, Holanda e Suécia. Não é assim na Itália, Áustria e Finlândia. Na Espanha, o Partido Popular não estabeleceu nenhum cordão sanitário em relação ao Vox, que, portanto, goza de uma margem política que seus partidos irmãos não desfrutam nos dois países de referência continentais — França e Alemanha. Neste último, Angela Merkel está sob crescente pressão das fileiras de seu próprio partido para mudar essa política, mas, por enquanto, não dá sinais de ceder.

Mais informações
Às vésperas de nova eleição, Espanha detecta alto número de notícias falsas
Os segredos da estratégia da extrema direita: Vox com a cartilha de Trump e Bolsonaro
Vox converte-se em terceira força do novo Congresso

A relação de forças moderadas com as extremistas é a pedra angular para a política europeia em múltiplas matérias. A estratégia dos partidos moderados para conter seu avanço tem sido bem variada: alguns assumiram uma parte considerável de suas ideias, especialmente em questões de imigração; outros tentaram abrandá-los cooptando-os em coligações; outros marcaram distância, com cordão sanitário e sem se voltar para suas ideias.

Em terceiro lugar, há diferenças que residem no contexto nacional. A virulência da questão catalã é um agitador que altera a equação do Vox em relação ao entorno. É também um fator a maior juventude da democracia espanhola.

No Parlamento europeu, o Vox decidiu se associar ao grupo dos ultraconservadores poloneses, que inclui a extrema direita sueca, e evitou se ligar a Salvini e Le Pen. No entanto, é evidente que compartilham a mesma nebulosa política, que bebem da influência do trumpismo e que sua tão importante presença nas Cortes Gerais (Parlamento espanhol) marca um antes e um depois na democracia da Espanha.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_