_
_
_
_
_

Descendentes de Cortés e Montezuma se abraçam 500 anos depois

"Quero lhe pedir perdão por tudo de ruim que aconteceu com nossos ancestrais", disse Ascanio Pignatelli, descendente do conquistador espanhol

Almudena Barragán
Federico Acosta e Ascanio Pignatelli se abraçam 500 anos depois da chegada de Hernán Cortés ao México.
Federico Acosta e Ascanio Pignatelli se abraçam 500 anos depois da chegada de Hernán Cortés ao México.Eduardo Verdugo (AP)

Em 8 de novembro de 1519, o conquistador Hernán Cortés e o imperador Montezuma se encontraram na cidade de Tenochtitlán, a capital do império mexica, onde hoje fica a Cidade do México.

Exatamente meio milênio depois, descendentes desses dois personagens históricos tornaram a se reunir para curar feridas e lançar uma mensagem de reconciliação depois do choque entre dois mundos que deu lugar à colonização desse país latino-americano.

Mais informações
Cristóvão Colombo foi um genocida?
Presidente do México pede ao rei espanhol que se desculpe por abusos da colonização

Diante de um mural que recria aquele encontro, Federico Acosta e Ascanio Pignatelli descendentes do imperador mexica e do conquistador espanhol, respectivamente, encontraram-se no centro da capital mexicana, em frente à igreja que acolhe os restos mortais de Cortés.

"Quero lhe pedir perdão por tudo de ruim que aconteceu com nossos ancestrais", disse Pignatelli antes de abraçar o descendente de Montezuma. Federico Acosta afirmou que não precisa do pedido de desculpas pela conquista, porque os mexicanos são originários da mestiçagem entre os indígenas e os espanhóis.

"Hoje, 90% dos mexicanos são mestiços", disse o descendente do tlatoani (governante, em língua náhuatl). Acosta pertence à 16ª. geração de descendentes de Montezuma II, fruto da união em quintas núpcias com Isabel de Montezuma, filha do imperador mexica, com o conquistador espanhol Juan Cano.

Pignatelli, que se considera um aventureiro como seu antepassado, mas nega ser "imperialista", já viajou todo o México e reconhece que se sente parte deste país. "O México deve deixar o passado no passado para superar a energia negativa que o limita", acrescentou esse italiano, que nasceu em Roma e provém de uma família nobre da Itália, à qual se uniram os descendentes de Cortés.

O encontro aconteceu graças à gravação do documentário El Reencuentro, 500 Años de Moctezuma y Cortés, dirigido pelo cineasta mexicano Miguel Gleason. O diretor se refere ao filme que está rodando como “um documentário de cura” entre dois mundos que continuam divididos. “Quero que o México sare porque sei que esses mundos de 500 anos atrás continuam existindo”, afirmou.

A discussão sobre o tema ressurge no México ao se completarem cinco séculos da chegada dos espanhóis, incentivada pelo Governo de Andrés Manuel López Obrador, que pediu ao rei da Espanha, Felipe VI, e ao papa Francisco, que pedissem desculpas pelos eventos de 1519.

López Obrador enviou uma carta ao monarca. “Este pedido não é uma ofensa, mas um processo de reconciliação para que a Espanha e o México olhem para o futuro como irmãos”, disse o presidente.

Montezuma nunca confiou em Cortés

Em recente entrevista ao EL PAÍS, o arqueólogo Eduardo Matos Moctezuma, fundador do Projeto Templo Mayor, explicava que o tlatoani “já via o perigo que se anunciava” quando conheceu Cortés e que, apesar de sua recepção pacífica, cheia de cortesia, o imperador nunca deixou de tentar combater o espanhol nos campos da estratégia e da diplomacia.

Com a chegada do militar espanhol a Tenochtitlan, Montezuma enviou emissários e presentes. Não para recebê-lo, mas para que não avançasse. “O objetivo dos obséquios era que ele se afastasse”, diz Matos. Mas os presentes despertaram ainda mais a curiosidade de Cortés por chegar à capital do império mexica.

Quinhentos anos depois do momento que marcaria a história de um país, os genes de Montezuma e Cortés se tocam de verdade. “Independentemente do que aconteceu naquele momento, [o México] é a fusão de duas culturas, a europeia e a nossa. O resultado somos todos nós, porque a maioria das pessoas neste país tem sangue espanhol e mexicano”, diz Federico Acosta.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_