_
_
_
_
_

O mistério de Elena Ferrante continua fascinando a Itália

Escritora, cuja identidade real continua secreta, lança um novo romance após cinco anos de silêncio, sob uma enorme espera midiática e literária

Imagem das ruas de Nápoles, cidade onde são ambientados os romances de Ferrante.
Imagem das ruas de Nápoles, cidade onde são ambientados os romances de Ferrante.getty images
Daniel Verdú
Mais informações
Elena Ferrante: "Há muitas coisas de nós mulheres que simplesmente não foram contadas"
Nossa imaginação precisa da literatura mais do que nunca
Dezenove livros escritos por mulheres que os homens deveriam ler

Era uma da madrugada quando os jornalistas literários italianos receberam por email um código que serviria para baixar o livro. A ideia era que pudessem preparar de antemão uma resenha do novo romance de Elena Ferrante, a misteriosa autora que estava havia cinco anos sem publicar nada. Seu editor indicava na nota que se tratava de “um romance maravilhoso” – só faltava ele não achar isso – e que se levava entre cinco e seis horas para lê-lo sem pausas. Então a maioria precisou ficar até o amanhecer grudado às 336 páginas do livro digital para descobrir, entre outras coisas, que La Vita Bugiarda degli Adulti (“A vida mentirosa dos adultos”) não tem nada a ver com a tetralogia A Amiga Genial, que vendeu mais de 30 milhões de exemplares no mundo.

Elena Ferrante é o pseudônimo de uma escritora que nunca confirmou sua identidade, mas que várias investigações atribuem a Anita Raja, tradutora da mesma editora que publica seus livros e esposa do escritor napolitano Domenico Starnone, cujo apelido era Nino, como o personagem da saga de Ferrante (Nino Sarratore). Uma investigação jornalística de 2016 seguiu as faturas da editora de Ferrante e concluiu que Raja era quem se ocultava por trás do pseudônimo. Mas isso só serviu para provocar um enorme debate sobre o direito à intimidade e sobre o assédio que a mídia impõe a determinados autores. Os envolvidos jamais se manifestaram para confirmar ou negar a informação.

Independentemente do mistério e do cuidadoso marketing por trás de cada lançamento de Ferrante – só comparável aos Harry Potter de J.K Rowling (há um ardor cego nos fãs de seu universo que também os relaciona) –, a escritora tem seguidores como Hillary Clinton, Nicole Kidman, Jane Campion, Zadie Smith e Jonathan Safran Foer e conseguiu unir a receita perfeita entre entretenimento e uma certa contribuição literária.

Pelo novo livro já não desfilam Lila e Lenu, protagonistas da tetralogia napolitana iniciada por A amiga genial, mas respira-se uma atmosfera parecida. Continua contando com o olhar feminino da protagonista. Giovanna, uma mulher de 40 anos, que conta em primeira pessoa sua história a partir da relação com os pais, dois professores com diferente origem social. O pano de fundo continua sendo Vomero, um dos bairros da parte alta de Nápoles. A trama, como resumiu o Il Corriere della Sera, se concentra em um breve período correspondente à adolescência de Giovanna: dos 12 aos 16 anos. Um período agitado em que sua vida muda e suas certezas se trincam. Os pais modelos, que tinham se amado desde jovens, se separam, dando lugar a um triângulo amoroso que envolve a família de seus melhores amigos e de suas filhas, a quem ela considera como irmãs.

O lançamento é aguardado nas livrarias e os eventos literários como o grande momento do ano. O Salão do Livro de Turim, o mais importante da Itália, sempre dedicou muita atenção a Ferrante. Na noite desta quarta, seu diretor, Nicola Lagioia, organiza um sarau de La Vita Bugiarda degli Adulti em primeira mão, com leitura de um ator e comentários dos leitores. “Sempre nos ocupamos muito de Ferrante do ponto de vista literário. Não nos interessa em nada qual é sua verdadeira identidade. Na literatura importam as obras. Não nos interessam as fofocas domésticas de Shakespeare, e sim que tenha escrito Macbeth e Hamlet”, afirma por telefone.

Lagioia, que conversou em várias ocasiões com Ferrante por email, considera que a tetralogia que fez dela um mito literário “é um romance clássico, que entra na órbita das grandes escritoras italianas como Elsa Morante e Anna Maria Ortese, mas com uma inovação interessante”. “A tetralogia conjuga muito bem a complexidade com a legibilidade. E isso é um desafio que ela lança. Publicar um romance em quatro obras é muito corajoso”, aponta. As livrarias são o melhor termômetro disso, e esperam a partir desta semana uma grande afluência de compradores.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_