_
_
_
_
_

Herança econômica ‘maldita’ de Macri perturba a transição argentina

Presidente eleito Alberto Fernández qualifica de “mentira” um relatório oficial que considera que o país está “pronto para crescer”

Federico Rivas Molina
O presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, depois da reunião com seu colega mexicano, Andrés Manuel López Obrador, na Cidade do México.
O presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, depois da reunião com seu colega mexicano, Andrés Manuel López Obrador, na Cidade do México.Pedro Mera (Getty Images)
Mais informações
México esfria expectativas da Argentina de formar um eixo progressista
Chanceler Ernesto Araújo sobe tom e diz que “forças do mal” celebram eleição argentina

Um pequeno relatório intitulado Oito Pontos sobre a Economia perturbou a transição de Governo na Argentina. O texto de sete páginas, que não tem assinatura ou papel timbrado, mas foi distribuído pelas equipes de comunicação da presidência, afirma que a situação econômica que Mauricio Macri legará ao seu sucessor, o peronista Alberto Fernández, deixará o país sul-americano “pronto para crescer" em 2019. Do México, onde está em viagem, Fernández pediu ao macrismo que “pare com a mentira”.

A “herança recebida” do kirchnerismo foi a muleta de Macri no início de seu mandato em 2015. Repetida como um mantra para justificar o ajuste da economia, perdeu força com o avanço da gestão e o aprofundamento da crise. Fernández ainda não falou em “herança recebida”, mas alertou que o 10 de dezembro não será “um dia mágico” que resolverá todos os problemas. O próximo Governo receberá um Banco Central com reservas internacionais próximas de zero, inflação acima de 55%, dívida externa próxima de 100% do PIB, mais pobreza e desemprego do que há quatro anos e restrições à compra e venda de dólares semelhantes ao cepo cambiario que Cristina Kirchner impôs no fim de seu mandato.

O relatório divulgado pela Casa Rosada, elaborado pela chefia de Gabinete liderado por Marcos Peña, procura o lado positivo dos índices mais duros. “Sobre a herança econômica que deixamos”, começa o texto, decidido a ir diretamente à questão. “No final de 2019, o país está pronto para crescer. Sem mágica, sem mentira, sem ficção. Graças ao esforço dos argentinos durante todos esses anos, revertemos a herança de 2015 (...) O ponto de partida para 2020 é muito mais saudável”, continua.

O Governo argentino enumera as razões de seu otimismo: o déficit fiscal caiu pela metade, as estatísticas oficiais foram normalizadas, o custo da energia se ajustou aos padrões internacionais, a infraestrutura foi melhorada e as exportações cresceram. Em seu último relatório sobre a Argentina, o Fundo Monetário Internacional estimou que a economia do país sul-americano cairá 1,7% no próximo ano, que se somará aos 3% esperados para este ano.

Sobre os problemas mais evidentes, o Governo buscou argumentos ao menos criativos. Assume que a dívida externa cresceu 75 bilhões de dólares (cerca de 300 bilhões de reais) em três anos, mas garante que não havia alternativa devido ao déficit fiscal e às contas não pagas deixadas pelo kirchnerismo. E se a inflação não caiu foi porque “infelizmente, não pode ser eliminada de um dia para o outro”. “Mas nesses quatro anos demos os passos necessários para começar a ver uma redução sustentada e sustentável da inflação: corrigimos as tarifas e a taxa de câmbio; e equilibramos as contas públicas”, diz o relatório.

Admite, no entanto, que as coisas se complicaram a partir de abril do ano passado, com a primeira grande desvalorização do peso, mas a atribuiu ao medo gerado nos investidores pelo retorno do peronismo. “No início de nossa gestão conseguimos levantar os controles cambiais porque as pessoas olham para o futuro para decidir hoje. Agora tivemos de recolocá-los, contra a nossa vontade, porque essas mesmas pessoas têm medo do que pode acontecer no futuro.”

Fernández respondeu ao relatório no México, em declarações feitas a um canal de notícias argentino. “Embora ainda restem 10 minutos de Governo, peço-lhes que parem com a mentira, porque dois anos atrás ninguém pensava que a Argentina teria a crise que tem e é produto da grande inoperância do Governo”, disse o presidente eleito, visivelmente incomodado. Acusou Macri de demorar a adotar o cepo cambiario por questões eleitorais e, assim, provocar a saída de 22 bilhões de dólares do Banco Central desde sua derrota nas primárias em 11 de agosto. Sobre o problema da dívida externa, disse que “há quatro anos, não existia”. A “herança recebida” foi a muleta de Macri. Tudo indica que também será a de Fernández.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_