_
_
_
_
_

A guia espiritual com a missão de reaproximar Trump dos evangélicos

Assessora espiritual de Trump ganha cargo na Casa Branca para fortalecer as bases mais conservadoras de olho na reeleição em 2020

Antonia Laborde
A pastora evangélica Paula White na Convenção do Partido Republicano de 2016.
A pastora evangélica Paula White na Convenção do Partido Republicano de 2016.AP
Mais informações
Os pastores de Trump chegam a Brasília
Com Bolsonaro, evangélicos passam do veto à proposição da agenda de costumes
Os evangélicos vão da aliança pragmática com o PT à conversão a Bolsonaro

Em agosto, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, levantou os olhos ao céu, abriu os braços no meio dos jardins da Casa Branca e afirmou diante de uma multidão de jornalistas: “Eu sou o escolhido”. Dias depois, esclareceu que o comentário messiânico era uma brincadeira. A verdade é que o homem que afirma nunca ter pedido perdão a Deus tenta há anos se aproximar do núcleo duro da religião evangélica para manter as bases mais conservadoras em sua tentativa de ser reeleito em 2020.

Para ajudá-lo nessa tarefa, está sendo acompanhado de perto por Paula White, uma velha amiga e guia espiritual. Desde que o republicano assumiu a presidência, a pregadora que defende a “teologia da prosperidade”–que equipara finanças e bem-estar à vontade de Deus– está ao seu lado. Mas agora estará ainda mais.

Na semana passada, White foi oficialmente nomeada conselheira da Iniciativa Fé e Oportunidade, cujo objetivo é servir como alto-falante para os grupos religiosos em programas governamentais dedicados a questões como a defesa da liberdade religiosa e a luta contra a pobreza. Antes de ocupar um lugar formal na Administração, White já havia apadrinhado reuniões entre pastores conservadores e responsáveis da Casa Branca, garantindo que Washington levasse em conta as bases mais conservadoras.

A pastora da Flórida, de 53 anos, casada três vezes e que vive em uma grande mansão –compartilha com Trump estas duas últimas características–, iniciou sua carreira na televisão em 2001. Um ano depois, ao terminar seu sermão no programa Paula White Today, recebeu um telefonema. Era o magnata imobiliário Donald Trump, que a parabenizou e, como confessou White, recitou três de seus sermões quase à perfeição. Coincidentemente, White estava em Nova York e Trump a convidou para conhecer sua família. Ambos mantiveram contato e se viram novamente no final da primeira temporada do reality show de Trump, The Apprentice. White orou com a equipe do programa antes da gravação.

A amizade entre as duas estrelas de reality show cresceu ao ponto de a pastora comprar um apartamento no edifício 502 da Park Avenue, de propriedade do magnata, que repete continuamente que seu livro favorito é a Bíblia e que “ninguém a lê tanto” quanto ele (no entanto, é incapaz de mencionar um versículo quando perguntado sobre qual mais gosta).

No dia em que o presidente prestou juramento, em janeiro de 2017, o fez sobre duas Bíblias: uma própria e outra usada por Abraham Lincoln em 1861. Ao lado dele estava o ultraconservador Mike Pence, que assumiu como vice-presidente. Naquele dia, Paula White se tornou a primeira religiosa a oficiar a oração durante a cerimônia. Depois de sua aparição pública ao lado dos políticos, seu apoio nas redes caiu consideravelmente. “Vi como meus seguidores no Twitter caíam em 10.000, 20.000, 30.000...”, reconheceu ela ao The Washington Times. Agora tem 700.000 nessa rede social e três milhões no Facebook.

Em junho, em Orlando (Flórida), a assessora espiritual mudou o tom usado na posse do presidente para adotar um mais alarmista em um comício do republicano. “Que cada rede demoníaca que se alinhou contra o chamamento do presidente Trump seja destruída em nome de Jesus”, exclamou diante da multidão. “Declaro que o presidente Trump superará todas as estratégias do inferno e todas as estratégias do inimigo”, acrescentou na ocasião. Alguns cristãos consideram suas ideias heréticas e não faltam aqueles que a chamam de figura populista e até divisionista nessa fé.

White, como Trump, nem sempre foi religiosa. Em seu livro de memórias, Something Greater, publicado em outubro, narra a “visita divina” que Jesus lhe fez em 1986, quando estava com a filha recém-nascida. Na visão, ela aparecia pregando em todos os continentes. A imagem foi um impulso para se dedicar completamente à religião. Desde então construiu um império, com programas de televisão, rádio, livros, turnês pelo país e, desde 2014, como pastora principal de uma igreja evangélica na Flórida.

Isso até que Jesus voltou a falar com ela. Em maio, durante o sermão dominical, disse que o Senhor lhe havia dito que não podia “perder este momento” para fazer coisas maiores. Então ela abandonou seu posto de pastora na New Destiny Christian Center, em Apopka, para abrir uma universidade e construir 3.000 novas igrejas. Mas os ambiciosos planos de White foram interrompidos por um de seus seguidores: Trump. O presidente norte-americano, que tenta garantir que os evangélicos permaneçam em suas fileiras, a chamou para fazer isso na Casa Branca. White ainda não fez um comentário a esse respeito. Suas redes estão focalizadas neste momento em promover seu novo livro antes que o próprio Trump.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_