Seleccione Edição
Login
Quinze praias do Nordeste sob o jugo do vazamento de óleo
Folha PE

Quinze praias do Nordeste sob o jugo do vazamento de óleo

23 fotos

Dez fotógrafos de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia retratam os estragos do vazamento de óleo na região e o trabalho de voluntários para minimizar os prejuízos

Recife / Salvador de Bahía / Aracaju / Maceió
  • Praia do Paiva, Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco. Voluntários fazem a remoção de porções de óleo com rede improvisada
    1Praia do Paiva, Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco. Voluntários fazem a remoção de porções de óleo com rede improvisada Folha PE
  • Garoto tenta retirar o petróleo do corpo, após atuar na remoção das manchas, no mar na Praia de Itapuama, Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco.
    2Garoto tenta retirar o petróleo do corpo, após atuar na remoção das manchas, no mar na Praia de Itapuama, Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco. Folha PE
  • Centenas de voluntários trabalharam para a remoção das manchas de óleo. Com ferramentas, sacos e equipamentos provenientes de doações, o grupo trabalhou durante todo o dia na Praia do Paiva, Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco.
    3Centenas de voluntários trabalharam para a remoção das manchas de óleo. Com ferramentas, sacos e equipamentos provenientes de doações, o grupo trabalhou durante todo o dia na Praia do Paiva, Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco. Folha PE
  • Praia de Itapuama, Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco. Entre os voluntários, algumas crianças e adolescentes participaram da ação. Na foto, após ajudar na remoção das manchas, uma criança sai do mar de óleo e retorna para a areia da praia. O contato prolongado com a substância causa queimaduras, dores de cabeça, tontura e náuseas.
    4Praia de Itapuama, Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco. Entre os voluntários, algumas crianças e adolescentes participaram da ação. Na foto, após ajudar na remoção das manchas, uma criança sai do mar de óleo e retorna para a areia da praia. O contato prolongado com a substância causa queimaduras, dores de cabeça, tontura e náuseas. Folha PE
  • A tradicional jangada, usada por pescadores e turistas ficou presa na praia ocupada pelo óleo. Praia dos Carneiros, Tamandaré, Pernambuco.
    5A tradicional jangada, usada por pescadores e turistas ficou presa na praia ocupada pelo óleo. Praia dos Carneiros, Tamandaré, Pernambuco.
  • No litoral norte de Alagoas, na praia de Peroba, que faz parte da deslumbrante Maragogi, o óleo mancha a beleza dos recifes.
    6No litoral norte de Alagoas, na praia de Peroba, que faz parte da deslumbrante Maragogi, o óleo mancha a beleza dos recifes.
  • No manguezal da Coroa do Meio, em Aracaju, Sergipe, um pescador recolhe a rede encharcada pelo óleo.
    7No manguezal da Coroa do Meio, em Aracaju, Sergipe, um pescador recolhe a rede encharcada pelo óleo.
  • Redes de contenção do óleo levadas pela maré até as pedras da orla de Aracaju, uma das áreas mais atingida pelo óleo no estado de Sergipe.
    8Redes de contenção do óleo levadas pela maré até as pedras da orla de Aracaju, uma das áreas mais atingida pelo óleo no estado de Sergipe.
  • Pai Velho, pescador na praia de Itapuã, Salvador, Bahia. Pescador desde os 10 anos de idade, ele conta: “eu nunca vi quantidade de óleo como essa aí! O povo agora sente medo de comprar peixe”. Ele diz que já sente o impacto nas vendas.
    9Pai Velho, pescador na praia de Itapuã, Salvador, Bahia. Pescador desde os 10 anos de idade, ele conta: “eu nunca vi quantidade de óleo como essa aí! O povo agora sente medo de comprar peixe”. Ele diz que já sente o impacto nas vendas.
  • O impacto econômico começa a atingir os pescadores, como ‘Seu Raimundo’, 53 anos e pescador na praia do Rio Vermelho. “O impacto desse vazamento está péssimo. As vendas caíram bastante”.
    10O impacto econômico começa a atingir os pescadores, como ‘Seu Raimundo’, 53 anos e pescador na praia do Rio Vermelho. “O impacto desse vazamento está péssimo. As vendas caíram bastante”.
  • Gigante manta de óleo atinge o litoral norte do estado de Pernambuco na Praia do Janga, em Paulista.
    11Gigante manta de óleo atinge o litoral norte do estado de Pernambuco na Praia do Janga, em Paulista. Folha PE
  • Uma multidão de voluntários se esforça para retirar o óleo da praia de Itapoama, em Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco.
    12Uma multidão de voluntários se esforça para retirar o óleo da praia de Itapoama, em Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco.
  • A retirada do óleo da costa do Nordeste é um esforço voluntário dos moradores das cidades costeiras. Praia de Itapoama, em Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco.
    13A retirada do óleo da costa do Nordeste é um esforço voluntário dos moradores das cidades costeiras. Praia de Itapoama, em Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco.
  • No improviso, qualquer recipiente é utilizado para armazenar o óleo retirado das praias pelos voluntários. Praia de Muro Alto, Ipojuca (Pernambuco).
    14No improviso, qualquer recipiente é utilizado para armazenar o óleo retirado das praias pelos voluntários. Praia de Muro Alto, Ipojuca (Pernambuco).
  • Na praia de Muro Alto, Ipojuca, Pernambuco, voluntários usam rede para recolher troços de óleo cru das águas.
    15Na praia de Muro Alto, Ipojuca, Pernambuco, voluntários usam rede para recolher troços de óleo cru das águas.
  • O surfista Edson “Parafina” observa desolado a condição da praia contaminada pelo óleo. Acostumados a surfar nas praias da região norte de Alagoas, os esportistas estão impossibilitados de entrar no mar devido ao vazamento.
    16O surfista Edson “Parafina” observa desolado a condição da praia contaminada pelo óleo. Acostumados a surfar nas praias da região norte de Alagoas, os esportistas estão impossibilitados de entrar no mar devido ao vazamento.
  • Uma turista toma sol ao lado da foz do rio Persinunga, que delimita a fronteira (na região litorânea) entre os estados de Pernambuco e Alagoas. A boia de contenção tenta evitar que o óleo se espalhe do mar em direção ao rio.
    17Uma turista toma sol ao lado da foz do rio Persinunga, que delimita a fronteira (na região litorânea) entre os estados de Pernambuco e Alagoas. A boia de contenção tenta evitar que o óleo se espalhe do mar em direção ao rio.
  • Na Pedra de Xaréu, Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, uma multidão de voluntários se organiza como pode para retirar o óleo da praia.
    18Na Pedra de Xaréu, Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, uma multidão de voluntários se organiza como pode para retirar o óleo da praia.
  • Um voluntário submerge as mãos na água do mar para retirar o óleo que contamina a praia de um dos maiores centros de turismo do Nordeste. Pedra de Xaréu, Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco.
    19Um voluntário submerge as mãos na água do mar para retirar o óleo que contamina a praia de um dos maiores centros de turismo do Nordeste. Pedra de Xaréu, Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco.
  • Detalhe de uma mancha de óleo na praia de Pedra do Sal, Salvador, Bahia.
    20Detalhe de uma mancha de óleo na praia de Pedra do Sal, Salvador, Bahia.
  • Luana, uma voluntária moradora da região, ajuda a limpar as pedras na famosa praia da Pedra do Sal, no bairro de Itapuã em Salvador, Bahia.
    21Luana, uma voluntária moradora da região, ajuda a limpar as pedras na famosa praia da Pedra do Sal, no bairro de Itapuã em Salvador, Bahia.
  • Cantada em verso e prosa por mestres da Bossa Nova, como Vinícius de Moraes, Toquinho e Baden Powell, a praia de Itapuã, em Salvador, Bahia, foi uma das mais atingidas pelo óleo. Os funcionários da prefeitura e voluntários fizeram uma limpeza, mas ficaram resíduos.
    22Cantada em verso e prosa por mestres da Bossa Nova, como Vinícius de Moraes, Toquinho e Baden Powell, a praia de Itapuã, em Salvador, Bahia, foi uma das mais atingidas pelo óleo. Os funcionários da prefeitura e voluntários fizeram uma limpeza, mas ficaram resíduos.
  • Na praia de Jauá, local de veraneio de muitos moradores da Região Metropolitana de Salvador, o óleo ocupa o espaço antes ocupado pelos banhistas. Camaçari, Bahia.
    23Na praia de Jauá, local de veraneio de muitos moradores da Região Metropolitana de Salvador, o óleo ocupa o espaço antes ocupado pelos banhistas. Camaçari, Bahia.