_
_
_
_
_

A escadaria do Bronx que aparece em ‘Coringa’, novo destino turístico do Instagram

Alguns moradores já pediram que os turistas parem de passar por lá

O filme ‘Coringa’ popularizou esta escadaria do Bronx como cenário para fotos do Instagram.
O filme ‘Coringa’ popularizou esta escadaria do Bronx como cenário para fotos do Instagram.
Héctor Llanos Martínez
Mais informações
De Jack Nicholson a Joaquin Phoenix: todos os Coringa, do pior ao melhor
A dieta para fazer ‘Coringa’ que quase enlouqueceu Joaquin Phoenix

Aparecer em uma tela de cinema ou de televisão pode dar fama instantânea a um lugar até então desconhecido para a maioria. Sabem muito bem disso os locais de filmagem de Game of Thrones e a famosa porta azul de Um Lugar Chamado Notting Hill (1999), que milhares de turistas continuam tendo como destino imprescindível em suas visitas a Londres.

O enorme sucesso de Coringa, que já arrecadou mais de 740 milhões de dólares (2,97 bilhões de reais) no mundo todo, está fazendo com que um de seus cenários ao ar livre vire atração para postagens de turismo: uma longa escadaria no bairro nova-iorquino do Bronx.

Como se pode ver neste vídeo compartilhado no Twitter, a escadaria agora vive repleta de visitantes que querem tirar uma foto nela para publicá-la em suas redes sociais.

A Gotham City das histórias em quadrinhos do Batman sempre teve muito de Nova York, por isso essa cidade americana é o cenário do filme de Todd Phillips, encarregado de contar a origem do grande inimigo do super-herói.

Uma das cenas mais comentadas é a que mostra Arthur Fleck, o personagem interpretado por Joaquin Phoenix, descendo essa escadaria com uma dança espasmódica, já transformado no Coringa. Sua carga simbólica é uma das metáforas do filme, já que Fleck a sobe no início do longa-metragem, quando ainda é um cidadão confuso que não encontra seu lugar na sociedade.

Hashtags como #jokerstairs e #jokerstairsdancing se popularizaram em redes como o Instagram. Os usuários compartilham seus vídeos na famosa escadaria, cuja posição vertical é particularmente conveniente para as publicações nessa rede social. Alguns deles chegam disfarçados do personagem, com maquiagem e tudo.

Enquanto isso, os moradores da área se mostram surpresos com a repentina fama desse ponto de Nova York até então sem importância. “Antes as pessoas fugiam deste lugar”, diz um deles no programa de televisão dos humoristas americanos Deus Nice e The Kid Mero. O pessoal do bairro prefere usar outras escadarias da área, por serem menos íngremes, explicam no programa.

View this post on Instagram

🎬🤡 @jokermovie @toddphillips1

A post shared by Ray H. Mercado (@raylivez) on

Inspirado em uma estrela dos anos 50

A forma tão particular que o Coringa tem de se mover é fruto do trabalho coreográfico de Phoenix. O ator disse em várias entrevistas que se inspirou na coreografia que o comediante e dançarino Ray Bolger interpretou na televisão em 1957 com base na canção The Old Soft Shoe. Um canal do YouTube compartilhou um vídeo comparando vários momentos do vilão interpretado por Phoenix com a atuação original de Bolger.

"Vi o vídeo. Há uma estranha arrogância em seus movimentos, que roubei dele. Ele faz aquele gesto com o queixo... O coreógrafo Michael Arnold me mostrou um monte de vídeos e me concentrei em imitar isso. Assim é o Coringa, certo?", disse o ator à Associated Press em uma de suas entrevistas promocionais.

Outros destinos para postagens

Não são só o cinema e a televisão que geram destinos que viram moda. Às vezes, os próprios influencers do Instagram conseguem isso. É o caso, por exemplo, de um templo de Bali que fica muito bem no Instagram, embora ofereça uma imagem irreal da área, e da colorida rua Crémieux, em Paris, cujos moradores chegaram a pedir aos turistas que parassem de invadir o bairro.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_