_
_
_
_
_

Manchas de óleo na camisa, o protesto do Bahia em defesa das praias nordestinas

Uniforme manchado do time tricolor irá a leilão com renda revertida para trabalhos de contenção do vazamento de petróleo que atinge o litoral baiano

Uniforme do Bahia com manchas que remetem a vazamento de óleo no litoral.
Uniforme do Bahia com manchas que remetem a vazamento de óleo no litoral.Divulgação

Nesta segunda-feira, o Esporte Clube Bahia entrou em campo exibindo seu indefectível uniforme tricolor, mas com um detalhe diferente. Para o jogo diante do Ceará, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, as camisas dos jogadores estamparam manchas escuras, representando um protesto do clube contra o vazamento de óleo que assola as praias de todo o litoral do Nordeste. O material “manchado” será leiloado pela equipe baiana, com renda revertida para ajudar os trabalhos voluntários de limpeza das praias afetadas por resíduos de petróleo no Estado.

Mais informações
Um gol do Bahia a favor da demarcação de terras indígenas
Praias contaminadas por óleo no Nordeste abrem uma nova crise ambiental no Brasil

“O problema é seu. O problema é nosso. Quem derramou esse óleo? Quem será punido por tamanha irresponsabilidade? Será que esse assunto vai ficar esquecido?”, questiona o manifesto publicado pelo clube para divulgar a ação. “Um convite à reflexão: o que faz um ser humano atacar e destruir espaços sagrados? O lucro a qualquer custo pode ser capaz de destruir a ética e as leis que regem e viabilizam a humanidade? A barbárie deve ser tratada como tal, não como algo natural.”

As manchas na camisa fazem parte de mais uma iniciativa do núcleo de ações afirmativas do Bahia, o primeiro do gênero no país entre times brasileiros, que já havia lançado campanhas contra o racismo e a homofobia, além de se posicionar a favor da demarcação de terras indígenas. O departamento foi criado na gestão do presidente Guilherme Bellintani, que, dado o impacto ambiental do vazamento de óleo no maior Estado da região, considera uma obrigação do clube se engajar no enfrentamento à mancha que ameaça várias praias do litoral brasileiro. “O Nordeste está vivo e lutando por seus espaços. Das tragédias ambientais à xenofobia, enfrentemos. E o abraço do Brasil nos fortalece”, afirma o mandatário tricolor.

Outros clubes da região, incluindo o Vitória, maior rival do Bahia, se uniram em uma campanha coordenada sob o lema “SOS Nordeste”. Na ação, os perfis oficiais das equipes criticam “o descaso que invade nossas praias. Manchamos nossas mãos, lamentamos pela vida marinha e pela beleza da nossa costa, vimos o avanço [do óleo] com tristeza, mas não medimos esforços para salvar a natureza da nossa região”. Na partida contra o tricolor baiano, jogadores do Ceará subiram ao gramado com luvas pretas, em sinal de consternação pelas consequências do desastre.

Desde o início de setembro, manchas de óleo atingem a costa dos nove Estados do Nordeste. Na última quinta-feira, os resíduos chegaram à Baía de Todos os Santos, a maior da Bahia e do país. O Ibama confirmou a contaminação nas praias de Jaburu, Tairu e Cacha Pregos, que fica em Vera Cruz, na Ilha de Itaparica —áreas de corais utilizadas por pescadores das comunidades locais. O litoral Sul, onde ficam as concorridas praias de Ilhéus e Itacaré, também foi afetado pelo rastro de petróleo no fim de semana.

A crise propagada pelo desastre ambiental, que ainda não teve responsáveis formalmente identificados, gerou atritos entre o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que acusa Governos de Estados nordestinos de omissão, e o governador da Bahia, Rui Costa (PT), que rebateu o chefe da pasta federal em uma postagem no Twitter. “Fazer foto e dizer que trabalhou é muito fácil. Deixe de fazer política e trabalhe. O senhor já sabe o que causou esse gravíssimo acidente ambiental? Além de nada, o que o senhor fez? Não quero acreditar em preconceito contra o Nordeste.”

Nesta segunda-feira, o ministro também atacou o Greenpeace, ONG internacional que atua na proteção do meio ambiente, depois de a instituição justificar a impossibilidade de encabeçar trabalhos de despoluição do litoral nordestino por não contar com equipamentos técnicos para limpeza dos resíduos. Salles ainda reafirmou que a fonte do derramamento de óleo é venezuelana, ligada ao “Governo ditatorial comunista de Maduro”, sem, no entanto, apresentar provas de que o vazamento tenha conexão com o Governo da Venezuela, ainda que dois estudos, um da Petrobras e outro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), apontem que o material recolhido tem uma composição que se encaixa com a do petróleo cru extraído no país.

Além da repercussão em torno da campanha do Bahia, usuários de redes sociais, sobretudo apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, cobram atitudes de artistas e celebridades que costumam frequentar as praias do Nordeste. Nomes como a atriz Sônia Braga e a apresentadora Bela Gil marcaram posicionamento ao reivindicar mais esforços do Governo federal para limpar as áreas poluídas. O youtuber piauiense Whindersson Nunes publicou vídeos das manchas de óleo em águas litorâneas e, em seu perfil no Instagram, se mostrou indignado pelo fato de os resíduos terem atingido a Costa dos Corais, entre Alagoas e Pernambuco, segunda maior barreira de recifes de corais do mundo. “Ninguém merece isso”, escreveu o influenciador. “O Nordeste sempre foi receptivo e carinhoso com todos, precisamos das praias limpas pra receber vocês.”

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_