_
_
_
_
_

Maduro reconhece contatos de seu Governo com altos funcionários dos Estados Unidos

Mandatário venezuelano confirma que as reuniões com altos funcionários norte-americanos procuram “regularizar o conflito” no país

Maduro e a primeira dama, Cilia Flores.
Maduro e a primeira dama, Cilia Flores.EFE

Nicolás Maduro admitiu ter enviado emissários para manter conversas com pessoas próximas à Casa Branca. "Confirmo que há meses existem contatos de altos funcionários do Governo dos EUA de Donald Trump e do Governo bolivariano que eu presido, sob minha autorização expressa, para buscar regularizar este conflito", disse o mandatário nesta terça-feira em um pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão

O líder chavista não deu mais detalhes. Sua declaração contradiz Diosdado Cabello, presidente do Constituinte e primeiro vice-presidente do Partido Socialista Unido da Venezuela, que um dia antes acusou a agência de notícias AP de "manipular" informações e mentir sobre uma reunião secreta que ele realizou em Caracas, em julho, com um intermediário do Governo dos Estados Unidos para chegar a um acordo eleitoral, em uma reportagem publicada no domingo. “Não me peça que eu confirme o que você publicou contra mim, ou de mim ou da sua agência. Não me peça porque isso não é saudável... Parece que a agência quer que eu legitime o que publicou. É uma mentira, uma manipulação", disse ele em uma entrevista coletiva.

Mais informações
O abandono do Hospital Psiquiátrico de Caracas
Após sanções dos EUA, Maduro suspende diálogo com a oposição
Trump congela todos os ativos do Governo venezuelano nos Estados Unidos

O número dois do chavismo não teria sido o único a conversar com os enviados da Casa Branca. Trump respondeu a um jornalista que há conversações com membros de diferentes níveis do regime. "Estamos em contato. Estamos conversando com vários representantes da Venezuela. Estamos ajudando a Venezuela tanto quanto podemos. Vamos nos manter à margem, mas estamos ajudando", acrescentou ele nesta terça-feira. Embora não quisesse revelar nomes, o presidente dos EUA afirmou que são funcionários de nível muito alto.

Os Estados Unidos apadrinham há meses Juan Guaidó, chefe da Assembleia Nacional, a quem reconhecem como presidente interino da Venezuela. Esse apoio poderoso e o endurecimento das sanções contra o Governo de Maduro aprofundaram a ruptura nas relações entre Caracas e Washington.

A oposição, apoiada por cerca de cinquenta países, insiste em que irá explorar todos os caminhos para a mudança política no país. A última tentativa de encontrar uma resolução do conflito foi a reunião com representantes do regime, patrocinada pela Noruega. Mas o diálogo foi suspenso por decisão de Maduro depois que uma ordem executiva assinada por Trump congelou todos os ativos do Governo venezuelano nos Estados Unidos, há 15 dias.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_