_
_
_
_
_

Pânico nos mercados financeiros da Argentina após a derrota de Macri

O peso perde mais de 30% de seu valor, e as ações argentinas despencam em Wall Street depois da contundente vitória do peronismo

Os argentinos, atentos à cotação do dólar.
Os argentinos, atentos à cotação do dólar.Natacha Pirasenko (AP)
Mais informações
Peronista Alberto Fernández vence Macri com folga nas eleições primárias argentinas
Em campanha, Cristina Kirchner promete recuperar passado corrigido e melhorado para conquistar argentinos

Os mercados financeiros reagiram com pânico ante a possibilidade de que o peronismo volte ao poder na Argentina. Um dia após a contundente vitória de Alberto Fernández nas eleições primárias, o peso despencou na abertura do mercado cambial. Uma hora depois, a moeda havia perdido 30% de seu valor. Para comprar um dólar eram necessários 60 pesos, frente aos 45 (ou menos) da última sexta-feira. As ações das empresas argentinas registravam quedas superiores a 50% em Wall Street.

Os mercados apoiam claramente Macri. Sua reação nesta segunda-feira foi ainda mais virulenta que o esperado depois de viver uma jornada de euforia na última sexta, após a divulgação de pesquisas que apontavam o triunfo do atual presidente por uma pequena margem — um cenário muito distante do vivido neste domingo. Os surpreendentes quase 15 pontos de diferença entre Fernández e Macri, 47% contra 32%, preparam o caminho do ex-chefe de Gabinete dos Kirchner rumo à Presidência. Se o resultado for mantido nas eleições gerais de outubro, Fernández seria eleito chefe de Estado sem a necessidade do segundo turno. Macri se antecipou na noite de domingo a uma segunda-feira que seria complicada. Depois de reconhecer sua derrota, pediu a Alberto Fernández que colabore com a governabilidade. “Eu farei a minha parte, como sempre; os vencedores de hoje também têm a sua responsabilidade”, disse na sede da coalizão Juntos pela Mudança.

O candidato da peronista Frente de Todos é visto como mais moderado que sua companheira de chapa, a ex-presidenta Cristina Kirchner. Ainda assim, durante a campanha ele afirmou que seu governo reduzirá a atual taxa de juros recorde do Banco Central da Argentina (60%) e buscará uma renegociação do empréstimo de 57 bilhões de dólares (227 bilhões de reais) contraído por Macri ante o Fundo Monetário Internacional (FMI).

A depreciação do peso se vislumbrava desde cedo, quando os principais bancos vendiam o dólar a mais de 50 pesos a unidade em suas operações on-line. Mas a moeda argentina despencou logo que começaram as operações cambiais, chegando a figurar a 61 pesos em alguns telões.

Em Wall Street, os papéis argentinos sofriam uma segunda-feira terrível, em especial os dos bancos e das companhias de energia. As ações do Grupo Financiero Galicia caíam mais de 57,5%, as do Grupo Supervielle quase 60%, as da Pampa Energía eram negociadas com uma baixa de 43% e as da YPF com uma queda de 36,7%. A empresa de tecnologia Mercado Libre também perdia 12%, menos que as demais.

A brusca desvalorização do peso teve um impacto nas demais economias regionais. Esta manhã, o real depreciou-se 1,5%, o peso mexicano 1,46% e o peso chileno, 0,85%.

A cotação do dólar tem uma importância essencial na vida política e econômica argentina. É a moeda de poupança que os argentinos usam para se protegerem das crises recorrentes. Seu valor influi muito na inflação, não só pelo aumento das peças e dos produtos importados, mas porque as fábricas e lojas aumentam os preços com rapidez para tentar minimizar possíveis perdas. Nos últimos meses, o Banco Central vendeu dólares para manter estável o valor da sua divisa. Todos estão atentos à estratégia que virá nesta fatídica segunda-feira.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_