_
_
_
_
_

62,8% são contra Eduardo Bolsonaro na embaixada nos EUA e 81,8% se opõem a garimpo em área indígena

Dados são da pesquisa Atlas Político, que também mostra, pela primeira vez, um empate entre as imagens negativa e positiva de Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro discursa em solenidade de homenagem ao Exército na Câmara.
Eduardo Bolsonaro discursa em solenidade de homenagem ao Exército na Câmara.Najara Araújo/Câmara dos Deputados

“Vou nomear, sim. E quem disser que não vai mais votar em mim, lamento”, repetiu Jair Bolsonaro no mês passado, em uma das inúmeras vezes em que teve de defender sua decisão de indicar o filho Eduardo, de 35 anos, para posto de embaixador nos Estados Unidos. A resistência ao desejo do mandatário, que aparecia em comentários nas redes sociais e nas declarações até de aliados, agora tem uma cifra: 62,8% dos brasileiros, segundo uma pesquisa inédita da consultoria Atlas Político, se opõem a que Eduardo deixe seu mandato de deputado para assumir um dos cargos mais nobres da diplomacia brasileira —o que para ser tornar efetivo ainda depende da aprovação do Senado. Outros 29,1% se dizem favoráveis e 8,1% não quiseram ou não souberam responder.

O levantamento, com 2.000 entrevistados recrutados pela Internet e com dois pontos percentuais de margem de erro, foi feito entre o último domingo e segunda-feira, 28 e 29 de julho, e registra uma oposição da opinião pública ainda maior quando o tema é exploração de reservas indígenas e ambientais na Amazônia, outro tema caro ao presidente. Na pesquisa, nada menos que 81,8% de dizem contra a extração de madeira e minério nas áreas protegidas da floresta, contra apenas 12,9% que se dizem a favor.

Mais informações
'Doente de Brasil', por ELIANE BRUM
Operação Lava Jato consegue recuperar mensagens apagadas do Telegram

A pesquisa também mostra estabilidade para a aprovação de Jair Bolsonaro, que acaba de completar 200 dias na presidência. Sua aprovação está em 31%, em comparação aos 30,4% medidos pelo Atlas Político em junho. Já a desaprovação teve um pequeno repique, passando de 37,4% em junho para 39,3% agora. Pela primeira vez, há empate técnico entre quem tem imagem negativa de Bolsonaro (46,8%) e positiva (46,2%).

"Uma boa porção de pessoas, mesmo entre os que têm imagem positiva de Bolsonaro ou são de sua base fiel, começa a discordar do presidente em assuntos pontuais, como no caso da Amazônia", diz Andrei Roman, do Atlas Político. Para o cientista político, ainda é cedo para saber se essas questões, como meio ambiente ou a escolha do filho para embaixada, tem potencial para minar seu apoio de forma mais significativa no médio prazo.

Mensagens publicadas pelo 'The Intercept' e outros veículos

Como em junho, o Atlas Político também perguntou se os entrevistados tomaram conhecimento das publicações do The Intercept com mensagens entre os procuradores da Operação Lava Jato e o então juiz Sergio Moro: 78,6% disseram saber sobre o tema. O ministro da Justiça, aliás, segue como o político mais popular do país (com 51,1% de imagem positiva), ainda que a imagem negativa tenha tido leve alta (40,8%). Há um empate entre os que consideram que Moro cometeu abusos no caso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (44,4%), condenado por ele, e os que não creem nisso (43,8%). A maioria (55,3%), no entanto, considera que é "incorreto" que um juiz converse de forma privada com uma das partes do processo, como aparece nas mensagens.

Para 45,6%, os jornalistas que divulgaram as mensagens não devem ter nenhum tipo de punição.   Ante as insinuações e ameaças do presidente Jair Bolsonaro contra o jornalista Glenn Greenwald, fundador do The Intercept, 47,8% são contra a deportação do jornalista, contra 27,9% que são a favor.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_