_
_
_
_
_
Tribuna
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

Imagens de indígenas isolados, um alerta para o mundo

É certamente desconfortável ver alguém que não sabe que está sendo filmado. Mas a divulgação desse filme ajuda a salvar vidas

Esta filmagem foi exibida no Fantástico e faz parte do curta-metragem 'Ka’a Zar Ukize Wà – Os Donos da Floresta em Perigo', um grito de socorro para a grave situação dos indígenas isolados Awá, que compartilham a Terra Indígena Arariboia com seus parentes Guajajara. O curta-metragem foi produzido pela Mídia Índia em colaboração com o Instituto Catitu e Instituto Socioambiental (ISA).Vídeo: Mídia Índia
Mais informações
Mortes recentes de índios isolados trazem à tona velhos traumas do contato
Por que há uma centena de povos que querem seguir isolados?

O homem na floresta não sabe que ele está sendo filmado. Ele não sabe que há uma câmera nas árvores seguindo cada movimento dele. Ele não sabe que em breve seu rosto estará na capa dos jornais e que esta filmagem será compartilhada em canais de mídia social em todo o mundo. De alguma forma parece errado que esse homem não saiba disso, não tenha pedido e não tenha consentido. De repente, ele vê a câmera e foge o mais rápido possível.

Observar as pessoas dessa forma parece completamente desagradável mas, neste exemplo muito singular, esta filmagem ajudará a salvar a vida deste homem e a vida de outros como ele. Ele é do povo indígena Awá, e sua família optou por permanecer isolada, evitando qualquer interação com o resto da sociedade.

Existem mais de cem povos indígenas isolados ao redor do mundo e eles são as pessoas mais vulneráveis do planeta. Eles não têm resistência a doenças comuns como a gripe e o sarampo, e populações inteiras estão sendo eliminadas por invasores violentos que querem roubar suas terras e seus recursos. Todos os povos indígenas isolados enfrentam uma catástrofe, a menos que suas terras sejam protegidas.

As imagens desse indígena isolado Awá foram filmadas por um grupo do povo vizinho, os Guajajara, que estão protegendo a floresta em que esses dois povos vivem. Sua floresta está sendo rapidamente destruída, e os Guajajara regularmente patrulham a floresta para monitorar invasões e expulsar madeireiros. Muitos deles recebem ameaças de morte, e alguns foram assassinados: os Guajajara calculam que cerca de 80 indígenas do seu povo foram mortos na área desde 2000.

Edivan Guajajara, da Mídia Índia, associação de cineastas indígenas que divulgou as filmagens, afirmou: “Os povos Guajajara e Awá vivem sob as ameaças constantes de invasores. O governo brasileiro não cumpre seu dever de proteger. Indígenas Guajajara são assassinados por defenderem a sua casa, a sua terra e o seu povo. Só queremos viver em paz, sem desmatamento, sem invasão. Queremos apenas que os nossos direitos sejam respeitados. Por isso estamos pedindo socorro.”

A divulgação de imagens é comprovadamente uma das melhores maneiras de obter essa ajuda.

A Survival International está lutando globalmente para parar o genocídio dos povos indígenas isolados e, em colaboração com organizações indígenas, lançou várias imagens deles. As filmagens e a cobertura da mídia funcionam melhor do que qualquer outra coisa para aumentar a conscientização e a preocupação do público com os indígenas isolados. Isso significa que essas pessoas altamente vulneráveis têm mais probabilidade de ter suas terras protegidas de invasores para que possam viver como escolherem.

Imagens como essas são um alerta para o mundo: elas estimulam as pessoas a apoiar os povos indígenas isolados e a responsabilizar governos e grandes empresas que roubam suas terras e acabam com suas vidas. É certamente desconfortável ver alguém que não sabe que está sendo filmado. Mas o fato de que a divulgação desse filme ajuda a salvar vidas, até mesmo povos inteiros, supera as preocupações com a privacidade. Erisvan Guajajara, também da Mídia Índia, explica:

“A gente não tinha autorização para gravar, mas a gente sabe da importância de usar essa imagem do Awá porque se a gente não divulgar isso para o mundo eles vão acabar sendo assassinados pelos madeireiros. Há uma necessidade de estar mostrando que eles existem e que estão correndo risco de vida. Por isso, estamos usando essa imagem para pedir socorro pra que as autoridades possam proteger a vida de nossos parentes que não querem contato.”

Jessica Franklin é porta-voz da Survival International.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_