_
_
_
_
_

Irã viola acordo e diz que excedeu o limite de urânio enriquecido

Se confirmado por inspetores da ONU, país teria violado o acordo nuclear assinado em 2015

Ángeles Espinosa
Reator da usina nuclear iraniana de Busher, a 1.200 quilômetros de Teerã.
Reator da usina nuclear iraniana de Busher, a 1.200 quilômetros de Teerã.MAJID ASGARIPOUR (AFP)

O Irã superou o limite de urânio de baixo enriquecimento (UF6) que tem permissão para armazenar pelo acordo nuclear assinado em 2015, segundo anunciou nesta segunda-feira o ministro de Relações Exteriores iraniano, Mohammad Javad Zarif, citado pela mídia do país. Se os inspetores da ONU confirmarem que isso ocorreu de fato, o Irã teria violado o Plano Integral de Ação Conjunta (PIAC, o nome oficial do pacto). A medida, que Teerã apresenta como uma resposta à retirada unilateral do acordo por parte dos EUA no ano passado, posiciona a República Islâmica no caminho de poder avançar para a fabricação de uma bomba atômica, exatamente o que o acordo tentava evitar.

Mais informações
Presidente do Irã diz que a Casa Branca tem “atraso mental”
Trump impõe sanções ao líder supremo do Irã em plena escalada de tensão

Um porta-voz iraniano já havia antecipado em meados de junho que o país ultrapassaria o limite de 300 quilos de UF6 até o final do mês. O resultado dessa atitude deixa evidente a gravidade da violação do pacto. Uma vez infringido, o Irã anunciou que a partir de 6 de julho começará a enriquecer urânio acima do 3,67% que se comprometeu a respeitar no PIAC. O objetivo desses limites era afastar a suspeita de que seu programa nuclear civil escondia um objetivo militar, algo que o Governo iraniano sempre negou, mas que seus vizinhos árabes e os EUA receiam.

"Depois de medir o material enriquecido na quarta-feira passada, os inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) voltaram a pesá-lo e [afirmaram] as reservas tinham ultrapassado os 300 quilos", disse uma fonte anônima à agência iraniana Fars, pouco antes de Zarif fazer o anúncio oficial. A AIEA ainda não emitiu uma declaração a respeito.

Durante a verificação na quarta-feira, suas reservas estavam no limite, sem excedê-lo. Tinha 200 quilos de urânio, sendo o máximo 202,8 quilos –equivalentes a 300 quilos de urânio pouco enriquecido (UF6)–, de acordo com informações vazadas por fontes diplomáticas à Reuters. Considerando que as instalações que o Irã manteve após o PIAC enriquecem a um ritmo aproximado de um quilo por dia, a transgressão era esperada a qualquer momento do fim de semana.

O Irã demorou para dar esse passo até a reunião que manteve na sexta-feira em Viena com os demais países signatários do acordo (China, Rússia, Reino Unido, França e Alemanha). Na saída, o representante iraniano, Abbas Araghchi, deixou claro que as propostas que os europeus lhe apresentaram para contornar as sanções dos EUA estavam longe das expectativas do Governo iraniano.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_