Brasil supera fantasma paraguaio nos pênaltis e pega a Argentina na semifinal

Depois do 0 a 0 no tempo normal, brasileiros fazem 4 a 3 nas cobranças de pênalti e voltam à fase decisiva do torneio sul-americano depois de 12 anos

Brasileiros comemoram classificação brasileira na Arena do Grêmio.
Brasileiros comemoram classificação brasileira na Arena do Grêmio.NATACHA PISARENKO (AP)
Mais informações

O Brasil superou nos pênaltis o Paraguai nesta quinta-feira, na Arena do Grêmio, depois de empatar por 0 a 0 no tempo normal e está classificado para a semifinal da Copa América 2019. A seleção insistiu muito dentro de campo mas, mesmo com um a mais no segundo tempo, não marcou no goleiro Gatito, que teve grande atuação. Nas penalidades, apenas Roberto Firmino perdeu para os brasileiros, enquanto Gustavo Gomez e Derlis Gonzalez erraram do lado paraguaio. Coube a Gabriel Jesus bater o pênalti da classificação. Com a vitória, o Brasil afasta o fantasma do Paraguai, uma vez que foi eliminado pelo adversário nos pênaltis nas quartas de final das Copas América de 2011 e 2015, e pegará a Argentina, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, na terça-feira.

Os brasileiros chegaram a quase 70% de posse de bola na primeira etapa e marcaram presença no campo de defesa paraguaio, mas só incomodaram o goleiro Gatito com dois chutes fracos de Firmino e Philippe Coutinho. O Paraguai, por outro lado, exigiu uma excelente defesa de Alisson finalização à queima roupa de Derlis Gonzalez. O restante do primeiro tempo foi marcado por muitas faltas, que resultaram em três cartões amarelos para a equipe paraguaia.

O Brasil voltou melhor na etapa final, encurralando os paraguaios. A pressão aumentou quando, aos 12 minutos, o árbitro marcou pênalti de Balbuena em Roberto Firmino mas, após consultar o VAR, viu que a falta foi fora da área e, como a chance era clara de gol, expulsou o zagueiro paraguaio. O Brasil pressionou e Tite mexeu, colocando quatro atacantes em campo, além de Coutinho e Paquetá no meio-campo. Boas chances caíram nos pés de Everton, Arthur, Coutinho e Gabriel Jesus, mas todos erram o alvo. Nos acréscimos, Willian tabelou com Firmino e chutou com a canhota, acertando a trave. Depois do 0 a 0 persistir até o fim do segundo tempo, a vaga foi decidida nos pênaltis.

Pressionada pelo retrospecto contra o Paraguai, a seleção ficou mais aliviada quando Gomez parou em Alisson logo na primeira cobrança da disputa. Na sequência, Willian, Almirón, Marquinhos, Valdez, Coutinho e Rojas converteram até Firmino chutar para fora o quarto pênalti brasileiro. Para a sorte do atacante, Derlis Gonzalez também errou o gol na cobrança seguinte. Gabriel Jesus fechou as penalidades deslocando Gatito e classificando a seleção brasileira para as semifinais, fase que o Brasil não frequenta na Copa América desde a edição de 2007.

Veja como contamos Brasil x Paraguai

Diogo Magri
Encerramos por aqui a cobertura de Brasil 0 (4) x (3) 0 Paraguai, na Arena do Grêmio, pelas quartas de final da Copa América. Obrigado pela companhia e até a próxima!
Diogo Magri
Diogo Magri
O Brasil aguarda o vencedor de Venezuela x Argentina para saber quem será o adversário da semifinal, no Mineirão. A partida acontece nesta sexta-feira, às 16h, no Maracanã. Colômbia x Chile, também pelas quartas, se enfrentam na Arena Corinthians às 20h.
Diogo Magri
Diogo Magri
"A Argentina tem muito talento individual. E o melhor do mundo. O Messi é inquestionável", respondeu Tite sobre o provável próximo adversário. "Respeitamos muito a Venezuela e nos prepararemos para o próximo adversário", completou Cléber.
Diogo Magri
Diogo Magri
Cleber Xavier diz que a seleção treinou em dois dias com cada atleta batendo três pênaltis de cada. As estatísticas retiradas dessas cobranças, somadas à confiança e estado físico do momento, decidiram os cinco que irão bater. "Na hora, jogamos os nomes e eles se posicionam".
Diogo Magri
Diogo Magri
"É absurdo em [futebol de] alto nível ter esse gramado para jogar. Alto nível não concebe em qualquer lugar esse tipo de grama. O cara tem que tocar três vezes na bola para conseguir dominar", reclama o treinador.
Diogo Magri
Diogo Magri
"Queria que tivéssemos um acerto maior de passes, mesmo com esse gramado", afirma Tite na primeira resposta da entrevista coletiva, dando ênfase ao estado ruim da grama na Arena do Grêmio.
Diogo Magri
Diogo Magri
O goleiro paraguaio foi eleito o melhor em campo.
Diogo Magri
Diogo Magri
As estatísticas de Brasil 0 (4) x (3) 0 Paraguai.
Diogo Magri
Diogo Magri
Durante o tempo normal, Gatito teve uma ótima atuação. No entanto, o goleiro do Botafogo não conseguiu defender nenhuma cobrança nas penalidades. Depois de cair para o Paraguai nos pênaltis nas quartas das Copas América de 2011 e 2015, desta vez deu Brasil.
Diogo Magri
Diogo Magri
Que sufoco! Depois de não conseguir furar o bloqueio paraguaio por 90 minutos, o Brasil decidiu a vaga nos pênaltis e, desta vez, saiu vitorioso. Gustavo Gomez e Derlis Gonzalez perderam para os paraguaios, enquanto apenas Roberto Firmino chutou para fora no time brasileiro.
Diogo Magri
Diogo Magri
GOOOOOOOOL DO BRASIL! GABRIEL JESUS CLASSIFICA A SELEÇÃO PARA A SEMIFINAL!
Diogo Magri
Diogo Magri
Vem Gabriel Jesus! Se fizer, o Brasil está classificado!
Diogo Magri
Diogo Magri
DERLIS GONZALEZ ERROU! Ele também deslocou Alisson, mas mandou para fora!
Diogo Magri
Diogo Magri
Derlis Gonzalez vem para a última paraguaia.
Diogo Magri
Diogo Magri
PRA FORA! Firmino desloca Gatito, mas erra o quarto pênalti e segue 3 a 3.
Diogo Magri
Diogo Magri
Roberto Firmino é o quarto brasileiro.
Diogo Magri
Diogo Magri
GOL DO PARAGUAI! Rojas chuta no alto, sem chances para Alisson. 3 a 3.
Diogo Magri
Diogo Magri
Rojas vem para a bola.
Diogo Magri
Diogo Magri
GOL DO BRASIL! Coutinho bate no cantinho direito. Gatito até vai nela, mas de novo não alcança. 3 a 2!
Diogo Magri
Diogo Magri
Philippe Coutinho é o próximo.
Diogo Magri
Regras

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
Logo elpais

Você não pode ler mais textos gratuitos este mês.

Assine para continuar lendo

Aproveite o acesso ilimitado com a sua assinatura

ASSINAR

Já sou assinante

Se quiser acompanhar todas as notícias sem limite, assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$
Assine agora
Siga-nos em: