Brasil desencanta na Copa América, goleia o Peru e se classifica em primeiro lugar

Na primeira atuação convincente da seleção no torneio, Casemiro, Firmino, Everton, Daniel Alves e Willian marcaram os gols da vitória por 5 a 0 em São Paulo

Seleção comemora o terceiro gol, marcado por Everton.
Seleção comemora o terceiro gol, marcado por Everton.Victor R. Caivano (AP)
Diogo Magri
Mais informações
Os voos de Paolo Guerrero, um herói corintiano em busca da consagração
Didi, ídolo para os brasileiros e deus para os peruanos

O Brasil goleou o Peru por 5 a 0 neste sábado, na Arena Corinthians, em São Paulo, e fechou a primeira fase da Copa América 2019 na liderança do grupo A. Na primeira atuação convincente da seleção dentro do torneio, CasemiroRoberto Firmino e Everton abriram 3 a 0 já na primeira etapa; depois, Daniel Alves e Willian fecharam o placar na etapa final. Gabriel Jesus ainda perdeu um pênalti nos acréscimos. O Brasil espera o fim da primeira fase, que só acontece na noite da segunda-feira (24), para descobrir o adversário do jogo pelas quartas de final que acontece na quinta-feira seguinte (27), em Porto Alegre.

Diferente das primeiras partidas no grupo, a seleção começou o primeiro tempo empolgando o público presente e partindo para cima do adversário. Everton e Gabriel Jesus, que entraram como novidades no setor ofensivo, deram uma mobilidade maior ao ataque brasileiro. Aos 12 minutos, Philippe Coutinho cobrou escanteio, Thiago Silva desviou e Casemiro precisou tocar duas vezes na bola de cabeça para abrir o placar. Cinco minutos depois, Roberto Firmino foi apertar a saída de bola peruana e bloqueou o chute do goleiro Gallese; a bola encobriu o peruano, tocou na trave e voltou nos pés de Firmino, que ainda driblou Gallese antes de empurrar para o fundo das redes. O Brasil ainda fez o terceiro na etapa inicial: Everton recebeu a bola pela esquerda, cortou Advíncula e bateu firme, no cantinho do goleiro, sem chances de defesa. Enfim, a primeira atuação convincente da equipe de Tite nos 45 minutos iniciais pela Copa América.

No segundo tempo, o Brasil continuou na mesma toada, chegando a 70% de posse de bola e não deixando os peruanos passarem do meio-campo. Aos nove minutos, Daniel Alves tabelou com Arthur e com Firmino antes de invadir a área e, na cara do goleiro, chutar alto e transformar o 3 a 0 em goleada. No final, quase nos acréscimos, Willian, que entrou no lugar de Coutinho, recebeu a bola pela esquerda após escanteio curto e acertou uma finalização na bochecha da rede de Gallese, fechando em 5 a 0. Ainda deu tempo de Gabriel Jesus desperdiçar um pênalti que ele mesmo sofreu. O goleiro peruano fez a falta no atacante dentro da área, mas se recuperou ao defender a cobrança do camisa 9. O Peru, que ficou com quatro pontos, acabou ultrapassado pela Venezuela no grupo A, mas deve se classificar como um dos terceiro colocados para as quartas de final da Copa América.

Veja como contamos Brasil x Peru:

Diogo Magri
Encerramos por aqui a cobertura de Brasil 5 x 0 Peru, pela terceira rodada do grupo A da Copa América, em São Paulo. Obrigado pela companhia e até a próxima!
Diogo Magri
Diogo Magri
O Brasil aguarda agora o fim da primeira fase para saber seu adversário nas quartas de final. No entanto, já se sabe que a seleção jogará na próxima quinta-feira, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
Diogo Magri
Diogo Magri
"O grande perigo de não ter feito o gol no último jogo era querer fazer gol de todo jeito hoje. Aí tudo perde consistência e organização", diz o treinador.
Diogo Magri
Diogo Magri
"As mudanças nesses campeonatos têm que ser mais rápidas", afirma Tite, dizendo que aprendeu com a teimosia durante a Copa do Mundo. "O Firmino ficou chateado quando a bola bateu nele e ele tava impedido [contra a Venezuela], mas ele tem confiança e tem mais para dar".
Diogo Magri
Diogo Magri
"O gol da Willian foi uma jogada ensaiada", revela o auxiliar Cleber Xavier. O camisa 10 marcou um lindo gol após cobrança de escanteio curto.
Diogo Magri
Diogo Magri
Tite: "O que queremos é um futebol bonito. Não tô aqui para confrontar a opinião de vocês [imprensa]. Queremos fazer as coisas melhor, mas às vezes não dá. Tem que ter fé com o trabalho executado".
Diogo Magri
Diogo Magri
Tite atribui à qualidade do campo da Arena Corinthians o desempenho do Brasil no que diz respeito à precisão e eficiência dos passes da seleção brasileira no jogo de hoje.
Diogo Magri
Diogo Magri
"Os cartões têm que ser dados em equidade. Tem que ser igual para todos. Aquele lá era [para ser] expulso", reclama o treinador do lance em que Everton tomou um carrinho por trás no segundo tempo.
Diogo Magri
Diogo Magri
"Quando tu faz o gol inicial, o adversário tem que propor jogo e abrir espaços. Teve esse componente", admite o treinador. "Hoje teve precisão na finalização. Foi um grande jogo".
Diogo Magri
Diogo Magri
Tite inicia a entrevista coletiva na Arena Corinthians.
Diogo Magri
Diogo Magri
Apesar do primeiro gol na carreira pela seleção, Casemiro levou um cartão amarelo e está suspenso para a partida das quartas de final. Fernandinho se recupera de lesão e, se não estiver disponível, Allan deve ficar com a vaga.
Diogo Magri
Diogo Magri
Ajudado pelas entradas de Gabriel Jesus e Everton, Firmino também teve uma atuação muito melhor, com gol e assistência. O gol, em particular, pressionando o goleiro adversário e demonstrando frieza na hora de finalizar. Foto: AP
Diogo Magri
Diogo Magri
Não à toa, o Cebolinha foi eleito o melhor jogador da partida.
Diogo Magri
Diogo Magri
Apesar de pedido por todos, Everton ainda surpreendeu como titular da seleção. Aos 23 anos, o gremista deu outra cara ao ataque brasileiro como ponta-esquerda, sendo fundamental - junto com os dois gols no início - para a ótima atuação brasileira. Foto: AP
Diogo Magri
Diogo Magri
Com a derrota para o Brasil e a vitória da Venezuela sobre a Bolívia (3 a 1 ), a seleção do Peru termina em terceiro lugar no grupo A. O time de Guerrero precisa esperar o fim da fase de grupos pasa saber se jogará nas quartas de final. Foto: AP
Diogo Magri
Diogo Magri
As estatísticas da goleada brasileira na Arena Corinthians.
Diogo Magri
Diogo Magri
A primeira grande atuação do Brasil na Copa América. Casemiro, Firmino e Everton fizeram os gols no primeiro tempo, e Daniel e Willian fecharam na segunda etapa.
Diogo Magri
Diogo Magri
Fim de jogo! O Brasil goleia o Peru por 5 a 0 e fecha a primeira fase da competição na liderança do grupo.
Diogo Magri
Diogo Magri
48 minutos. GALLESE PEGOU! Gabriel Jesus bateu no canto direito, mas o peruano voou para espalmar o chute do camisa 9.
Diogo Magri
Diogo Magri
46 minutos. Gabriel Jesus invade a área em ótima jogada e, na hora de passar pelo goleiro, foi tocado pelo peruano! Árbitro apontou a penalidade.
Diogo Magri

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS