_
_
_
_
_

Bachelet conclui visita à Venezuela com pedido de libertação de presos políticos e diálogo

Alta comissária da ONU para os Direitos Humanos pede a libertação dos presos políticos e consegue a permanência de dois delegados no país

Michelle Bachelet com Juan Guaidó durante sua visita à Assembleia Nacional da Venezuela.
Michelle Bachelet com Juan Guaidó durante sua visita à Assembleia Nacional da Venezuela.CRISTIAN HERNANDEZ (AFP)

A alta comissária de Direitos Humanos da ONU, Michelle Bachelet, pediu nesta sexta-feira ao Governo de Nicolás Maduro e à oposição venezuelana que retomem as negociações como mecanismo para solucionar a atual crise. “Apelei aos líderes políticos para que participem do diálogo construído pela Noruega”, disse a ex-presidenta chilena antes de embarcar no aeroporto internacional Simón Bolívar, em Caracas.

Sua visita de três dias termina com um acordo com o regime para estabelecer a presença permanente no país de dois delegados do Alto-Comissariado de Direitos Humanos, a fim de monitorar a situação e prestar assessoria técnica. Bachelet se mostrou comovida com a situação dos presos políticos e pediu sua soltura, mas também destacou sua preocupação com os efeitos das sanções norte-americanas sobre a indústria petroleira da Venezuela. “Foi profundamente doloroso escutar o desejo das vítimas dos familiares por obter justiça perante graves violações dos direitos humanos, e de vítimas da violência política por serem partidários do regime (…). Temos o compromisso do Governo de levar a cabo rapidamente uma avaliação da Comissão Nacional da Tortura e de avaliar os principais obstáculos no acesso à Justiça no país”, detalhou.

Mais informações
Venezuela lança novas cédulas por causa da hiperinflação
Brasil, México e Venezuela puxam a alta dos homicídios globais
Canadá suspende as operações diplomáticas de sua embaixada na Venezuela

Em sua meteórica inspeção, tentou escutar diferentes vozes. Cada setor da sociedade tinha um lamento. Em diversas áreas da capital e em algumas cidades do interior houve manifestações de médicos e pacientes para visibilizar a crise da saúde; dos filhos de presos políticos que clamaram por liberdade para seus pais; de professores desesperados com a decadência da educação; de jovens denunciando o gigantesco êxodo de venezuelanos; e de jornalistas rechaçando a censura do regime, entre outras reclamações. Ao todo, foram 31 protestos motivados pela visita, segundo a ONG Observatório Venezuelano do Conflito Social (OVCS). Apenas uma foi atacada por grupos para-policiais, conhecidos como coletivos, porque o resto transcorreu em calma. Marco Ponce, diretor do OVCS, diz que essa é uma situação atípica, porque geralmente os manifestantes são agredidos pelos corpos de segurança governamentais e por civis armados. “Somente em 2019, 61 pessoas foram assassinadas durante protestos, enquanto outras seis foram vítimas de execuções extrajudiciais por organizá-los. Acreditamos que não houve repressão por causa da presença de Bachelet”, afirma.

Os jornalistas que cobrem a Assembleia Nacional puderam entrar com facilidade no Palácio Federal Legislativo, sem o usual assédio de seguidores do chavismo e militares. “Conseguimos entrar porque você está na Venezuela, porque a ditadura veste pele de cordeiro devido à visita da alta comissária”, disse Juan Guaidó, chefe do Parlamento e reconhecido por diversos países como presidente interino do país. Antes das declarações de Bachelet, ele já havia antecipado que ela pediria a libertação dos presos políticos e que duas pessoas da sua equipe permanecerão no país para monitorar denúncias. Nos dias anteriores e durante a visita foram soltos quase 30 pessoas detidas por discordar do regime chavista, e segundo a ONG Fórum Penal restam 687 nas prisões.

Maduro quis mostrar uma faceta afável à convidada. O líder chavista, considerado um presidente ilegítimo por meia centena de países, disse que esperava a visita com “grande expectativa” e que assumiria com “serenidade” as “recomendações, propostas de alto nível profissional, de alto nível humano, para que a Venezuela melhore”.

A alta comissária da ONU pretendia escutar “todas as vozes” da crise venezuelana. Seu propósito foi “trabalhar com todos os atores para promover” e proteger os direitos humanos. Não é uma crise desconhecida. Seu escritório já elaborou dois relatórios sobre o tema, em 2017 e 2018. Em março, fez um informe oral que evidenciou sua preocupação com a redução do “espaço democrático”. No próximo 5 de julho apresentará um documento com suas conclusões.

As reuniões com homens do regime incomodaram os opositores. “Ela deve saber que está reunida com um criminoso (Tarek William Saab, procurador-geral) que usurpa um cargo público. É por esse personagem que hoje o Ministério Público não garante os direitos humanos dos venezuelanos, mas sim persegue a dissidência e encobre crimes contra a humanidade”, afirmou Luisa Ortega Díaz, procuradora-geral destituída pela Constituinte e que partiu para o exílio após se opor à repressão nos protestos antigovernamentais de 2017.

Sempre que comentaram a visita da diplomata, os porta-vozes do governismo salientaram que ela foi possível graças ao “convite” de Maduro, mencionaram as supostas bondades do socialismo chavista e solicitaram o fim das sanções norte-americanas. Jorge Arreaza, ministro das Relações Exteriores, disse apresentou “o modelo de proteção social e de garantia dos direitos humanos” vigente desde 1999. Os meios de comunicação, afins ao Governo, redobraram sua propaganda em favor da revolução.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_