_
_
_
_
_

Como saber o que o seu Instagram sabe sobre você

A rede social tenta personalizar seus anúncios, mas nem sempre funciona

O Instagram compartilha informações com o Facebook na hora de decidir quais anúncios mostrar para você.
O Instagram compartilha informações com o Facebook na hora de decidir quais anúncios mostrar para você.Getty Images

Você pode alguma vez ter se perguntado no que o Instagram se baseia para decidir que anúncios te mostra. O jornalista norte-americano Eric Ginsburg explicou em sua conta como descobrir isso:

"Novo jogo! — diz o seu tuíte — 1. Na sua conta do Instagram, clique em Configurações >Segurança>Acessar dados>Anúncios. 2. Ria de quão distante da realidade estão os resultados. 3. Compartilhe os mais ridículos abaixo. Entre os meus favoritos estão plástico, emoção, mulher e algo chamado netmums, que é um site britânico voltado para pais e mães.

Por este caminho você pode checar s informações sobre seus interesses, que o Instagram usa para decidir os anúncios que te mostra
Por este caminho você pode checar s informações sobre seus interesses, que o Instagram usa para decidir os anúncios que te mostra

Sua mensagem recebeu mais de 1.400 respostas, muitas delas de pessoas que compartilharam os resultados. Outros fizeram isso usando a tag #instagramads.

'Cochilo'.

Adoro as comunidades autônomas da Espanha.

Os selaquimorfos são os tubarões.

E como o Instagram sabe (ou acredita saber) que essas são as suas preferências? É o que diz em seu site: "Usaremos as informações de sua atividade no Instagram e no Facebook (nossa empresa matriz) e em sites e aplicativos de terceiros que você usa. Por exemplo, é possível que você veja anúncios com base nas pessoas que você segue e no conteúdo de que você gosta no Instagram, suas informações e interesses no Facebook (se você tiver uma conta no Facebook) e os sites e aplicativos que você acessa." Ou seja, segue seu rastro de "curtidas" e comentários, com o objetivo de oferecer a possibilidade de fazer publicidade o mais segmentada possível. Você tem uma empresa de farinha? Então pode anunciar no Instagram e encontrar seu público.

Embora Ginsburg não mencione isto, no Facebook também podemos ver o que a empresa acha que nos interessa: você tem que clicar em Configurações>Anúncios>Seus interesses. Lá, eles podem ser divididos em várias categorias, como "notícias e entretenimento", "viagens, lugares e eventos" ou "passatempos e atividades". Vamos ver abaixo os resultados desta pesquisa no caso de uma pessoa da Redação de Verne:

A rede social explica que "os interesses são determinados de acordo com sua atividade no Facebook, como a sua interação com páginas e anúncios específicos".

O que às vezes também dá resultados que seguem uma lógica muito particular. No exemplo da imagem, a conta mostra interesse pelo "magma". Sim, pelas rochas fundidas no interior do planeta. Este perfil (que permanecerá anônimo) segue a associação de cômicos da Elche Magma Comedy. Nós não encontramos uma explicação para o suposto amor pelos galos. Como você pode ver, os algoritmos ainda não são tão inteligentes como às vezes tememos.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_