_
_
_
_
_
Tribuna
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

Diversidade nas estatais, um imperativo econômico

Ainda que a pauta de costumes tenha sido essencial para a eleição de Bolsonaro, ela não pode se sobrepor a escolhas feitas com embasamento técnico, que visam a conquistar novo mercado consumidor

Presidente Jair Bolsonaro e ministro da Economia, Paulo Guedes, durante cerimônia no Palácio da Alvorada.
Presidente Jair Bolsonaro e ministro da Economia, Paulo Guedes, durante cerimônia no Palácio da Alvorada.EVARISTO SA (AFP)
Mais informações
Desaprovação do Governo Bolsonaro supera aprovação pela primeira vez, mostra pesquisa Atlas Político
Brasil de Bolsonaro retoma vocabulário da crise: manifestação, depressão econômica, impeachment
“Bolsonaro não tem inteligência política, ou a estratégia é confrontar as instituições?”

A lua de mel do presidente Jair Bolsonaro com o mercado cada vez mais parece um pesadelo. Quando ele se candidatou, representantes do mercado se preocuparam com sua atuação parlamentar. Bolsonaro já foi contra a reforma da Previdência e a favor da participação obrigatória da Petrobrás em campos de pré-sal, além de votar consistentemente a favor de pautas corporativas.

Contudo, sua campanha defendeu o liberalismo econômico para se distinguir da política econômica petista, vista como causadora da atual crise. Defendeu a privatização de estatais, a reforma da previdência e a menor interferência do Estado na economia. Também foi contra o “uso político” das empresas públicas. O fiador deste discurso foi e continua sendo o Ministro da Economia, Paulo Guedes, nome bem-visto ao menos no mercado financeiro.

A polarização do cenário político e conflitos sobre a pauta de costumes não respingaram na análise econômica. No primeiro pregão de 2019, o Ibovespa bateu a máxima histórica, acima dos 91.000 pontos. No mesmo dia, o dólar comercial teve forte queda. Tudo isso motivado, sobretudo, pela perspectiva da rápida aprovação da reforma da previdência pelo governo recém empossado, que em tese pouparia mais de 1 trilhão de reais em dez anos.

Mas abril reservou algumas surpresas a quem deu um voto de confiança ao presidente. O mês começou com a notícia de que ele mandara a Petrobrás voltar atrás em um aumento do preço do diesel, atendendo reivindicação de um dos setores mais relevantes de sua base: os caminhoneiros. Pareceu a volta do controle de preços de combustíveis, adotado por Dilma para segurar a inflação. O resultado foi a perda de valor de mercado da estatal em R$ 32,4 bilhões.

Guedes determinou a volta dos reajustes e apagou o incêndio, garantindo que ele não se repetiria. Não foi o que aconteceu. Na última semana duas atitudes do presidente em relação ao Banco do Brasil chamaram a atenção. Bolsonaro pediu ao presidente do BB, Rubem Novaes, a redução dos juros do crédito para o setor agropecuário. As ações do BB, então em alta, caíram 1,82% no dia, e puxaram para baixo o desempenho de outros bancos, como o Bradesco e o Itaú.

Dessa vez quem pegou o extintor foi o porta-voz do governo, Otávio Rêgo Barros, afirmando que o governo não interferiria na empresa. Todavia, na mesma semana, Bolsonaro telefonou a Novaes pedindo a retirada do ar de peça publicitária protagonizada por jovens negros e LGBTs e a demissão do diretor de marketing responsável pela criação. O pedido foi prontamente atendido.

A notícia gerou críticas nas redes sociais por parte de quem se coloca a favor da maior representatividade de grupos minoritários. Muitos afirmaram que jamais abririam uma conta no banco ou que cancelariam as que tinham. O mercado, no entanto, parece não ter se preocupado, vendo a discussão como apenas mais um dos embates “culturais” entre esquerda e direita. Não deveria.

A decisão publicitária de aderir à pauta da diversidade foi meramente técnica. Sua peça divulgava um novo produto financeiro, uma conta virtual. O objetivo era conquistar uma fatia significativa de mercado: jovens que têm abandonado os bancos tradicionais em prol das fintechs como Nubank, Neon e Inter, que investem pesado em marketing focado em jovens. Paródia de um meme, a peça publicitária era certeira para seu público-alvo.

A interferência do presidente atenta contra a governança do BB. Sua decisão não se baseia na preocupação com a marca do banco ou com o lucro dos acionistas. O Ministério Público pediu ao TCU que investigue o episódio, e afirmou ter havido “excesso de interferência, com possíveis prejuízos materiais ao Banco do Brasil, à sua imagem mercadológica e aos acionistas minoritários”. Alega-se ainda lesão à Lei das Estatais e abuso de poder.

Pode-se discutir como a atitude do presidente afronta o princípio da igualdade, positivado em nossa Constituição. Mas nem é necessário ir tão longe. O BB é uma empresa com ações em bolsa, com finalidade de lucro. Acionistas investem para receber dividendos. Ainda que a pauta de costumes tenha sido essencial para a eleição de Bolsonaro, ela não pode se sobrepor a escolhas feitas com embasamento técnico, que visam a conquistar novo mercado consumidor.

Não foi a primeira vez que Bolsonaro foi contra uma política do tipo. Nesse ano, ele também criticou a obrigatoriedade para os funcionários do BB de um curso de prevenção ao assédio sexual. Ou seja, o presidente se coloca contra relevante medida de compliance, pois assédio é crime tipificado no Código Penal, e as ações judiciais do tipo cresceram 200% nos últimos três anos.

Além disso, investir em diversidade é lucrativo, tanto no âmbito interno quanto nas relações das companhias com stakeholders. Estudos mostram que empresas que investem em diversidade têm maior valor de mercado e distribuem mais dividendos a seus acionistas. O compromisso com a diversidade também atrai e retém talentos, e é senso comum que as pessoas são o ativo mais relevante de qualquer organização.

As gestões anteriores do BB entenderam a importância do tema. Em nosso estudo “Índice de Sustentabilidade Social” (FGV-GPDG), em que foram observadas todas as empresas constantes do Ibovespa, o banco ficou duas vezes em 1º lugar em políticas de diversidade e sustentabilidade social entre 2012 e 2016. Comprovando que, longe de aparelhamento ideológico, trata-se de boa prática de governança e tendência de mercado. A liderança nos outros anos ficou com o Itaú, um banco privado.

O mesmo estudo indica aumento de 20% na adoção dessas políticas por participantes do Ibovespa nos últimos 5 anos. São, portanto, medidas que fomentam a competitividade e a atração de investimentos. O presidente venceu a eleição com pautas conservadoras. Faz sentido que queira implementá-las desde que nos setores e instâncias cabíveis. Mas ao se tornar seu refém, sacrifica a promessa do fim da ingerência nas estatais e abusa das prerrogativas de seu cargo. Resta saber quem apagará os próximos incêndios.

Lígia Pinto Sica é doutora em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo (2009), coordenadora do Centro de Pesquisa em Direito, Gênero e Identidade (GPDG-FGV), pesquisadora sênior no Núcleo de Direito dos Negócios e professora na FGV Direito SP.

Heloísa Bianquini é pesquisadora do Centro de Pesquisa em Direito, Gênero e Identidade e do Núcleo de Direito dos Negócios da FGV Direito SP e mestranda em Sociologia do Direito na USP. Estudante de licence da Université de Saint-Étienne.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_