_
_
_
_
_

As escolhas do EL PAÍS para a Virada Cultural 2019

Evento que acontece neste final de semana traz estrelas como Caetano Veloso, Anitta e Pabllo Vittar, além de novos nomes como Baco Exu do Blues, Luedji Luna e Mulamba

Baco Exu do Blues no Coala Festival.
Baco Exu do Blues no Coala Festival.Natalia Arjones (Divulgação/Coala Festival)

Nos dias 18 e 19 de maio (sábado e domingo), São Paulo ferve com a quinta edição da Virada Cultural, que, com 24 horas de programação ininterrupta, apresentará cerca de 1200 atrações —entre shows, obras teatrais e performances— em 60 palcos em toda a cidade. A programação deste ano mescla nomes super tradicionais da música popular brasileira, como Caetano Veloso e Elba Ramalho, com as rainhas do pop nacional, Anitta e Pabllo Vittar. Mas também rap, hip-hop e groove baiano. Com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, o EL PAÍS selecionou as atrações imperdíveis da edição.

Mais informações
‘Bacurau’, a distopia brasileira contra o Governo de Bolsonaro
Quem é Rosalía, a jovem espanhola que alcançou a fama internacional ao trazer o flamenco à moda

Ofertório, de Caetano, Moreno, Zeca e Tom Veloso

Apesar de não ser nenhum novato na Virada Cultura, este ano o show de Caetano Veloso será especial. É a primeira vez que ele se apresentará ao lado dos filhos, com Ofertório, no Vale do Anhangabaú, no sábado (18/05), a partir das 21h. No repertório, além de clássicos do compositor baiano, como Oração ao Tempo e Reconvexo, o público escuta três composições inéditas feitas por Moreno, Zeca e Tom a pedido do pai. Foi desse pedido que nasceu, por exemplo, Todo Homem, hit de Zeca Veloso, que é um dos momentos mais tocantes do show.

O Grande Encontro, com Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo

O trio volta a apresentar-se em São Paulo com a turnê que comemora os 20 anos de formação do grupo (desta vez, sem a participação de Zé Ramalho) e sobe ao palco da Avenida São João no domingo (19/05), a partir das 12h. Com um espetáculo dividido entre duetos, trios e momentos solo, o público vai matar a saudade de clássicos como Anunciação, Táxi Lunar, Bicho de Sete Cabeças, Tropicana e outros mais.

Pabllo Vittar

Se o objetivo é fechar o primeiro dia da Virada Cultural com lacração, cola no show da Pabllo Vittar, que se apresenta no palco da República, às quatro da manhã de domingo. Não vão faltar os hits, como Sua Cara e Problema Seu. 

Anitta

Outra rainha do pop que estreia na Virada Cultural é Anitta, que vai fazer o público rebolar com seus sucessos em três línguas no domingo (19/05), a partir das 12h, no Vale do Anhangabaú.

Divulgação (Instagram)

Karol Conká

A cantora, que lançou recentemente o disco Ambulante, traz ao público novas canções, sempre exaltando a força da mulher e mesclando pop, rap e funk, além de cantar os sucessos que tornaram-na conhecida. O show acontece no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (em Cachoeirinha, Zona Norte), a partir das 20h do sábado (18/05).    

Baco Exu do Blues

Elogiado por músicos como Caetano Veloso, o baiano apresenta o repertório do álbum Bluesman no Largo de São Bento, tradicional reduto do rap em São Paulo. O show acontece à meia-noite, entre sábado e domingo.

Rincon Sapiência e Àttooxxá

No sábado (18/05), a partir das 19h, o rapper Rincon Sapiência mete dança com os baianos do coletivo Àttooxxá, no Palco do Patriarca, na Sé. Nesse show inédito, o público paulistano vai escutar um groove que resgata as raízes da músicas baiana, mas cujas referências estéticas vão de Justin Bieber ao pagodão do Soweto.

Rincon Sapiência em show no bar Opinião.
Rincon Sapiência em show no bar Opinião.Matheus Pé (Divulgação)

Mulamba

O sexteto curitibano, formado só por mulheres, que no ano passado lançou seu primeiro álbum, homônimo, leva toda a lírica e a força de suas composições para o Palco Brasil, na República, a partir das 19h do sábado (18/05). O grupo chamou a atenção do público em 2016 com a música P.U.T.A., que carrega um instrumental que habita entre o erudito e a MPB, vem aprofundando-se cada vez mais no ativismo musical. Bata dizer que o show é catártico.

Xenia França e Luedji Luna

Xenia França, antiga cantora da banda Aláfia, que apresentou seu elogiado solo Xenia no ano passado, convida Luedji Luna, outra das mais belas e potentes vozes na nova geração da MPB para um show no Palco São João, às três da manhã de domingo (19/05). O público pode ir preparado para dançar e emocionar-se com um som que resgata heranças e fala de ancestralidade.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_