_
_
_
_
_

“Deveriam estar peladas”: as reações machistas ao álbum de figurinhas da Copa do Mundo feminina

Livro com colecionáveis das jogadoras gera comentários sexistas na rede, que vão da ironia à qualidade do torneio ao lamento de que as profissionais não mostrem o corpo nas imagens

O álbum da Copa do Mundo feminina 2019 da Panini.
O álbum da Copa do Mundo feminina 2019 da Panini.Reprodução / Panini
Diogo Magri
Mais informações
Com Marta, Cristiane e Formiga, Vadão convoca seleção brasileira para a Copa do Mundo feminina
Álbum da Copa feminina busca promover a modalidade, mas é menor que masculino

Faltam pouco mais de dois meses para a estreia da Copa do Mundo feminina, mas os comentários sexistas sobre as profissionais que participarão do torneio já proliferam pelas redes. No final de abril, a Panini colocou à venda um álbum de figurinhas feito em parceria com a FIFA, que contempla 17 jogadoras de cada uma das 24 seleções participantes, a exemplo do que ocorre com o campeonato masculino, que a cada quatro anos se torna uma febre entre os colecionadores. O das mulheres também viralizou. Mas pelos motivos errados: uma série de comentários machistas tomou as redes sociais.

Muitos tentaram desmerecer o campeonato e, assim, a qualidade das profissionais que fazem parte dele ou que praticam a modalidade. Esqueceram, claro, do fenômeno brasileiro Marta, que fez mais gols pela seleção brasileira que o Pelé e que tem mais títulos individuais que craques como Cristiano Ronaldo e Messi (ou que qualquer outro brasileiro da história).

Reprodução / Facebook
Reprodução / Facebook

Muitos também afirmaram que ninguém se importa com a Copa do Mundo de Futebol Feminino 2019. E, por isso, o álbum não terá sucesso nas vendas.

Reprodução / Twitter
Reprodução / Facebook
Reprodução / Facebook
Reprodução / Facebook
Reprodução / Facebook
Reprodução / Twitter

E houve os que sugerissem que para aumentar as vendas seria necessário "colocar fotos das jogadoras peladas" ou usando biquínis.

Reprodução / Facebook
Reprodução / Facebook
Reprodução / Twitter

As mensagens, todas postadas por homens, ainda perguntavam em tom de deboche (e de homofobia) em qual página está o time masculino do São Paulo.

Reprodução / Facebook
Reprodução / Facebook

Esta é a terceira vez que a editora publica o livro ilustrado voltado para o torneio feminino, repetindo o que fez nos Mundiais de 2011 e 2015. O álbum custa 8,90 reais e cada pacote, que contém cinco figurinhas, é comercializado por 2,50 reais.

Questionada pela reportagem, a Panini, por meio de José Eduardo Martins, presidente da empresa no Brasil, afirmou que "os comentários não diminuem a importância do torneio, que tem se tornado cada vez mais competitivo e desperta grande interesse entre os fãs de futebol". Desejamos que eles se divirtam completando suas coleções", completou.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_