_
_
_
_
_

Geórgia, no sul dos EUA, proíbe aborto de feto com batimentos cardíacos

Desde o início do Governo Trump há uma ofensiva contra a interrupção voluntária da gestação, o que põe em risco um direito constitucional das mulheres naquele país

Yolanda Monge
Uma mulher vestida como as personagens da série ‘O Conto da Aia’ protesta contra a nova lei antiaborto, em frente ao Capitólio da Geórgia
Uma mulher vestida como as personagens da série ‘O Conto da Aia’ protesta contra a nova lei antiaborto, em frente ao Capitólio da GeórgiaELIJAH NOUVELAGE (REUTERS)

Como parte da ofensiva republicana contra o aborto, o Governador da Geórgia, Brian Kemp, assinou nesta terça-feira, 7, uma lei que proibirá a prática se forem detectados batimentos cardíacos no feto. Até o momento, as mulheres do Estado da Geórgia podiam se submeter a uma interrupção voluntária da gravidez até a 20ª semana de gestação. Com a nova lei, esse período pode ficar limitado a cerca de seis semanas, um período em que muitas mulheres sequer sabem que estão grávidas.

“Nenhum aborto será autorizado ou realizado se ficar determinado que o coração do não nascido pulsa”, estabelece a chamada Lei de Igualdade e Justiça para os Infantes Vivos. A norma foi aprovada por 92 x 78 votos em 29 de março, e o governador Brian Kemp (republicano) a sancionou nesta terça.

Os autores do projeto consideram que o aborto é “uma prática selvagem” e que sempre existem outras opções, da pílula do dia seguinte à adoção. Mas as críticas à medida não tardaram. A União Americana de Liberdades Civis (ACLU, na sigla em inglês) declarou que a legislação “criminaliza a decisão de uma mulher”, a qual está protegida pela sentença da Suprema Corte no histórico caso Roe versus Wade, de 1973, que legalizou o aborto nos EUA. E, entretanto, os grupos que se autointitulam “pró-vida” querem ir ainda mais longe e consideram que detectar o batimento cardíaco do não nascido não é suficiente, e que o aborto é uma prática horrenda em todos os casos.

Mais informações
Comissão do Senado debate nesta quarta proposta para restringir aborto no Brasil
Aborto tem queda histórica nos EUA, mas direito está ameaçado por corte de verbas do governo
Trump avança a passo firme em sua ofensiva antiaborto

A polêmica lei da Geórgia contempla exceções, como o risco à saúde da mãe ou em gestações decorrentes de estupro ou incesto, desde que o aborto ocorra até a 20ª semana. O relator do projeto, o republicano Ed Setzler, disse à agência Associated Press que a aprovação da lei atende “ao bom senso”, buscando “um equilíbrio entre as dificuldades nas quais a mulher pode se encontrar e o direito básico da criança à vida”.

A senadora estadual democrata Jen Jordan considera que não existe equilíbrio nenhum na nova legislação e que se trata simplesmente de negar às mulheres o direito ao aborto. Na opinião dela, muitos médicos dessa especialidade se verão obrigados a deixar o Estado da Geórgia, no sul dos EUA, o que repercutirá numa piora dos serviços sanitários para as mulheres. “Esta lei fará que muitas mulheres morram, e todas elas serão mortes evitáveis”, finaliza a senadora.

“Em alguns dos Estados querem nos tirar nossos direitos e o acesso ao atendimento de saúde reprodutiva, incluindo a restrição àquilo que sabidamente funciona: métodos anticoncepcionais. Se quisermos continuar reduzindo a taxa de gestações não planejadas, devemos nos assegurar de que todas as pessoas tenham acesso a todos os métodos anticoncepcionais, junto com informação precisa e sem preconceitos e educação sexual.", diz a ONG Planned Parenthood, que presta serviços de saúde reprodutiva.

Em meio aos ataques coordenados contra o direito ao aborto sob o Governo Trump, outros Estados, como Mississippi e Ohio, já tentaram aprovar leis similares. Mas na maioria dos casos estas normas acabam sendo derrubadas na Justiça. Até o momento, nenhum Estado conseguiu pôr em prática a chamada "Lei do batimento cardíaco do feto". Em janeiro, um juiz de Iowa derrubou uma lei semelhante nesse Estado, declarando-a inconstitucional. A Suprema Corte dos Estados Unidos se recusou a pronunciar-se sobre legislações parecidas depois que instâncias judiciais inferiores bloquearam leis desse tipo em Dakota do Norte e Arkansas.

Este ataque brutal a um direito constitucional respaldado pela Suprema Corte ocorre quando a prática do aborto cai a mínimos históricos nos Estados Unidos. Na época em que a Suprema Corte legalizou o aborto, as cifras dispararam. Nos anos oitenta, alcançaram seu auge, mas desde então vinham retrocedendo progressivamente, com uma única interrupção entre 2006 e 2008, quando houve um leve aumento. Entretanto, desde então essas estatísticas vêm caindo com maior velocidade e em todos os grupos (idade, raça e histórico reprodutivo), segundo o estudo intitulado Vigilância do Aborto – Estados Unidos 2015".

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_