_
_
_
_
_
Coluna
Artigos de opinião escritos ao estilo de seu autor. Estes textos se devem basear em fatos verificados e devem ser respeitosos para com as pessoas, embora suas ações se possam criticar. Todos os artigos de opinião escritos por indivíduos exteriores à equipe do EL PAÍS devem apresentar, junto com o nome do autor (independentemente do seu maior ou menor reconhecimento), um rodapé indicando o seu cargo, título académico, filiação política (caso exista) e ocupação principal, ou a ocupação relacionada com o tópico em questão

Por que Bolsonaro quis ressuscitar o milagre de seu atentado?

Além do gesto televisivo de mostrar a cicatriz das operações, o presidente quis no mesmo dia participar de um famoso encontro anual dos evangélicos

Juan Arias
Bolsonaro em entrevista ao SBT.
Bolsonaro em entrevista ao SBT.Reprodução
Mais informações
Você também, Portugal?
No Calvário, enquanto Jesus agonizava, nasceu o primeiro movimento de resistência feminina

Nada é inocente na política. Como não deve ter sido o fato de que o presidente Jair Bolsonaro, em um dos momentos mais conturbados de seu recente mandato, com índices mínimos de popularidade, em que há até quem já comece a falar em um futuro impeachment, tenha ressuscitado a lenda do atentado que quase o matou.

E o fez de maneira espetacular no SBT na quinta-feira quando levantou a camisa para mostrar a cicatriz das operações sofridas pela facada recebida durante um ato da campanha eleitoral, em Juiz de Fora, Minas Gerais. O Presidente justificou o gesto de mostrar as cicatrizes porque, disse, “ainda há quem diga que foi fake”.

O autor do atentado, um operário da construção civil, Adélio Bispo, confessou à polícia que esfaqueou o à época candidato Bolsonaro “por inconformismo político”. E mais de seis meses depois do atentado nem mesmo com a polícia agora sob as ordens de Bolsonaro conseguiu chegar a alguma conclusão sobre a personalidade do autor e os motivos do atentado.

Desde o primeiro momento pulularam nas redes as hipóteses mais desbaratadas, de que não existiu facada, pois não existiria a foto do momento do atentado que mostre o sangue do esfaqueamento, a um fantasioso complô de que os médicos dos hospitais que o atenderam depois o operaram para fingir que havia ocorrido um atentado.

O que nunca despertou dúvidas foi que Bolsonaro e seus aliados viram o atentado e ele ter se salvado, como uma intervenção direta de Deus para que pudesse ganhar as eleições. O que é certo é que Deus ou não, o atentado ajudou bastante o à época candidato a receber 57 milhões de votos, seja pela ala vitimista e milagreira criada ao seu redor, como por ter feito com que ele não participasse dos debates, algo para o que ele estava despreparado.

O fato de que agora, com poucos meses de Governo, que faz água por todos os lados e no qual ninguém sabe quem realmente manda no país, tenha sido o próprio Bolsonaro a relembrar a história “milagrosa” de seu misterioso atentado, está criando uma série de comentários e conjeturas que voltam a sugerir a ideia de que a mão de Deus esteve presente em sua eleição.

Além do gesto televisivo de mostrar a cicatriz das operações, o presidente quis no mesmo dia participar do famoso encontro anual dos evangélicos dos Gideões em Camboriú, Santa Catarina. Diante de mais de cinco mil fiéis voltou a lembrar que foi salvo “por um milagre de Deus”. E acrescentou: “Conseguimos um objetivo que considero uma missão de Deus, e que ao lado de vocês, pessoas de bem, tementes a Deus, cumpriremos essa missão”.

Justamente por esses dias, também se ressuscitou um episódio emblemático ocorrido na edição anterior do mencionado encontro evangélico. Bolsonaro ainda não era sequer candidato à Presidência, pediu aos fiéis que “elegessem alguém parecido com eles”. Lembrou a eles que ele “é de origem católica, mas se casou com uma evangélica”. Naquele momento um dos pastores fez uma oração a todos os presentes “com problemas de estômago”, enquanto sua esposa Michelle colocava as mãos sobre a barriga do à época deputado federal.

Hoje os evangélicos continuam defendendo que Bolsonaro se salvou do atentado porque tinha “o estômago blindado” no ato do Gideões. E Bolsonaro, considerado como fruto de um milagre de Deus, hoje precisa mais do que nunca do apoio dos 80% de evangélicos que lhe asseguraram a vitória.

Será capaz, a esse ponto do desprestigiado Governo Bolsonaro, dentro e fora do Brasil, reavivar sua popularidade fazendo reviver, de repente, a lenda de seu milagre?

Do início da História, dos feiticeiros aos políticos carismáticos, sempre foi uma constante utilizar Deus e seus milagres nos momentos críticos de seu declínio político. O ditador venezuelano Maduro, que está nas cordas, relembrou que ele “é católico e cristão, que pratica sua fé todos os dias e que Jesus Cristo está do seu lado”. Em seus momentos de glória chegou a dizer, como na vitória das últimas eleições, que “nem Jesus Cristo as teria vencido”.

Os perigosos governantes populistas sabem manejar como poucos os deuses com quem sonham se identificar e até emular. Bolsonaro pelo menos não quis se colocar acima da divindade e forjou como lema o “Deus acima de todos”. E, portanto, todos sob o manto de Deus. Não por acaso seus ministros e gurus espirituais pretendem ressuscitar o Deus da Idade Média. Não um Deus de esperança e salvação, mas de cruzadas e fogueiras para os que resistirem a ele.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_