_
_
_
_
_

‘Vingadores: Endgame’ se torna a estreia com melhor bilheteria na história

Filme que encerra a saga do universo Marvel supera 4,4 bilhões de reais em arrecadação mundial

Gregorio Belinchón
Robert Downey Junior, em 'Vingadores: Endgame'.
Robert Downey Junior, em 'Vingadores: Endgame'.

O recorde já era antevisto desde que os ingressos entraram em pré-venda na Internet. Mas mesmo assim não deixa de surpreender a imensa bilheteria de um filme que supera as três horas, o que obriga os cinemas a programarem uma sessão a menos por dia. Vingadores: Endgame, dos irmãos Russo, iniciou sua carreira comercial aniquilando todas as marcas anteriores. A primeira: tornou-se a estreia com melhor bilheteria em meia centena de territórios — na indústria cinematográfica não há países, e sim territórios, que podem ou não somar várias nações. Nos Estados Unidos e Canadá, o filme superou 356 milhões de dólares (1,4 bilhão de reais), que ultrapassa em quase uma centena de milhões o recorde anterior, de seus antecessor Vingadores: Infinity War, que arrecadou 257 milhões de dólares nesse território.

Mais informações
“É como se um amigo morresse”: é normal sentir dor pelo adeus de um personagem de ficção?
Como o LSD criou Thanos, o grande vilão de ‘Vingadores: Guerra Infinita’

Mais esmagadora é sua marca na bilheteria mundial, que atinge, segundo a ComScore, empresa auditora das arrecadações e lucros da indústria do entretenimento, 1,215 bilhões de dólares (4,79 bilhões de reais) graças a países como a China, onde roçou os 300 milhões de dólares de arrecadação (um terço logo no primeiro dia, recorde no país asiático). Neste ritmo, em duas semanas Vingadores: Endgame se transformaria no filme de super-heróis de maior bilheteira na história, já que Vingadores: Infinity War acabou com dois bilhões de dólares o seu percurso pelas salas. Assim, o novo filme dos Russo é o primeiro a superar a casa do bilhão no seu primeiro fim de semana. Segundo a Variety, este último blockbuster da Marvel estreou nos Estados Unidos e Canadá em 4.662 salas de cinema, e foi exibido 58.000 vezes só na rede AMC.

Desta sensação de monocórdio cultural não se salvam nem os sites de cinema, onde os fãs da Marvel entraram em ondas para votar em Vingadores: Endgame: tem 96% de aprovação no Rotten Tomatoes, atrás apenas de Black Panther e Homem-Aranha: no Aranhaverso, ambos com 97%, na lista de melhores filmes de super-heróis, e nota 9,1 no IMDb, em terceiro lugar, atrás de Um Sonho de Liberdade e O Poderoso Chefão ambos com nota 9,2.

Um último dado: somadas as arrecadações dos 22 filmes do universo Marvel, sua bilheteria supera os 19,9 bilhões de dólares.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_