_
_
_
_
_

Catedral de Notre-Dame de Paris, joia do gótico europeu eternizada pela literatura

O fogo derrubou o pináculo, o ponto mais alto do edifício, na tarde desta segunda feira

A catedral de Notre-Dame em Paris, joia do gótico europeu, sofre na tarde de segunda-feira um importante incêndio que já derrubou a icônica torre do templo. Uma grande quantidade de fumaça, visível a quilômetros de distância, sai do prédio. Segundo os bombeiros, o incêndio está "potencialmente vinculado" às obras de renovação da catedral.

Com sua arquitetura gótica e o genial percurso entre gárgulas do telhado, Notre-Dame é o monumento (gratuito) mais visitado de Paris e, portanto, da Europa: cerca de 14 milhões de pessoas costumam cruzar seu umbral por ano para admirar uma obra-prima da arquitetura gótica francesa, coração da Paris católica durante sete séculos. Os elementos-chave desta catedral que a transformaram num local único são suas rosetas, seu tesouro, os campanários, a praça João XXIII e os arcobotantes que suportam o peso das paredes e do telhado, mas ainda não se sabe o que resistiu ao fogo. Seu imenso interior iluminado pelos vitrais deixa os visitantes admirados, mas o que mais chama a atenção dos turistas são as gárgulas que vigiam do telhado, e acima de tudo, as fotos panorâmicas de Paris que podem ser feitas do topo.

Este templo do turismo foi construído em uma área ocupada por igrejas mais antigas, e antes ainda por um templo galo-romano. A nova catedral foi construída entre os séculos XII e XIV, mas sofreu sérios danos durante a Revolução Francesa e teve que ser profundamente reformada em meados do século XIX. De dimensões espantosas e presidida por três espetaculares rosetas, tem um ponto crítico para os visitantes: sempre havia uma fila na entrada para as torres e os 400 degraus que levam à Galerie des Chimères (Galeria das Quimeras), no topo —estruturas que, sim, já se sabe, foram danificadas pelo incêndio.

O templo foi eternizado pela literatura

Cena do filme 'O corcunda de Notre-Dame', de 1939.
Cena do filme 'O corcunda de Notre-Dame', de 1939.Archive Photos (Getty Images)

O templo foi eternizado pela literatura. Victor Hugo escreveu o romance que marcaria a catedral para sempre:  Senhora de Notre-Dame, de 1831, conhecido como O corcunda de Notre-Dame em suas múltiplas versões de Hollywood. O prédio também tem um alto valor simbólico. Funerais para as vítimas dos ataques terroristas foram realizados lá. O presidente François Mitterrand também foi veladp em Notre-Dame.

A música  também é parte essencial da alma de Notre-Dame. O local costumava ter domingos de música gregoriana e missa polifônica, bem como concertos gratuitos de órgão.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_