_
_
_
_
_

A Guarda Revolucionária do Irã, muito mais que um corpo de elite

Pequena manifestação de apoio à Pasdaran evidencia crescente desapego dos iranianos ao regime islâmico

Ángeles Espinosa (Enviada especial)
Membros da Guarda Revolucionária do Irã gritam slogans contra os EUA durante a sexta-feira de orações em Teerã.
Membros da Guarda Revolucionária do Irã gritam slogans contra os EUA durante a sexta-feira de orações em Teerã.ABEDIN TAHERKENAREH (EFE)
Mais informações
EUA qualificam Guarda Revolucionária do Irã como “grupo terrorista”
Irã acusa aliados dos EUA no Golfo pelo atentado contra desfile militar de suas forças de elite

Um grupo de jovens guardas revolucionários faz selfies com o celular antes de participar das orações de sexta-feira na Universidade de Teerã. Seu aspecto festivo contrasta com o fato de que apenas quatro dias antes os Estados Unidos qualificaram como terrorista sua organização, o Corpo de Guardas da Revolução Islâmica, popularmente conhecida como Pasdaran (“guarda”). Foi convocada para depois das orações uma manifestação de apoio a esse exército ideológico que é um dos pilares da turbulenta República Islâmica do Irã. O pequeno comparecimento, de apenas milhares de pessoas em uma cidade de 16 milhões de habitantes, mostra a crescente desafeição dos iranianos por um sistema que falhou com eles.

“Os Estados Unidos são a mãe do terrorismo. (…) Qualificar os pasdaran de terroristas é uma decisão idiota, porque no Irã todos somos guardas da revolução”, proclama durante o sermão o líder das orações, o aiatolá Mohammad Ali Movahedi-Kermani, que trocou sua roupa clerical por um uniforme do corpo. Movahedi-Kermani, de 87 anos, dirige-se depois ao presidente americano, Donald Trump, para adverti-lo contra “brincar com a cauda do leão, porque a Guarda Revolucionária pode reduzir Tel Aviv a escombros com seus mísseis se o líder supremo permitir”. Sua voz frágil mal consegue inflamar os fiéis. “Morte à América, morte a Israel”, gritam em coro, de forma quase mecânica.

Antes que as orações terminem, os mais animados já estão com seus cartazes preparados e esperam a ordem de marchar para iniciar a manifestação. “Trump, vá para o inferno”, diz o cartaz exibido por um basiyi (milícia de voluntários islâmicos ligada à Pasdaran). “A poderosa Guarda Revolucionária é um cisco no olho dos inimigos”, afirma outro.

Esse Exército paralelo é muito mais do que um “corpo de elite”, como costuma ser descrito. Criado pelo aiatolá Khomeini em 1979 para defender a então nascente República Islâmica das ameaças internas e externas, conta com 125.000 homens (parte deles recrutas), entre forças de terra, navais, aéreas e serviços secretos, muito mais equipados do que o Exército convencional. Mas, acima de tudo, conquistou um formidável poder econômico e político que o converteu em um verdadeiro Estado dentro do Estado e na ponta de lança da política do Irã na região.

Fateme Sadah na manifestação.
Fateme Sadah na manifestação.

“Apoio os pasdaran porque são nosso principal protetor e sempre estiveram do lado dos oprimidos”, explica Mohammad, de 30 anos, um funcionário do Ministério da Educação que prefere não dar seu sobrenome e que foi à manifestação acompanhado de sua jovem esposa e de sua mãe. “Sim, temos problemas econômicos, mas as pressões não vão nos dividir, porque sabemos muito bem de onde vêm”, afirma a mãe, Fateme Sadah, de 56 anos, que se declara “treinada para manejar todo tipo de arma” e à espera de “um sinal do líder” para combater onde for necessário.

Todos os entrevistados repetem a ideia de que a decisão dos EUA reforçará a Guarda Revolucionária ao unir todas as facções políticas iranianas. Também foi essa a mensagem que os deputados quiseram transmitir na terça-feira, um dia depois do anúncio americano, quando chegaram ao Legislativo com o uniforme da Pasdaran. No entanto, isso não está tão garantido.

Se a curto prazo os pasdaran estão se beneficiando com a pressão americana, sua crescente penetração na sociedade pode se tornar um problema. O mal-estar que antes era dirigido aos clérigos se volta agora para quem é percebido como o verdadeiro poder.

“Eles aparecem onde há um negócio que funciona e aí quem vai ter coragem de dizer não [aos pasdaran], de dizer que não está disposto a compartilhar os lucros?”, queixa-se um pequeno empresário. Outros afirmam que não é possível fazer negócios de certa envergadura sem se deparar com os guardas. “Agora que o embargo do petróleo começa a fazer efeito, eles podem tentar ampliar sua atuação para manter o nível de faturamento”, aponta um observador estrangeiro, que estima que a Guarda Revolucionária controla de forma direta cerca de 30% da economia iraniana, incluindo setores-chave, como grandes infraestruturas e comunicações.

Enquanto isso, os iranianos veem como suas economias evaporam devido à manipulação do câmbio. “A desvalorização do rial é uma forma de reduzir as dívidas dos bancos”, assinala um economista. As recentes inundações, que o regime usou para denunciar as sanções, revelaram a falta de investimento em infraestrutura e a ausência de políticas ambientais. “Todo o dinheiro vai para a Síria”, lamenta uma jovem profissional que, apesar de ter um bom emprego, vê como seu poder aquisitivo diminuir a cada dia. “A maioria de meus amigos quer ir para o exterior”, acrescenta.

Talvez por isso, poucas pessoas depositem um donativo nas mesas que várias fundações beneficentes colocaram na entrada dos lugares de oração para ajudar os afetados pelas enchentes. Após a manifestação, e depois da queima ritual das bandeiras dos EUA e de Israel, um pelotão de guardas revolucionários volta pelo trajeto de 500 metros entre a praça Enghelab (“revolução”) e a entrada da universidade ao ritmo de um louvor ao líder supremo. A maioria dos participantes da marcha já está a caminho do metrô.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_