_
_
_
_
_

EUA acusam Assange de “conspirar” para se infiltrar em sistemas do Governo com informação classificada

O cofundador do Wikileaks pode ser condenado a cinco anos de prisão por ajudar a ex-soldado Chelsea Manning a hackear computadores em 2010

Yolanda Monge
Acusações do Grande Júri contra Julian Assange.
Acusações do Grande Júri contra Julian Assange.AP

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos divulgou as acusações apresentadas contra o australiano Julian Assange, detido nesta quinta-feira a pedido de Washington na Embaixada do Equador em Londres, onde se refugiava desde junho de 2012. Assange é acusado de conspiração criminosa para se infiltrar em sistemas do Governo e de ter ajudado a ex-soldado Chelsea Manning a hackear os computadores com informação classificada da Administração norte-americana em 2010. Ele poderia ser condenado a até cinco anos de prisão, embora as autoridades judiciais tenham afirmado que “as atuais sentenças por crimes federais costumam ser inferiores à pena máxima”.

Assange terá que responder na Justiça dos EUA pelo maior vazamento de documentos secretos da história, que deixou expostos os segredos da política exterior do país. Desde que o caso Wikileaks veio à tona, Washington sempre sustentou que Assange devia pagar por seu suposto papel. Esse dia parece ter chegado, mas será preciso esperar até junho, quando a Justiça britânica se pronunciará sobre a extradição.

Mais informações
Julian Assange, cofundador do Wikileaks, é preso em Londres após Equador retirar asilo diplomático
Suécia arquiva processo por estupro contra Julian Assange, o fundador do WikiLeaks
Assange: “A CIA perdeu o controle do seu arsenal de armas cibernéticas”

Na sucessão de declarações feitas desde o início da manhã em Washington, após a notícia da prisão de Assange, o senador democrata Joe Manchin (Virgínia Ocidental) comemorou a captura do fundador do Wikileaks. “Ele é de nossa propriedade, e podemos obter dele os fatos e a verdade. É realmente bom voltar a tê-lo em solo norte-americano”, afirmou.

Nas acusações difundidas pela Justiça, lê-se: “Julian P. Assange, de 47 anos e fundador do Wikileaks, foi detido hoje no Reino Unido conforme o acordo de extradição entre os EUA e o Reino Unido, devido ao seu envolvimento em uma acusação federal por conspiração para se infiltrar em computadores ao concordar em decifrar a senha de um computador do Governo com informação classificada”, como detalhou em nota o Departamento de Justiça.

No final de 2010, o Wikileaks publicou mais de 250.000 mensagens do Departamento de Estado dos EUA, que revelavam episódios inéditos ocorridos nos pontos de maior conflito do mundo, além de eventos e dados de grande relevância que expunham completamente a política exterior norte-americana, seus mecanismos e suas fontes, deixando em evidência suas fraquezas e obsessões. Juntas, essas informações facilitavam a compreensão, por parte dos cidadãos, das circunstâncias em que se desenvolve o lado obscuro das relações internacionais.

Em 2010, o Ministério Público dos EUA tentou construir uma ação judicial contra o australiano para tentar acusá-lo de crime de conspiração pela difusão dos documentos secretos do Departamento de Estado. O foco da investigação era se Assange havia colaborado, de alguma forma, com o então ex-analista militar de Inteligência das Forças Armadas dos EUA Bradley Manning (que depois mudaria sua identidade e passaria a ser Chelsea Manning) na obtenção dos documentos.

Desde que o Wikileaks realizou seus primeiros vazamentos de dados sobre a guerra do Iraque (40.000 arquivos) e a missão no Afeganistão (77.000 arquivos que documentavam 20.000 mortes), os promotores dos EUA estudaram a possibilidade de acusá-lo por crime de violação da Lei sobre Espionagem de 1917, embora sem sucesso.

Conforme a acusação formal, em março de 2010 Assange teria conspirado com Chelsea Manning para ajudá-la a decifrar uma senha armazenada nos computadores do Departamento de Defesa conectadas com a chamada SIPRNet, uma rede do Governo dos EUA utilizada para documentos classificados.

O Departamento de Justiça informou que a analista de inteligência e o fundador do Wikileaks “participaram em discussões em tempo real sobre a transmissão de arquivos classificados de Manning a Assange”.

As discussões também indicam que Assange incentivou “ativamente” Manning a proporcionar mais dados, informou o Departamento de Justiça, lembrando que, em uma oportunidade, Manning disse a Assange que já não tinha mais nada para enviar, ao que ele teria respondido: “Os olhos curiosos nunca se cansam.”

O advogado norte-americano de Assange, Barry Pollack, criticou nesta quinta-feira os EUA por buscar a extradição de “um jornalista estrangeiro” para que enfrente acusações por “publicar informação veraz”, segundo a agência France Presse.

Os tribunais britânicos “deverão resolver o que parece ser um esforço sem precedentes, por parte dos EUA, de obter a extradição de um jornalista estrangeiro para que enfrente acusações por publicar informação veraz”, disse Pollack em um comunicado divulgado na conta do Wikileaks no Twitter.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_