_
_
_
_
_

Theresa May oferece sua demissão para salvar seu plano do Brexit

Parlamento britânico rejeita todas as opções alternativas ao plano de saída do primeiro ministro

Theresa May, nesta quarta-feira no Parlamento.
Theresa May, nesta quarta-feira no Parlamento.REUTERS
Rafa de Miguel

Theresa May usou a última bala na Câmara, depois que, nas últimas horas, diferentes ministros e companheiros de partido deram a entender que o único caminho para que ela conseguisse que seu plano para o Brexit fosse aprovado, seria saindo. A primeira-ministra, em uma reunião fechada com o grupo de deputados conservadores sem cargos no Governo, o chamado Comitê de 1922, anunciou que não vai continuar em Downing Street, quando começar a segunda fase das negociações Brexit com a União Europeia (UE). É o caminho para salvar o seu acordo de retirada da UE, já rejeitado duas vezes por Westminster. Os eurocéticos já haviam sugerido que poderiam apoiar o acordo, numa terceira votação, se May determinasse uma data para sua demissão. Horas depois de seu anúncio, o Parlamento comprovava desapontado que nenhuma das oito alternativas ao plano de May tinha o apoio mínimo necessário para decolar.

Mais informações
Milhares de britânicos se manifestam em Londres para pedir segundo referendo do Brexit
União Europeia impõe ultimato de 20 dias para Londres definir o Brexit

"Eu ouvi claramente o espírito que existe no grupo parlamentar deste partido, sei que há um desejo de tentar uma nova estratégia, e com uma nova liderança, na segunda fase das negociações do Brexit. Não ficarei no meio", disse May, segundo trechos de seu discurso que Downing Street entregou à imprensa local. "Estou disposta a abandonar meu posto antes do previsto, para alcançar o que acho melhor para o país e para o nosso partido."

A data ainda não foi definida, mas a primeira-ministra deixou claro que não continuará nos próximos meses e facilitará uma transição ordenada no Partido Conservador, de modo que tenham tempo necessário para encontrar um sucessor. O movimento de May não garante que seu plano para o Brexit será bem sucedido. Pelo menos 15 deputados ainda estão apegados à sua recusa, mas é um anúncio fundamental para começar a mudar o clima entre os conservador.

Com voz nervosa, como testemunhas descreveram, a primeira-ministra compareceu a portas fechadas diante do Comitê de 1922, o grupo parlamentar que reúne deputados conservadores que não estão no governo — a maioria deles. "Não ando pelos bares que cercam o Parlamento nem por fofocas", disse May, "mas aproveito para conversar com meus colegas e ouvi muito claramente o que é o clima no grupo parlamentar. Eu sei que há um desejo de uma nova estratégia, sob nova liderança, na segunda fase das negociações do Brexit. Eu não serei um obstáculo ", anunciou.

Em troca, a primeira-ministra pediu que apoiassem uma terceira votação, ainda sem data, mas que o governo britânico sugeriu que poderia ser sexta-feira, do acordo de retirada fechado com Bruxelas e rejeitado sem rodeios por Westminster duas vezes. "Peço a todos que deem seu apoio ao plano e completem nosso dever histórico: cumprir o que a cidadania britânica decidiu e deixar a UE de maneira suave e ordeira", disse.

Embora May não tenha estabelecido a data de sua renúncia, o anúncio serviu para aliviar as tensões e recebeu as boas-vindas dos deputados eurocéticos. Uma retirada controlada permitirá que o Partido Conservador tenha tempo para organizar o processo de sucessão de May em condições e reter nesse movimento o Governo do país, ao afastar o espectro de um avanço eleitoral de surpresa.

Há, no entanto, muitos obstáculos no caminho da primeira-ministra. Pelo menos 15 eurocéticos ainda estão determinados a votar contra o plano, com ou sem May. Presidente da Câmara, John Bercow insistiu, nesta quarta-feira, em uma declaração preventiva que provocou a ira de muitos conservadores, que estava decidido a proibir uma terceira votação do Brexit plano caso o governo não incorpore "alterações substanciais" no texto. Nas últimas horas, circulou a ideia de que o Governo simplesmente acrescentaria um alteração processual no texto para evitar a proibição.

Mas, acima de tudo, Downing Street ainda deve se esforçar para obter o apoio de seus parceiros norte-irlandeses do DUP, que permanecem determinados a votar contra o pacto. Jacob Rees-Mogg, o carismático líder dos eurocéticos, condicionou seu apoio ao que o DUP fizer, mas ofereceu ao mesmo tempo uma saída possível para o emaranhamento. "Se o DUP se abstiver, para mim seria o suficiente. Eu me sentiria legitimado para apoiar o plano. Mas se eles mantiverem sua rejeição, eu não poderei apoiá-los ", disse. Os conservadores de linha dura fizeram causa comum com os unionistas da Irlanda do Norte na suposta defesa da integridade territorial do Reino Unido e contra o anti-retorno, as salvaguardas irlandesas impostas pela UE para evitar uma fronteira dura na Irlanda.

Westminster revolucionado

O anúncio de Mey revolucionou os corredores de Westminster e todo o debate político no país, porque o fez exatamente quando o Parlamento estava começando a discutir alternativas ao plano do governo. Apesar dos esforços de Downing Street para evitá-lo, argumentando que um grave precedente constitucional para arrancar a prerrogativa do Executivo para definir a agenda do Legislativo ocorreu, a maioria dos deputados apoiou a manobra para ganhar o controle do processo do Brexit.

Através do mecanismo do "voto indicativo" — um sistema de descarte para descobrir quais opções têm mais apoio —, Westminster começou a discutir oito moções anteriormente selecionadas pelo presidente da Câmara. A decepção veio tarde da noite, quando Bercow anunciou o resultado da votação. Nenhuma das oito opções obtivera a maioria, nem mesmo um apoio amplo o suficiente para dar impulso e credibilidade. O ministro do Brexit, Steven Barclay, imediatamente aproveitou para fazer os deputados verem que não há "solução fácil" para essa bagunça. Em meio a risadas e gritos acima do normal, a Câmara deixou para fazer uma nova tentativa na sessão da próxima segunda-feira.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_