_
_
_
_
_

Relatório sobre influência russa na eleição dos EUA é entregue após dois anos

Documento aborda o possível conluio entre Trump e o Kremlin nas eleições presidenciais de 2016

Amanda Mars
O promotor especial Robert Mueller durante uma audiência no Senado.
O promotor especial Robert Mueller durante uma audiência no Senado.Getty Images

O promotor especial Robert S. Mueller entregou na sexta-feira ao Departamento de Justiça seu aguardado relatório sobre a trama russa, colocando ponto final em uma investigação de quase dois anos sobre algo tão explosivo como a possível conspiração entre Donald Trump e o Kremlin durante as eleições presidenciais de 2016. A confirmação de que o documento já estava em poder da Administração chegou por volta das 17h (18h de Brasília) sem maiores detalhes, ainda que o conteúdo das conclusões possa chegar ao Congresso durante o final de semana.

Mais informações
Ex-chefe de campanha de Trump é condenado a 47 meses de prisão
Ex-advogado põe Trump contra parede em demolidor depoimento no Congresso

A decisão de tornar público tudo ou parte do conhecido como Relatório Mueller depende do promotor geral, William Barr, ainda que na quinta-feira da semana passada a Câmara de Representantes tenha votado por esmagadora maioria uma resolução que pede a Barr para que o compartilhe. É difícil que um processo que criou tanta expectativa e que investigou assuntos de tanta gravidade seja encerrado sem maiores explicações do que a notificação de se foi encontrado algum crime no presidente e seu entorno.

As investigações tentavam esclarecer, por um lado, se Trump e seu círculo colaboraram com Moscou na ingerência eleitoral russa com o objetivo de favorecer a vitória do republicano sobre Hillary Clinton; e por outro, se o mandatário cometeu um possível crime de obstrução à justiça mentindo e prejudicando a investigação. Fruto da investigação, vieram à luz outras supostas irregularidades, como o crime de financiamento ilegal de campanha pelo pagamento a duas mulheres para silenciar supostos romances.

O final do processo chegou em um dia estranho em Washington. Trump decidiu começar seu fim de semana na Flórida mais cedo. Por volta das 9h18 da manhã, ele deixava os jardins da Casa Branca para pegar o helicóptero e depois o Air Force One a caminho de sua mansão em Mar-a-Lago. Quando os jornalistas perguntaram sobre o relatório de Mueller, ele respondeu com desinteresse. Depois, pousado em sua casa de férias, gerou uma manchete marcante as cancelar as sanções que o Tesouro acaba de impor à Coreia do Norte. Enquanto isso, seu advogado, Rudy Giuliani, deu entrevistas no Trump Hotel e, numa delas, disse ao The Washington Post que esperar pelo relatório era como "a chegada de um bebê".

O bebê chegou por volta das cinco da tarde, mas ainda não se sabe se é menino ou menina. Nada se sabe sobre o relatório, ou se tem 800 páginas ou 20. Se vê crime ou não de Trump, se vê irregularidades ou não. A carta do procurador Barr informando o Congresso evita qualquer detalhe, mas adianta que poderiam ser conhecidos muito em breve. "O promotor especial me apresentou um 'relatório confidencial explicando as decisões de acusação ou declínio' a que chegou, conforme exigido pela [as normas] 28 CFR 600,8. Recebo este relatório e antecipo que posso estar em posição para informar sobre as principais conclusões do promotor especial ainda neste fim de semana ", diz ele.

Até agora, a investigação resultou em mais de trinta acusações para vários crimes, entre eles cinco indivíduos presidente do círculo do presidente — e já há várias condenações, ainda que nenhum aponte diretamente para o coração desse processo, que é o conluio com a Rússia. Essa é a particularidade que Trump aproveitou todo esse tempo para desacreditar o caso. O republicano, que constantemente descreveu a investigação das "caças às bruxas" desde que começou, não parou de insistir que nenhuma das acusações revelou qualquer conluio com a Rússia.

No entanto, se o promotor Mueller encontrou outros tipos de crimes no presidente, como a citada obstrução da Justiça, também pode trazer problemas. Sua gravidade depende de os democratas tentarem iniciar um processo de impeachment ou remoção do presidente, a única maneira de processá-lo, porque os critérios do Departamento de Justiça estipulam que os presidentes não podem ser julgado durante seus mandatos.

Tudo isso será conhecido, presumivelmente, nos próximos dias. Por quase dois anos, as investigações foram conduzidas sob total sigilo e com pouco vazamento. Mueller, de 74 anos, é ex-diretor do FBI, além de advogado veterano respeitado em Washington por republicanos e democratas. À pressão destes 23 meses, ele respondeu com um silêncio sepulcral.

O caso acabou nas suas mãos de uma maneira especial: o ex-procurador-geral Jeff Sessions se recusou a seguir na investigação em março de 2017, porque verificou-se que ele havia realizado uma reunião com o embaixador russo em Washington que não tinha sido informada ao Senado. Assim, o responsável pelo caso tornou-se o número dois do departamento, Rod Rosenstein. Em maio daquele ano, Trump decidiu demitir o diretor do FBI, James Comey, enquanto investigava a trama, o que provocou suspeitas de interferência. Então, Rosenstein decidiu entregar o caso a um promotor independente: Mueller.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_