_
_
_
_
_
Coluna
Artigos de opinião escritos ao estilo de seu autor. Estes textos se devem basear em fatos verificados e devem ser respeitosos para com as pessoas, embora suas ações se possam criticar. Todos os artigos de opinião escritos por indivíduos exteriores à equipe do EL PAÍS devem apresentar, junto com o nome do autor (independentemente do seu maior ou menor reconhecimento), um rodapé indicando o seu cargo, título académico, filiação política (caso exista) e ocupação principal, ou a ocupação relacionada com o tópico em questão

Brasileiros transformam em metáfora política a história das galinhas que se rebelaram contra a raposa

“Aqui, no Brasil, a raposa seria escolhida presidente”, comenta um leitor

Juan Arias
Imagem de frigorífico no Paraná.
Imagem de frigorífico no Paraná. Rodolfo Buhrer (Reuters)

Um leitor deste jornal criticou o fato de o jornal perder tempo publicando que umas galinhas da França se rebelaram contra a raposa que ousou invadir seu galinheiro e acabou morta. E acrescentou que “nem notícia era”. Engana-se. Os alunos de jornalismo são ensinados a distinguir o que é notícia do que não é. Diziam-nos já nos meus tempos da Universidade, por exemplo, que “Cachorro morde pessoa” não é notícia, mas que uma pessoa morder um cachorro é.

Mais informações
Marielle atemoriza porque representa tudo o que a estética bolsonarista combate e despreza
Querer matar o Carnaval é um atentado à alma do Brasil
Por que o papa Francisco ordenou a abertura dos arquivos secretos do Vaticano sobre o Holocausto judeu?

A acolhida que a notícia das galinhas francesas, com pouco mais de 200 palavras, publicada pela agência AFP, teve por parte dos leitores deste jornal revelou que, no âmbito simbólico, e no momento em que vive o país, foi vista mais que como um simples episódio curioso. Aparecia no perfil do Facebook deste jornal, na hora de escrever esta coluna, com um recorde que poucas publicações importantes conseguem: 8.300 curtidas e 4.000 compartilhamentos, e figurava entre as dez postagens mais visitadas. Mas o mais significativo é que 90% dos leitores, em seus 600 comentários, não a viram como uma brincadeira, nem a usaram para fazer piadas fáceis sobre as galinhas, vistas como tolas e covardes. Lembro que nas piadas machistas espanholas as galinhas eram usadas tantas vezes, injustamente, como sendo criaturas de cérebro pequeno, idiotas a ponto de cacarejar para anunciar que botaram o ovo.

Foi a leitora Rosangela Cabra quem primeiro intuiu a força da notícia e escreveu “Que metáfora!”. Assim a leu também Bia Montes, dando-lhe matizes políticas ao comentar: “Como metáfora isso poderia ocorrer aqui, hoje, no Ministério do Meio Ambiente e Agricultura”.

Entre os comentários abundam aqueles que recorreram ao simbólico da notícia: “O universo dos signos escreve, desenha e pinta, e ainda assim as pessoas não entendem”, escreve Fabio Martins, que acaba dando seu simbolismo político ao fato: “Aqui, no Brasil, a raposa seria escolhida presidente”.

Houve ironia, sarcasmo, alusões a situações políticas concretas e antagônicas, mas não superficialidade na análise da notícia. Da talvez mais óbvia —ver na atitude das galinhas, consideradas covardes, um exemplo para a resistência das classes oprimidas—, à mais sofisticada, de Amanda Timpano, que anota: “O próximo passo será a fuga das galinhas”. Foi recordada também nos comentários, abundantemente, com admiração, a Revolução Francesa, dado que as aves eram gaulesas. Observam que na França “até as galinhas sabem se rebelar”.

Como Amanda, muitos dos comentários femininos encontraram na metáfora das galinhas a força do “empoderamento”, como faz Kelia Cardosa. Fabricia Jannaina chega a dizer: “Elas me representam”. Os comentários das mulheres, os mais numerosos, seguem de certa forma um roteiro de libertação de gênero e veem nas galinhas um gesto de rebelião de classe. “Até as galinhas já entenderam”, escreve L. Estrella. E Danielle Nuernberg: “É tempo de resistência. Falta ao Brasil agir como as galinhas”.

Para os homens, o episódio remeteu mais ao simbolismo político do momento atual que o país vive. “Aqui a raposa seria escolhida presidente do galinheiro e a chamariam de mito”, escreve Fabio Martins. Cesar de Paolo ecoa: “Aqui colocam as raposas para cuidar do galinheiro”. E Rodrigo Rodrigues: “Que sirva de exemplo para os brasileiros que votaram na raposa”. Roberta Anselmo alfinetou: “E as galinhas nem estavam armadas”.

O professor Thiago Mota alerta com ironia para o novo ministro da Educação: “Vélez, cuidado com as galinhas, por favor!”. E não faltaram alusões aos Estados totalitários e à vizinha Venezuela, onde “até as galinhas parecem querer se rebelar”. Com fina ironia, Bob Lindo comenta: “Vamos tropicalizar as galinhas”. Juan Capraro ecoa: “Se a moda pega no Brasil!”.

Muitas vezes já me irritei com os comentários de alguns leitores que opinam sem terem lido os textos. E me magoam os comentários saídos da barriga dos robôs domesticados ou das mentes guiadas pelo ódio, quando não pela crueldade e a mentira. Hoje, porém, me sinto reconfortado com esses leitores que foram capazes de fazer uma leitura inteligente e semiótica, atual, arrancando a força de uma metáfora de uma notícia como a da rebelião das galinhas francesas.

Algo, aliás, que seria impossível com a mais fantasiosa das fake news. É a força que entranha, afinal, a verdade das coisas, sejam elas pequenas ou grandes. A mentira carece da força de poder criar metáforas. Menos ainda humor ou sátira inteligente, que é o melhor antídoto contra todas as tiranias.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_