_
_
_
_
_

Atentados em mesquitas da Nova Zelândia deixam pelo menos 49 mortos

Três suspeitos foram detidos após os disparos. Há pelo menos 20 feridos graves

Um dos feridos no ataque a tiros em uma mesquita em Christchurch, na Nova Zelândia.
Um dos feridos no ataque a tiros em uma mesquita em Christchurch, na Nova Zelândia.Martin Hunter (EFE)
Oriol Puigdemont

Um homem, aparentemente um supremacista branco, cometeu nesta sexta-feira o pior ataque da história da Nova Zelândia, atirando com uma arma automática em duas mesquitas da cidade de Christchurch. Pelo menos 49 pessoas morreram e outras 20 ficaram gravemente feridas, como confirmou a polícia e a primeira-ministra do país, Jacinda Ardern.

Mais informações
Terrorista da Nova Zelândia transmitiu atentado ao vivo pelo Facebook
Ataque terrorista mata seis pessoas em mesquita do Quebec
Ataque a tiros em Suzano é comemorado em fórum racista e misógino na Internet

No dia seguinte ao ocorrido, a primeira-ministra disse que as leis sobre a posse de armas vão "mudar" na Nova Zelândia. "Agora é a hora da mudança", disse, antes de destacar que o responsável pelo ataque "tinha uma licença de arma" e usou cinco durante o ataque, segundo o jornal local New Zealand Herald. "Enquanto seguem os trabalhos sobre a cadeia de eventos que levou a adquirir a licença e a posse dessas armas, posso dizer algo: nossas leis sobre armas vão mudar", destacou.

Por volta de 14h00 hora local (22h00 de quinta-feira em Brasília), um indivíduo identificado pela mídia local como Brenton Tarrant, um xenófobo de extrema direita armado de 28 anos entrou na Al Noor e começou a abrir fogo indiscriminadamente contra religioso, segundo as testemunhas. Ele matou 41 pessoas. Dentro havia entre 300 e 500 pessoas, disseram algumas  testemunhas dos eventos. Pouco depois, ele cometeu mais sete assassinatos na mesquita de Linwood, a seis quilômetros da primeira. O atirador transmitiu ao vivo no Facebook através de uma câmera que foi anexada à cabeça. A última vítima morreu no hospital para o qual ela foi transferida.

Pelo menos três mortos e quatro feridos têm passaporte do Bangladesh, segundo o consulado do país em Auckland, capital do país. Quando o tiroteio começou, cerca de vinte membros da equipe de críquete de Bangladesh estavam em um ônibus a 50 metros da mesquita. Estava previsto que neste sábado eles disputariam uma partida, que foi cancelada, contra a da Nova Zelândia.

O primeiro-ministro disse que entre as vítimas também poderiam estar refugiados e migrantes. "É um dos dias mais sombrios da história da Nova Zelândia. É claro que isso só pode ser descrito como um ataque terrorista. Tanto quanto sabemos, foi bem planejado ", disse Ardern.

Autoridades prenderam três pessoas escondendo explosivos em seus carros. Um deles foi acusado de assassinato. Nenhum estava sob a vigilância das forças de segurança, confirmou o primeiro-ministro. Os agentes não estão procurando por mais suspeitos.

A polícia fechou as entradas do centro da cidade, a terceira maior do país e a maior do sul da ilha, e pediu que a população permanecesse em suas casas. O nível máximo de alerta decretado significou o fechamento de todas as mesquitas do país, assim como as escolas públicas e edifícios em Christchurch.

No vídeo do atentado, que tem cerca de 17 minutos, observa-se como o agressor, vestido com roupas militares, dirige para o local, pega duas armas de seu veículo e, com uma delas, automática, atira naqueles que estão na rua e na entrada da primeira mesquita. Uma vez lá dentro, esvazie até três carregadores. Cinco minutos depois, ele retorna ao seu carro e muda sua arma para continuar a matança. A polícia da Nova Zelândia começou a agir para que o vídeo das redes sociais seja eliminado.

O comissário Mike Bush informou que Tarrant, acusado de assassinato, passará a manhã de sábado no tribunal. Segundo a imprensa local, Tarrant é um personal trainer australiano. Em uma conta de Twitter que já foi eliminada, ele publicou um manifesto intitulado The Great Replacement (a grande substituição), detalhando as razões para o ataque e reconheceu que foi inspirado por Anders Behring Breivik, o assassino norueguês que em 2011 matou 77 pessoas em Oslo e na ilha de Utøya. Conforme relatado pelo jornal The Guardian, ambos tiveram um "breve contato". Behring Breivik é hoje condenado a prisão solitária.

No texto, Tarrant se define como um "homem branco normal" que pretendia "cometer uma barbaridade para evitar uma maior", para "ensinar os invasores que nossas terras nunca serão suas terras, nosso país nunca será seu, pelo menos até que o homem branco viva e que nunca conquistará nosso país e nunca substituirá nosso povo."

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_