_
_
_
_
_

Morre Mar Moreno, redatora chefa de ‘SModa’ do EL PAÍS na Espanha

A jornalista, de 44 anos, especializou-se em entrevistar personagens do mundo da cultura

Miguel Ángel Medina
A jornalista jiennense María do Mar Moreno, redatora chefa de 'S Moda'.
A jornalista jiennense María do Mar Moreno, redatora chefa de 'S Moda'.

Mar Moreno sempre quis escrever em um jornal. Por isso, o dia em que recebeu a carta de admissão da Faculdade de Ciências da Informação da Universidade Complutense, uma das mais importantes da Espanha, foi um dos mais felizes de sua vida, como sempre se encarregava de dizer a seus numerosos amigos. Realizou seu sonho quando em 1992 se mudou para Madri para estudar Jornalismo e, depois da carreira, se dedicou a esta profissão com a paixão que colocava em sua vida. Em 2013 assumiu SModa— revista de moda de EL PAÍS—, onde trabalhava como redatora chefa. Neste domingo, faleceu de um infarto em Jódar (Jaén) aos 44 anos.

Nascida em Huelma (Jaén) no dia 27 de abril de 1974, Moreno era a mais nova de quatro irmãos. Seus pais administravam ali um bar de tapas, O Menchis, razão pela qual sempre foi conhecida como “Mar ‘a do Menchis’”. Sua infância decorreu nas salas de aula do colégio e no instituto públicos da região, onde se destacou como uma estudante muito esperta. “Foi a única aluna que soube me explicar a frase ‘O sistema de ensino é o ensino do sistema”, lembrava uma de suas professoras.

Depois de licenciar-se em Jornalismo em 1996, passou por Mudança 16 —onde conheceu seu marido, o fotógrafo e escritor Juan Pelegrín—, e se incorporou em 1997 à editora Hachette Filipacchi como redatora de Teleprograma. Em 2005 passou à Revista de Ana Rosa, onde atuou como redatora chefa até que foi contratada pela SModa.

Trabalhadora infatigável à quem era impossível apagar o sorriso dos lábios — nem mesmo nos dias de fechamento—, Mar Moreno era uma jornalista que nos últimos anos tinha se especializado em entrevistar personagens do mundo das letras, arte, música e do cinema. Por sua pluma passaram nos últimos anos as personagens mais relevantes da cultura mundial, desde Isabel Allende até Bianca Jagger, passando por Branca Suárez, Manuel Rivas ou Elena Poniatowska. No próximo número de SModa aparecerá uma entrevista que fez com a prefeita de Madri, Manuela Carmena. Dizia que gostava de entrevistar mulheres com as quais queria se parecer. Moreno estava comprometida com a causa das mulheres, tanto na Espanha como no Senegal, onde colaborava como voluntária com a ONG Xaley.

Casada e com um filho de sete anos, lembrava que sua paixão pelo jornalismo surgiu desde pequena. “Life is like riding a bicycle! To keep your balanço you must keep moving” (A vida é como montar em bicicleta. Para manter o equilíbrio tem-te que seguir movendo), tuiteó faz tempo. Assim viveu sempre, se movendo, com inquietudes e um olhar curioso.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_