_
_
_
_
_

Kim Jong-un e Donald Trump, otimistas no começo de sua segunda cúpula

“Estou confiante em que haverá um bom resultado”, declarou o líder norte-coreano ao saudar o norte-americano

Trump e Kim se cumprimentam no início da cúpula nesta quarta-feira em Hanói. No vídeo, o cumprimento e as declarações.Vídeo: LEAH MILLIS (REUTERS) / AP-REUTERS
Macarena Vidal Liy

A segunda cúpula para discutir desnuclearização entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, começou em Hanói entre apertos de mão e sorrisos. Em uma breve aparição diante da mídia antes de uma conversa privada e jantar com as respectivas delegações, o presidente dos EUA elogiou os "muitos progressos" alcançados desde sua primeira reunião, oito meses atrás em Cingapura. E o norte-coreano expressou confiança em que a nova cúpula produzirá "resultados".

Washington exige que Pyongyang renuncie a seu arsenal nuclear em troca de uma remoção de sanções, mas desde a reunião em Cingapura não houve progressos concretos. Trump descreveu a relação entre ambos como de "enamorados". Nesta nova edição, no Hotel Metropole, em Hanói – uma instituição venerada da capital vietnamita –, a atmosfera, pelo menos, estava descontraída.

Mais informações
Trump e Kim Jong-un chegam a Hanói para sua segunda reunião
Os retratos dos líderes que decoram Pyongyang
Coreia do Norte oferece desmantelar instalações de mísseis sob supervisão internacional

Diante de meia dúzia de bandeiras dos dois países, e como fizeram em Cingapura, os dois líderes entraram um por cada lado e cumprimentaram-se no centro, entre sorrisos. Trump, com sua melhor pose de incorporador imobiliário; Kim, com uma linguagem corporal mais rígida diante das câmeras.

Depois das primeiras saudações, e com a ajuda dos intérpretes, os líderes se sentaram e tiveram uma breve conversa diante da imprensa. O presidente dos EUA reiterou a mensagem enviada a Pyongyang ao longo destes meses: que, se aceitar prescindir de suas armas nucleares, a economia norte-coreano "tem um tremendo potencial" para se desenvolver.

De sua parte, o líder norte-coreano, em termos semelhantes aos usados em Cingapura, disse que "tivemos que superar muitos obstáculos para chegar até aqui". Mas, insistiu: "Estou confiante em que haverá resultados, e farei o que estiver ao meu alcance para alcançá-los".

A primeira reunião em Cingapura, a única até agora entre os líderes dos Estados Unidos e da Coreia do Norte, resultou em uma vaga declaração de intenções. Desde então, pouco progresso foi feito nas negociações, principalmente em razão das grandes diferenças entre os dois lados sobre o que significa "desnuclearização". Para Washington, isso implica que a Coreia do Norte se desfaça de seu arsenal de maneira completa e verificável. Para Pyongyang, que desapareça o guarda-chuva nuclear dos EUA, que protege a Coreia do Sul e ameaça o Norte.

Embora esta cúpula comece com pouca expectativa de que haja progressos substanciais, é esperado o anúncio de medidas concretas, entre as quais poderia haver um acordo para declarar um fim formal da Guerra da Coreia (1950-1953), tecnicamente só interrompida até agora por um armistício.

Além desse acordo, a Coreia do Norte pede o relaxamento do regime de sanções internacionais impostas ao país. Em troca, os Estados Unidos esperam que nesta cúpula o Governo norte-coreano concorde em desmantelar o centro nuclear de Yongbyon.

Os dois líderes começarão as negociações durante o jantar, informal, e continuarão na quinta-feira. O presidente norte-americano planeja deixar o Vietnã no final da tarde; Kim continuará sua estadia neste país com uma visita de Estado.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_