_
_
_
_
_

O adeus a Bibi Ferreira, a diva dos musicais

A cantora e atriz morreu nesta quarta-feira, aos 96 anos, em sua casa no Rio de Janeiro

Bibi Ferreira, durante uma apresentação.
Bibi Ferreira, durante uma apresentação.Divulgação/William Aguiar

Bibi Ferreira, atriz, cantora e compositora que fez história nos musicais brasileiros, morreu nesta quarta-feira, 13 de fevereiro, aos 96 anos, em sua casa, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo empresário da artista e por sua família, que acredita que Bibi morreu dormindo.

Mais informações
Grace Passô: “No Brasil, existem milhares de Viola Davis e Whoopi Goldberg”
Francineth Germano, a dama do samba, regressa aos palcos
Um cabaré feminista em São Paulo

Fruto de uma família profundamente ligada ao circo e ao teatro —seu pai era o ator Procópio Ferreira, um dos maiores nomes das artes cênicas do país, e sua mãe era a bailarina espanhola Aída Izquierdo (também apelidada Bibi)—, a artista estreou nos palcos já aos 24 dias de vida, no espetáculo Manhãs de Sol, com a madrinha Abigail Maia, substituindo uma boneca de pano. Desde então, não deixou os holofotes. Aos três anos, animava os entreatos dos espetáculos da companhia de teatro da mãe, a Velasco.

A estreia profissional chegou aos 18 anos, depois de uma infância de aulas de ópera, piano e violino, além de uma temporada no Corpo de Baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, dos sete aos 14 anos. Em 1941, atuou ao lado do pai em La Locandiera, peça de Carlo Goldoni. Apenas um ano depois, fez história ao montar sua própria companhia e tornar-se uma das primeiras mulheres a dirigir teatro no Brasil, com a obra Fizemos Divórcio, em que conduziu o próprio pai em cena. Nessa época, trabalhou com nomes como Cacilda Becker, Maria Della Costa e a diretora francesa Henriette Morineau.

Bibi Ferreira levou muitos dos artistas com quem trabalhou no teatro para a televisão em 1960, quando inaugurou a TV Excelsior com o programa Brasil 60. Também apresentou Bibi sempre aos domingos e, em 1968, estrelou o musical Bibi ao vivo, transmitido direto do auditório da Urca. Pouco depois, realizou os papeis que marcaram sua carreira: My fair lady (Minha Querida Dama), de Frederich Loewe e Alan Jay Lerner, e Hello, Dolly!,  versão da obra The matcmaker, de Thornton Wilder, com Hilton Prado e Lísia Demoro.

A artista também foi responsável por um dos maiores sucessos do Canecão, ao dirigir o espetáculo Brasileiro, profissão esperança, inspirado na obra do compositor Antonio Maria e protagonizado por Paulo Gracindo e Clara Nunes.

Ganhadora do Prêmio Molière, em 1975, por interpretar Joana em Gota D'água, de Paulo Pontes e Chico Buarque —montagem que ambientava a tragédia Medeia em um morro carioca—, Bibi também eternizou a fadista Amália Rodrigues em Bibi vive Amália, nos anos 2000. Também se apresentou acompanhada por orquestra e coral os recitais Bibi in concert e Bibi in concert pop.

Bibi Ferreira no espetáculo 'Brasil 79', em 1979.
Bibi Ferreira no espetáculo 'Brasil 79', em 1979.Acervo TV Globo

O momento mais bonito da sua carreira ocorreu, quiçá, em março de 2018, aos seus 95 anos, quando fez o público de Brasil, Portugal e Estados Unidos se emocionar ao cantar chorando músicas de Edith Piaf (em Bibi canta Piaf). A interpretação foi considerada "perfeita e cuidadosa" pelos críticos e lhe rendeu os prêmios Molière, Mambebe, Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) e Pirandello. Em setembro do mesmo ano, a diva dos musicais foi obrigada a fazer o que dizia nunca ter imaginado na vida: despedir-se dos palcos. Ao explicar seu afastamento, disse, em um breve comunicado no facebook: ''Entender a vida é ser inteligente''.

Após a notícia de seu falecimento, diversos companheiros do meio artístico manifestaram tristeza e gratidão pela artista que contribuiu para que o que era considerado um sub-ofício das artes se transformasse em uma profissão de lendas vivas. "Foi-se a imensa Bibi Ferreira. Devo a ela meu primeiro encantamento com o palco assistindo sua performance em Alô, Dolly quando era um menino de oito anos. Obrigado por tudo, mas principalmente obrigado por honrar o palco sempre”, escreveu o ator e diretor Miguel Falabella.

Em entrevista a EL PAÍS em agosto de 2018, Fernanda Montenegro afirmou que Bibi era sua "raíz". "No momento, embora com 97 anos, Bibi Ferreira é a grande mulher, a grande atriz, a grande produtora, a grande artistas dos palcos desse país. Não sou eu. É nela que eu me espelhei quando eu tinha 15 ou 20 anos. Além dela, Dulcina de Moraes. Mas Bibi trabalhou até 95 anos e é também uma cantora extraordinária, uma mulher de palco absoluta", disse a atriz.

“Ô meu Deus! Que dia triste para o Brasil! Brilhe sempre, Estrela Bibi”, disse Elza Soares em seu conta no Instagram. A também cantora Alcione afirmou que "perdemos a maior personalidade do teatro brasileiro", enquanto a atriz Zezé Motta disse que não consegue "imaginar o mundo e os palcos" sem pessoas como Bibi.

"Acabamos de perder a grande dama do Teatro Brasileiro. Bibi abrilhantou nossos palcos com seu talento e sabedoria, foi uma atriz, cantora e diretora única em seu entendimento da arte teatral, em seu olhar sobre a humanidade, com a força e o mistério do amor, da entrega e dedicação ao ofício da interpretação. Todos nós aprendemos com ela e a reverenciamos. Vai continuar brilhando no céu de nossa memória. Nos palcos e na vida nosso amor e gratidão eternas! Bravos Bibi", publicou a atriz Beth Goulart.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_